terça-feira, setembro 30, 2008

Testemunho

No dia 30 de Agosto realizou-se o casamento da Olga e Sebástian e o baptizado do Dylan, filhote dos mesmos! A Olga nasceu no Sobral mas na adolescência foi viver para a Suíça onde conheceu o Sébastian, francês! Depois de muitos anos juntos decidiram casar e a Olga cumpriu a sua vontade de Casar no Sobral.
Antes demais os meus parabéns por terem decidido dar um passo que também eu decidi dar este ano.
Mais sobralenses casaram em 2008 mas, a experiência da Olga e Seb, parece ter sido a mais "marcante", tanto que eles decidiram partilhar connosco alguns promenores desse dia!
O Guy que esteve com eles, aproveitou então para passar-nos o testemunho que eles deram e pediram para colocarmos aqui no blogue!


(Guy Réne de Noël - GNR
Olga e Sébastian - Olga e Seb)


GNR: Antes demais parabéns aos três.














Olga e Seb: Obrigado!

GNR: Então como foi o vosso dia de casamento?
Olga: Excelente!

GNR: Passou-se tudo bem neste dia tão especial?Olga: Sim, e desde já gostariamos de agradecer ao Padre Jerónimo do fundo do coração pelo seu acolhimento caloroso. E já agora agradecer também aos "colaboradores da nossa igreja", que fizeram tudo para que o nosso dia não tivesse corrido como previsto.
Seb: Como por exemplo "esquecerem-se" de colocar a música de entrada da noiva na Igreja; Proibirem e interdição de uma familiar divorciada subir ao altar e cantar o Salmo...Portanto não se esqueçam que a CASA DE DEUS do Sobral é interdita a certas pessoas pecadoras (divorcadas, neste caso).
Olga: Mas nós estávamos muito confiantes e orgulhosos e entendemos a segunda voz do nosso PAI por esta mesma pecadora.

GNR: Vocês aproveitaram para baptizar o vosso filho Dylan no dia do vosso casamento. Foi um gesto bonito!
Olga e Seb: Sim

GNR: Suponho que se passou tudo muito bem! Casamento e baptizado no mesmo dia deve ser uma lembrança muito bonita nas vossas memórias?

Seb: Para o baptizado, tal como para o casamento a Igreja aqui do Sobral é muito complicada!!!

Olga: Mais uma vez fomos obrigados a prestar contas ao Padre António, pelos seguintes factos. O padre António suspeitou dos padrinhos e achou que eles viviam juntos, mesmo depois de eles lhe dizerem que nem sequer se conheciam bem, pois só se encontraram alguns dias antes do casamento, visto que o padrinho era um irmão do Seb que vive em França e a madrinha a minha irmã que vive na Suíça! Pura implicancia...mais uma vez!
Seb: E depois de fazer ataques de moral a quem entra e sai da Igreja, ele aparece quando era suposto (pelas palavras dele), não poder estar presente nesse dia! Que moral!!!!! Em Janeiro quando falamos com ele para marcar o casamento, ele disse que lhe era impossivel estar no dia 30 de Agosto no Sobral porque iria ter muitas ocupações...e como por magia, afinal apareceu nesse dia...e foi aí que os problemas que vocês sabem começaram!

GNR: Mas apesar de tudo isso realizarm o baptizado, certo?
Olga: Sim, claro! Mas com algumas reticencias da parte do "representante principal" da Casa de Deus do Sobral.
Seb: Eu estou muito triste e desiludido com este acolhimento de tão mau gosto, que penso não corresponder de maneira nenhuma, à mentalidade da forma de acolher dos portugueses.
Será que afinal Portugal está a regressar à época em que tudo passava pela Igreja? Onde está a liberdade?
Olga: Nós aproveitamos esta ocasião para convidar grande parte da familia francesa de Seb, que são também da mesma religião. Também eles ficaram extremamente desiludidos com este acolhimento religioso no Sobral.
E disseram que de vez em quando seria bom fazer um pouco "de limpeza" no seio desta Igreja.

GNR: Olga vejo muita mágoa nas tuas palavras...
Olga: Sim , claro! Nós que nascemos no Sobral mas crescemos longe, precisamos de muito amor e sobretudo de coragem para nos casarmos no Sobral.
GNR: Quais são os conselhos que vocês podem dar aos futuros noivos sobralenses que queiram casar na nossa aldeia?
Olga e Seb: CORAGEM! CORAGEM! CORAGEM!

GNR: Depois de todas estas emoções, continuam a ter vontade de vir ao Sobral?
Olga: Mais do que nunca!
Seb: Mas não à igreja, pelo menos com esta "equipa". E agradecemos às seguintes pessoas que nos ajudaram verdadeiramente a preparar o nosso casamento, o Padre Jerónimo e Maria Abrantes pela excelente participação.
Um grande obrigado da nossa parte e de toda a familia, pelo esforço especial do Padre Jerónimo de dizer uma parte da missa em Francês.
Obrigada ao Guy por nos ter ajudado a fazer esta reportagem para o blogue do Sobral.
Olga: Todas as pessoas que se cruzem com qualquer tipo de obstáculos, bons ou maus, deveriam exprimir-se no seio do blogue. Não devemos ficar presos com receios.
E obrigada a todos sem arrependimentos.

