sexta-feira, maio 30, 2008

Lembram-se da "Energia Positiva"?

Para descontrairem no fim de semana deixo-vos uns videos interessantes!

Nova energia...negativa



Com este novo modelo a Britney Spears e a Paris Hilton já não vão mostram a meio mundo que foram para as festarolas sem cuecas



E um grande abraço do "tamanho de um leão" para todos os Sobralenses


Bom fim de semana

Ringue já tem iluminação

Como prometido apresento as fotos da nova iluminação do ringue. Como disse anteriormente agora já podemos jogar à noite, já será mais fácil organizar as equipas das diferentes modalidades e não haver zangas nem birras.


Os trabalhos decorreram nos ultimos meses sob o aval da Junta de Freguesia


Em relação à utilização do espaço à noite, não sei de que forma se vai proceder. De qualquer modo penso que será necessária autorização prévia para a sua utilização, pois não me parece que os holofotes estejam sempre ligados. Afinal de contas há que poupar energia.


Ficam então as fotos do nosso pequeno complexo "miniatura do estádio AXA de Braga" como já lhe ouvi chamar.
Se algum dos responsáveis da Junta quiser adiantar mais pormenores em relação à utilização do ringue à noite de certo que estaremos todos gratos.

quarta-feira, maio 28, 2008

Mais flores para chamar a Primavera

Virgilio estas flores também estão no "meio das pedras"...e que bonitas que elas ficam. "São Rosas senhor, são Rosas".


Foto de Soraia Pinto

Flores contra a crise

Papoilas em seara de pedras...


á espera do TGV

terça-feira, maio 27, 2008

É obra, Covilhã! (por Francisco Paiva)


É OBRA, COVILHÃ!

A Câmara da Covilhã atingiu no ano transacto o admirável passivo de 87.000.000 euros, números redondos, com o consentimento da Assembleia Municipal (NC). O mesmo é dizer que cada munícipe deve aproximadamente 1.750 euros, dívida que provavelmente ninguém prevê amortizar e poucos conseguirão justificar, a não ser por militância ou indigência, que é praticamente a mesma coisa.
Parte considerável da dívida pública, a dívida municipal é de imputação difusa, ou confusa, mas representa um encargo que se repercute directamente nos impostos que "todos" pagamos, além de hipotecar boa parte das opções futuras. - Isto de penhorar o tempo tem muito que se lhe diga... e impõe uma explicação.
Qual a verdadeira substância deste descalabro financeiro? Terão gasto tantos milhões no apoio ao tecido social e empresarial do concelho? Em inovação urbana? No auxílio às pessoas desfavorecidas? Incentivo à participação cidadã? Sustentabilidade ambiental, arquitectónica e urbanística? Democratização do acesso à habitação? Requalificação do espaço público não viário, em particular das zonas verdes? Promoção de alternativas ao transporte automóvel? Criação de equipamentos públicos de educação, cultura e saúde? Salvaguarda do património físico e imaterial? Incentivos à reabilitação do centro histórico caucionadas por especialistas? Formação do pessoal e estímulo às boas práticas na administração? Modernização dos
serviços prestados aos cidadãos?
87 milhões, sem contabilizar o Polis, empresas municipais... e juros - que à taxa nominal de 5% somam 4,35 milhões ao ano -, e tudo na paz dos anjos!
Para que serve a Assembleia Municipal e a oposição, se ninguém dá uma explicação cabal, tem pudor ou assume o logro? Aproveita este paradigma do "poder local" à República?

Como se não bastasse, recebemos há quinze dias o Boletim Municipal: 250 páginas de papel couché, impresso em quadricromia e com uma tiragem de 27.000 exemplares. Para álbum de fotografias não está mal, embora tamanha personalização da vida política pouco beneficie o concelho e tenha, neste quadro, escassa prioridade. Sem questionar a legitimidade destas e de
similares afectações, cumpre-nos avaliar a sua moralidade num momento em que se prova o falhanço da execução das Grandes Opções do Plano, cumprido em apenas 27%, segundo consta.

87 milhões de euros são 17,4 milhões de contos, quantia suficiente para pagar os salários do pessoal da Câmara, com os respectivos encargos, durante 15 anos ou construir uma vila para 4.000 pessoas. Perante tal modernidade, ainda há quem censure a pouca confiança dos portugueses nas instituições, a descredibilização da vida pública, a demissão dos cidadãos da participação, entre outras sentenças fáceis para alijar responsabilidades. No momento em que os impostos recaírem sobre este passivo, talvez os munícipes despertem para os efeitos da cega "legitimação democrática" daqueles que gastam o suor alheio. Trinta e quatro anos após o 25 de Abril, a apregoada transparência e responsabilização dos decisores autárquicos parece não ter chegado aqui. Mas a despesa pública, essa está implacável e inequivocamente titularizada.

Só a pressão da opinião pública (imprensa incluída!) poderá contribuir para aumentar a transparência das decisões políticas, pois os "negócios" e os investimentos mirabolantes anunciados em época eleitoral (aeroportos, barragens, etc.) têm um ónus que se repercutirá impiedosamente no preço a pagar pelos serviços públicos, taxas e licenças municipais, na factura da água, da electricidade, no IMI, etc. Exigir explicações é não só um direito como um dever fundamental de cidadania, ou continuaremos todos a perder nesta submissão da geração que pagará à que delapida e se esquiva a prestar contas.

Por: Francisco Paiva

O Interior

Aviso :)

Pessoal quando andarem lá para os lados da Serra de Carvalho não roubem torgas. Apesar de não sabermos quem deixou o aviso é melhor não arriscar!


Curioso...eu pelo menos achei :) e já está lá ha alguns anos...será que surtiu efeito?

segunda-feira, maio 26, 2008

Exposição "Loja Ponto Já"

A Ferruki andou com as mãos nas tintas e guardanapos para preparar mais uma exposição de découpage, desta vez na "Loja Ponto Já" da Covilhã.


As Lojas da Juventude são espaços públicos destinados aos jovens, que disponibilizam toda a informação de interesse para a juventude. Funcionam numa lógica multicanal assente na oferta de valências como o Portal da Juventude e um Contact Center. Promovem actividades, oportunidades de interesse para os jovens.



Desta vez a Ferruki contou com a ajuda dos mais novos para fazer mil e uma coisas. Pela cara deles foi uma tarde bem passada.

As Florzinhas já nasceram

Lembram-se do ninho de florizinhas que apresentamos na semana passada? Pois é, os ovinhos já deram lugar aos passarinhos.

Provavelmente estas serão as ultimas fotos...daqui a umas semanas o ninho estará vazio


Obrigada à Soraia por ter enviado as fotos!

sábado, maio 24, 2008

Animal de estimação invulgar

Directamente do Canadá chegam-nos imagens de um animal de estimação do Sobralenses Fernando Pereira! A ver pelas fotos é um animal de estimação que não estamos nada habituados a ver, um Lama.

Segundo o Fernado o Lama "(...) é um animal que é um pouco raro aí pela nossa terra e aqui faz o trabalho de pastor, protege o rebanho dos coyotes ou lobos e até de cães que se atrevem a entrar na pastagem do lama, é um bom pastor só lhe falta aprender a tocar o pífaro. O melhor é que trabalha por uma latinha de ração que recebe de vez em quando. Esta lama vive no meu Valminhoto aqui do Canadá."
Obrigada pelo contributo deveras original!

Para actualizar a leitura

Para quem gosta de ler Jornais aqui fica um link muito útil


Cada ponto cor de laranja corresponde a jornais de cidades de determinado estado ou País, nos mapas dos vários continentes. Posicionando o cursor sobre cada um deles, é visível a 1ª página de cada jornal. Clicando sobre ele, tem-se a página em tamanho maior, para facilitar a visualização.
Uma viagem ao mundo inteiro dos jornais.

sexta-feira, maio 23, 2008

Do fundo do Baú

Reliquias do fundo do baú enviadas por José Paulo Antunes.
Antes era comum apresentarmo-nos às festas religiosas vestidos de branco e no final era-nos oferecido um "santinho" para lembrança dessas celebrações.