GNR: Nós é que agradecemos.
Para vocês desejamo-vos muita saúde e prosperidade ao longo desta vossa nova vida que começa agora para vocês os três.

segunda-feira, setembro 29, 2008

Festa dos 50

Já temos mais um grupinho de Sobralenses na casa do meio século! Ficam as fotos para a posteridade de mais uma festa que, como manda a tradição, se tem mantido todos os anos na nossa aldeia. Foi em Agosto no restaurante "A Susanita" que se reuniou o grupo.

Como sempre muita alegria, eles cantam, dançam...


Os casalinhos



O casalinho com a filhota


O grupo


Acham que ele têm 50 anos? Mas são os mais sábios...e traquinas!!!

Os petiscos


Que a tradição se mantenha no próximo ano. E que a malta jovem faça muitos filhotes para que daqui a 50 anos ainda haja festa!

sexta-feira, setembro 26, 2008

Outra visão da Laje

Agora que o Verão já lá vai e as nossas tardes na Laje ficam para repetir no próximo ano, aproveito para mostrar-vos uma visão da Lage há uns aninhos atrás! As fotos do Fernando trazem ao nosso ecrã dois belos pormenores...o carro de bois e o lagar antigo.
Não sei se neste altura já era lagar ou se tinha uma outra função

A calçada da Laje onde agora nos regalamos no Verão! Pelo que vemos na foto sempre foi um lugar procurado pelos jovens para refrescar os pézinhos!


Quantos anos têm as fotos? E quem são os modelitos? Já sabem...espero que os mais velhos nos digam!


Fotos de Fernando Paulo Antunes

quinta-feira, setembro 25, 2008

RED BULL AIR RACE 2008

Directamente do Porto chegam-nos os ecos do Red Bull Air Race pelas palavras e fotos que a mariita registou.


Red Bull Air Race
Não tenho imagens espectaculares deste evento, contava tirar algumas na sexta-feira, mas o temporal que se abateu sobre o Porto e Gaia não permitiu que se fizessem os ensaios.

Assim, aqui vos deixo uma perspectiva simples do ângulo que me foi possível ver, no primeiro ensaio destes "Gloriosos Malucos das Máquinas Voadoras".




Cenário do Red Bull Air Race, preparado na 5ª feira


Primeiros treinos, quase só vejo fumo!

Voar a pique, uma constante!

Helicóptero e avião....

...numa dança...

...que até parecia perseguição


Sexta - o dia do meu descontentamento - só houve uma ligeira aberta de sol, no final da tarde...até as barreiras tiveram que ser retiradas

terça-feira, setembro 23, 2008

Já temos ECOPONTO!!!

Cá está a nova aquisição no Sobral...como dizia o Berardo (ao melhor estilo GatoFedorento) temos um "caixotinho"! Um caixotinho amarelo, azul e verde que se chama ECOPONTO!
Estes estão colocados no Largo de S. Miguel e os irmãos gémeos estão no Lardo do Cabecinho!

Depois de muito tempo à espera já podemos ajudar o ambiente! Resta saber se a malta se vai portar bem e fazer a separação como deve ser!

O problema geralmente é a resistência por parte das pessoas mais velhas, mas nada que com o hábito e umas explicações não mude!

E como eu gosto muito de pedir...pronto...venha de lá o Pilhão! Eu sei que já há electricidade, mas a malta ainda usa umas pilhas para ouvir o rádio lá no monte com o gado a pastar...ou para ouvir o relato!!!!


Resta-nos agradecer à Célia Silva por nos ter cedido em primeira mão as fotos!

segunda-feira, setembro 22, 2008

Divulgação

Hoje aproveitamos para divulgar a pedido de Sergio Brás, do "Cebola Net" ( http://cebola.net ), a página panasqueira.net.

Panasqueira já ali ao lado, também nos diz muito. Muitos Sobralenses trabalharam nas minas para conseguirem uma vida melhor.
É altura então, de partilharmos com eles este espaço virtual de que tanto gostamos e como diz o Sérgio "Caso tenham historias das minas e mineiros, convido-vos desde já a participarem na página, pois é uma maneira de preservar a memória das minas para as gerações futuras".



www.panasqueira.net

sexta-feira, setembro 19, 2008

Prato do dia todo o verão

Ja não sei quem é que falou do sapotcho
no dia de Sao João o que é certo é que foi assim todo o verão
30 minutos antes de anoitecer.


30 minutos
envoyé par sobral

TÁ DE SAPOTCHO!

Pois é pessoal, para quem ainda tinha esperança de no fim de semana dar uns pinxos na laje, pode tirar o cavalinho da chuva! Aliás deve é colocar o cavalinho à chuva, porque pelo que nos diz o Instituto de Meteorologia este fim de semana vai ser de invernia!
Snif! Eu ainda estava com ideias de ir a banhos no mar...
Vai chover muito, portanto, a malta que tem o milho para apanhar ou a secar e a vindima a começar, tratem de entrar no bolimento ou vai tudo apodrecer!