Se não estou em erro era no feriado do Corpo de Deus que se comemoravam estas festas.




Hoje é comum ir bem colorido e ser presenteado com a nova Barbie ou um jogo para a Palystation!
"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades"!


Jantar de Sobralenses residentes na Grande Lisboa

Ora para adoçar o bico de todos os interessados vamos às boas novas!

Antes que ninguém arranje desculpas para faltar, avisa-se com um mês de antecendencia, que no sábado dia 28 de Junho de 2008 irá realizar-se esse grande convivio de Sobralenses na Grande Lisboa.
O jantar será no Parque das Nações, ainda não posso avançar com preços sem ter uma noção de quantas pessoas vão à janta.

Podem fazer uma pré-inscrição para o email susi.famel@sapo.pt para eu poder ter uma noção de quantos seremos. Após essa inscrição irá ser tratado o preço e avançarei aqui no blog com mais pormenores, nome do restaurante, hora e preço do jantar e deixarei aqui um número de telefone para as confirmações.
Bom mas agora já sabem que não podem marcar nada para essa data! Podem trazer a malta toda e os Sobralenses que não residem na Grande Lisboa também podem aparecer!

quarta-feira, maio 21, 2008

Vistas sobre a Terra

Mais fotos espectaculares que o Daniel Marques nos enviou
Mar Vermelho



Sul da Peninsula Ibérica e Norte de Africa (tempestade de areia)


Mar Negro


terça-feira, maio 20, 2008

Flower power

Aiiii que não hà maneiras da Primavera sorrir! E eu hoje com uma moleza terrivel tento embalar-me no flower power sobralense!
Estavam a esquecer-se dos trevos e brinqueiros

Não sei o nome das flores. O canteiro está muito bonito

segunda-feira, maio 19, 2008

Cartão do cidadão "já circula" para os nossos lados

Kaminhos Magazine:
"Um ano e dois meses depois de criado, já foram entregues mais de 50 mil cartões do cidadão, disse à Agência Lusa fonte governamental, que considera a iniciativa «um sucesso» apesar das queixas nalguns locais.
Nalgumas conservatórias do Registo Civil, chega a ser necessário passar várias horas em filas para pedir o cartão e às vezes um dia pode nem chegar, segundo verificou a Agência Lusa.

Uma situação que a Secretaria de Estado da Modernização Administrativa justifica com a complexidade do pedido (que junta cinco cartões num só) e uma elevada afluência de cidadãos. «Mesmo sem terem perdido os documentos ou sem que tenham expirado» querem ter a carteira «mais leve», refere, em resposta a esclarecimentos solicitados pela Lusa.
«Já foram ultrapassados os 50.000 cartões entregues», acrescenta, no que classifica como «uma procura anormal».

O cartão do cidadão reúne num só documento o Bilhete de Identidade e os cartões de Contribuinte, Eleitor, da Segurança Social e Serviço Nacional de Saúde. Além disso, possui autenticação electrónica. Pedi-lo é um processo «complexo» e «são inevitáveis picos de procura a que temos acorrido prontamente com reforço dos meios», acrescenta aquela Secretaria de Estado, admitindo que cada posto de atendimento não possa atender «mais que duas a três pessoas por hora»."

Falando em galinhas

A Xica subiu de posto, passou de galinha do poleiro para galinha da cidade! Esta galinha vivia no poleiro com as suas amigas galináceas, até que um dia, um sobralense se lembrou de levá-la para a cidade.
Tal como na história do Virgilio, o fim da Xica era uma dentro de uma panela...mas acabou companheira de duas crianças e uma cadelinha com a qual partilhava a hora coca cola light...

Passou uns belos momentos na sua nova casa e nova companhia...mas um dia lá acabou no tacho! Triste sina a de uma galinha..