Os senhores da metereologia não costumam errar

quinta-feira, setembro 18, 2008

É muita fruta!!!!!!

Encontrei este video do Saturno e perguntei-me porque não o terá colocado aqui no blog?! Sim Sr. foi muito bem apanhada, eu já confirmei e são mesmo 50 sinais "STOP" entre Casegas e o Paúl!

É razão para perguntar...Será que estavam em promoção?


Estrada dos 50 stops para javalis



quarta-feira, setembro 17, 2008

Noites de Luar

Aproveito para partilhar o luar da noite passada...tão linda e tão brilhante que quase parecia dia!


Sólo Fértil II

Pelos vistos não são só as couves que crescem muito cá para os nossos lados. Hoje é o dia das cebolas. A Joana e a Célia aproveitaram numa noite animada, para"roubá-las" ao Tony e deixar-me tirar uma foto para partilhar com vocês.

Não são umas cebolas, são uns cebolões



As cebolas podem encontrar-se no café "A Susanita" e vieram directamente da quinta do Tony

terça-feira, setembro 16, 2008

Eclipse

Já que se fala em astronomia, na noite de 16 de Agosto tb o eclipse da lua foi visível no Sobral. Não sabia que era noite de eclipse, mas ao achar a lua, que estava cheia, meio estranha, fiquei a olhar para ela. Lá acompanhei o ensombramento.Como tinha a máquina fotográfica à mão, registei, mas não consegui grande qualidade de fotos...


22:44


22:46


22:55

quinta-feira, setembro 11, 2008

Curiosidades

Como gosto muito de astronomia de vez em quando faço umas pesquisas e encontro umas coisas engraças, como o site que hoje vos apresento.
É um site onde diariamente podemos ver uma imagem relacionada com astronomia, estrelas, auroras boreais, chuvas de estrelas, eclipses, galáxias e cometas.

As imagens são acompanhadas por uma breve descrição sobre o momento em que foi captada a foto.
Ficam alguns exemplos


16 de Agosto: Chuva de estrelas captada em Vancouver. Já agora pedimos aos Sobralenses que vivem em Vancouver, que nos digam se viram assim tão bem esta chuva de estrelas


16 de Abril de 2008: Flagstaff - cidade americana, a única no mundo com estatuto "International Dark Sky City". É obra! Os americanos lembram-se de cada coisa.


15 de Abril - Uma noite espectacular na Suécia

Bichinhos do mato!

Para os amantes da Natureza e do campo apresentamos as fotos de um dos animais mais temidos nos montes sobralenses.
O Lacrau ou alacário é uma espécie de escorpião que podemos encontrar debaixo das pedras em zonas secas e este estava a dormir uma sesta,debaixo de uma pedra numa encosta sobralense e pregou-nos cá um susto...principalmente a mim que tenho um medo terrivel deste bicho pequeno, mas de picada forte!
O medo deve-se às memórias de um dia em que andava a ajudar a apanhar as batatas no Vald'água e o meu irmão foi picado por um destes!!!!
Nunca vi o meu irmão chorar tanto como naquele dia, as dores deviam ser terriveis, portanto sempre que encontro estes bichinhos nas minhas escavações nem penso duas vezes...foge!!!


Ao tirarmos uma pedra para calçar um pneu, encontramos o lacrau


Assim que deu conta de nós colocou-se a jeito para dar uma picada, ora reparem bem no rabo e nas pinças dele...bolas...irra...foge!!!!

terça-feira, setembro 09, 2008

"Repórter de Fim de Semana"

ROTEIROS I - Do Norte ao Sobral, ou vice-versa.
Bom para fazer num fim de semana de Verão ou de Inverno, porque a paisagem é sempre linda!!!
Primeira paragem em Seia_ Olhar o horizonte, com o Sobral no pensamento... Vamos a caminho!
Saída de Seia - Nora dos tempos modernos...

Chegamos a Loriga, vamos comprar broa!

Depois, damos uma volta e...olha que linda!


A mesma árvore, pronta para nos abrigar do Sol tórrido de Verão


Uf, que calor! Então, uma sesta e um mergulho na praia fluvial


Parar também em Alvôco, merece!

Consultar o mapa, estamos no caminho certo, o Sobral é já ali!

Foto "reportagem" de Mariita

sexta-feira, setembro 05, 2008

Solo Fértil!

Depois de uns dias ausente entro com o pé direito nas postagens, mostrando-vos mais uma vez um belo exemplar de uma grande couve num quintal sobralense.
Já não é a primeira vez que apresentamos uma foto de uma couve gigante, mas desta vez esta cresceu mais acima, na zona da Capela no quintal do Sobralense César Pereira.


O responsavel pela cultura deste belo exemplar aproveita para servir de escala. Mais uma bela horta verdinha.

Serão os ares da Portela ou a proximidade da Capela de Santa Bárbara que abençoaram este terreno?

quinta-feira, setembro 04, 2008

Os que não dizem nada

A que controla o transito na estrada do Pereiro sempre atenta
A moradora do forno da Bica