Parabéns aos Sportinguistas

Os meus parabéns a todos os Sportinguistas em especial aos Sportinguistas Sobralenses...e eu sei que há muitos por aí!
Ontem inesperadamente fui ao Jamor ver a final da taça.
Lá fui eu um pouco contrariada, afinal de contas além de o Benfica não estar na final, fui acompanhada por um portista e outro Sportinguista, que como devem imaginar passaram a tarde a melgar-me e aos restantes companheiros benfiquistas.
Quando cheguei fiquei abismada com tamanha festa. O verde do Jamor era uma mistura de gente, música, alegria, bebida e muita comida!
Nunca tinha percebido o misticismo do Jamor até aquele momento.
Foi uma tarde espectacular, cheguei mesmo a ficar sem fala quando entrei no estádio e vi o bicolor das bancadas...O jogo lá foi aquecendo muito devagarinho com umas calinadas do árbitro pelo meio. As claques cantaram muito...e eu ali caladinha com sportinguistas na direita e portistas na esquerda...de vez em quando lá ía piando baixinho "SLB...SLB...para o ano a gente vê..."
Apesar de não ser apoiante de nenhuma das equipas senti-me enebriada com tanta alegria e gostei de ver o comportamento de todos os que estavam ali presentes. O sportinguistas muito calmos e indiferentes às provocações portistas lol
O bis do Tiuí levou os sportinguistas ao delirio...a festa foi bonita, fiquei a imaginar como seria se fosse o Benfica...
Em relação ao jogo, deixo os comentários para os entendidos...fica-me na memória a festa e a certeza de voltar no próximo ano...seja ou não o Benfica um dos finalistas!
Mais uma vez parabéns e obrigada pela festa!

sábado, maio 17, 2008

Continuação da homenagem ao mês de Maio, de Maria e das Mães...


Do outro lado da ribeira chegava até ao largo o perfume da terra acabada de lavrar e do feno fresco que os bois -agora libertos da canga e da labuta que durara toda a tarde-comiam a um canto do Chão. As vizinhas tinham falado de tudo um pouco e de repente talvez por se aproximar o fim do dia deixaram de conversar e parecia terem entrado em meditação quando do sino veio o toque das Avê-Marias. Foi durante esse silêncio que mais se notou o cacarejar das galinhas que por ali rondaram todo o dia .



Tudo se teria passado como nos demais dias - em que era habitual juntarem-se no largo muitas galinhas para esgravatarem a terra - se não se tivesse ouvido ali próximo o cacarejar baixinho entre um galo e uma galinha.



Entre uma e outra bicada no chão trocavam impressões sobre como o mundo estava mudado. O galo, porém, fez questão de frisar que sempre vivera bem, tivera sempre as galinhas que quis na sua vida e agora,velho e cansado, esperava calmamente o fim dos seus dias.



Ainda bem que estas satisfeito - disse a galinha. - E tens razões para isso porque és galo. Mas eu, galinha,fêmea da espécie, posso estar contente com a vida? Não posso.Todo os dias do ano, pôr ovos,-ai de mim que falhe um dia! Todos os anos chocar ninhadas d'ovos - ficar debaixo duma bacia no escuro dias e dias, crias os pintos, isto para não falar nas vezes que me mergulham na água fria para atrasar o chôco. E quando a trovoada me mata os pitos a faltarem poucos dias p'ra nascerem ,como aconteceu agora? Isto é vida ? Mas agora isto vai mudar, ai vai vai. Podes estar certo que vou levar uma vida de galo e de regalo, livre e feliz. NUNCA MAIS VOU PÔR NEM SEQUER CHOCAR MAIS UM OVO. A minha dona se quiser que arranje outras que o façam, tem p'raí muita franga. comigo acabou-se...



O velho galo ia começar a dizer-lhe que não eram assim as coisas, que não arranjasse lenha p'ra se queimar! Que tivesse calma, pensasse bem. que galo é galo e galinha é galinha e que cada um tem o seu papel na capoeira, quando uma das Marias se virou para uma das vizinha e lhe pediu :-"agarra-me lá essa galinha e torce-lhe o pescoço". Tenho que ir preparar com ela um bom caldo para comer nos próximos dias, porque me parece que vou ser mãe esta noite.



E assim foi, menos de 12 horas depois lá estava eu - o décimo filho-nos braços da Tiá Maria Pinta.



Já se passaram 52 anos, e parece que a partir desse dia as galinhas do Sobral nunca mais falaram.

Cantinhos do Sobral





e esta quem sabe onde é que é ?

sexta-feira, maio 16, 2008

Maravilhas da Primavera

O Fernando Paulo Antunes enviou-nos esta bela foto
Ninho de Florzinha num jardim do Sobral

quinta-feira, maio 15, 2008

Já que hoje está de chuva...

ÁGUA, ANTES QUE ACABE...
Nunca é demais falar na água, na preservação da sua qualidade, na contençãode gastos supérfluos, para bem da sobrevivência do planeta e da humanidade.
No Sobral - com a ribeira aos pés - e água a correr dia e noite nos fontanários, adquirimos o "mau hábito" de esquecer a escassez que se vai acentuado anoapós ano.
Sem desejar ser dramática, talvez venha o dia em que todos os regatos, ribeiras e barrocos, que hoje conhecemos se tornem uma miragem...
Rico Sobral oh que lindo és com a ribeira aos pés


A cascata que passa por baixo do campo de jogos

Barroco que alimenta a cascata


Barroca da Giesteira...a primeira praia


Água cristalina por entre a folhagem, no Barroco da Giesteira


Fonte nas Pedras Lavradas - e a falta de respeito pela natureza.


Fotos e comentários de mariita

Acordo Ortográfico vai hoje ser ratificado

O acordo ortráfico tem sido tema habitual nos noticiários. As suas linhas já foram traçadas e estima-se que a sua aplicação de proceda num período de seis anos.
A sua proposta de resolução vai hoje a debate na Assembleia da Républica. Ora para muitos este é um passo de unificação e afirmação da Lingua Portuguesa para outros nem tanto.
Curiosamente foi do Canadá pelo Laureano Soares que recebi o link de uma petição que foi criada contra este Acordo. Pelos vistos os Portugueses que estão espanhados pelo mundo não são alheios a este assunto.
No link seguinte encontram toda a informação acerca do Acordo Ortográfico
E a petição contra o acordo segue-se também

quarta-feira, maio 14, 2008

Animais de estimação dos Sobralenses


Este é o "Terrivel" o canito do Charles. Para um caçador seria apenas mais um cão para apanhar os coelhos, mas o "Terrivel" não é um cão qualquer...apesar de parecer um cãozito ainda bébe, não o é.
É de uma raça que mais parece enxertado em corno de chibo hihihihi. Se a Paris Hilton o visse....

Duas noticias que me entristecem esta manhã!



15ª Subida de combustiveis do ano, mais 3 cêntimos esta madrugada!!!!

15 vezes em 5 meses...é muito para a parca carteira de muitos portugueses. Isto está a ficar feio!!!
A passividade ou conivência do nosso governo tem permitido às gasolineiras fazer "gato-sapato" do consumidor. Não é preciso saber muito para perceber que as gasolineiras usam-se da subida do barril do petróleo, para em grande parte, justificar a subida dos combustiveis. Simplesmente fazem-nos passar por burros e como precisamos do carro, vamos continuar a abastecer.
Eu gostava que as refinarias mostrassem as facturas do que pagam por cada barril que compram.
É pura especulação, estas subidas não são assim tão lineares. Há a valorização do euro, a crise internacional, os impostos...tanta coisa...
Que alternativas temos?



A outra noticia....
"Sócrates e Pinho violaram proibição de fumar a bordo do voo de Lisboa para Caracas"



É muito triste e vergonhoso que o Primeiro-Ministro não saiba dar o exemplo. Se ele restringiu, e bem, o fumo devia ter cuidado com as suas atitutes. Pelos vistos continua a viver no mundo cor de rosa em que têm vivido este tempo todo e para ele os Portugueses estão muito felizes e contentes com as suas politicas, têm posters dele e do seu executivo no quarto e idolatram-os todas as noites!

Ao violar uma Lei ele demonstra o seu caracter...a lei é para TODOS, não é? Ou passou-me alguma coisa ao lado do tipo "excepção para politicos, famosos e outros"?

Aproveite Sr. José Socrates porque não me parece que a continuar com esse cinismo e arrogância vá continuar muito tempo no poleiro.

O meu guilty pleasure

Apesar de não estar relacionado com o Sobral, este post é uma homenagem a um dos meus artistas preferidos.
Há 10 anos atrás morreu Frank Sinatra, uma das vozes mais charmosas e apelativas dos anos 90.
O charme não se encontrava apenas na voz mas também no seu porte e olhar atrantes.
Provavelmente muitos sobralenses dançaram por esse mundo fora ao som do mitico "New York New York".
Não queria deixar passar este dia sem deixar um breve apontamento a este artista de que aprendi a gostar graças a alguns filmes emprestados pela minha professora de História do secundário.

Já agora também podem aproveitar para partilharem alguns artistas, musicas os filmes que vos tenham marcado.

terça-feira, maio 13, 2008

13 de Maio de 1917

Embuste ou milagre, a verdade é que Fátima congrega milhares e milhares de peregrinos, uns movidos pela fé, outros pela curiosidade, outros ainda por um mero exercício de desporto.
Não me sinto à altura de criticar os que acreditam, revejo-me nalgumas críticas ao exibicionismo de muitos, ao materialismo clerical que se aproveita da fé cega de muitos perdulários.
Em Fiolhoso, próximo de Murça, algum tempo depois das aparições da Cova da Iria ocorreu um fenómeno parecido. Uma menina afirmava reiteradamente que tinha visto a Virgem Maria e a afluência de curiosos ao local chegou a assumir alguma relevância. O fenómeno acabaria por se diluir no tempo e na memória das pessoas.
Também próximo de Madrid, no Escorial, está em curso um processo de massificação da fé, que movimenta contas €stronómicas, à custa da fé católica, mesmo sem o reconhecimento das autoridades eclesiásticas mas, ao que parece, com o seu implícito aval.
Nós, humanos, somos seres muito misteriosos...tanto nos revelamos duros e insensíveis como rochas, como esmorecemos na vontade e nos tornamos frágeis e vulneráveis a todo o tipo de oportunismo. Por isso, vemos proliferar as seitas, assistimos à difusão de remédios para todos os males através dos jornais, quase sempre indivíduos que vindos dos confins da África se intitulam professores, mestres e não sei que mais, sempre na mira do aproveitamento das vulderabilidades humanas, sejam quais forem as causas.
A cegueira é grande mas, numa hora de desespero, qualquer pessoa é capaz de se agarrar, mesmo que seja a uma corda com espinhos... e eu não sinto que seja excepção.
Verdadeiro ou não, o que certo, é que este acontecimento teve um grande impacto na história portuguesa e também mundial.
Agora reportando para o nosso pequeno grande mundo Sobralense, limito-me a imaginar como os Sobralenses mais velhos viveram este acontecimento. Provavelmente muitos souberam do sucedido com alguns dias de atraso. O espanto deve ter sido muito e as consequências terão chegado à nossa aldeia?

Outra cor da Primavera

Pelos vistos este ano os brugos trabalharam muito. A cor verde dos pinheiros em crescimento ficou bem mais escurecida depois das dentadinhas destes bichinhos estranhos. Lá se foi a testada que este ano já não vai crescer muito.


O que fazer? Nada não é? Afinal de contas os bichinhos têm que se alimentar.

segunda-feira, maio 12, 2008

O amarelo e verde da primavera...

Ultimas sobralenses

Uma antevisão deste mês de Maio, brevemente no Blogue:



- Encontro de corridas de Karts;



- Ringue da nossa aldeia já tem iluminação artificial, meninas já podemos jogar volei;



- Jantar de sobralenses residentes na grande Lisboa;



Estes são os temas que iremos abordar este mês, para além das habituais fotos e outros temas relacionados com a nossa aldeia.

sexta-feira, maio 09, 2008

quarta-feira, maio 07, 2008

Ajude as crianças com cancro no dia 1 de Junho em Casegas!


Inscrições: www.aspp-psp.pt
cpcasegas.caminhadas@gmail.com
Telefones mencionados no cartaz

(clicar no cartaz para melhor visualizar)



Também em Blog Núcleo da Caminhadas da Casa do Povo de Casegas (visitar)