domingo, fevereiro 15, 2009

Curiosidades

15 de Fevereiro de 399 a.c - O filósofo grego Sócrates foi condenado à morte por ingestão de cicuta (planta venenosa também conhecida como abioto ou ansarinha-malhada).







"Só sei que nada sei"




Sócrates é considerado por muitos um dos fundadores da filosofia ocidental. Influenciou Platão, Aristóteles e tantos outros, e foi também através deles que nos chegou grande parte da informação acerca de este filósofo antigo.
Foi julgado por heresia (talvez por acreditar na imortalidade), mas também por corromper a juventude com ideias contrárias ao funcionamento da sociedade aristpcrática grega.
Acreditava que o Homem devia actuar em função dos valores morais e da justiça. Para ele essas eram as melhor virtudes. Podia ter fugido à sua execução e apesar de não se sentir culpado simplesmente por pensar, não o fez. Nunca proclamou ser sábio e dizia que a sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância.
Sócrates acreditava que o melhor modo para as pessoas viverem era concentrando-se no próprio desenvolvimento ao invés de buscar a riqueza material. Convidava outros a concentrarem-se na amizade e num sentido de comunidade, pois acreditava que esse era o melhor modo de se crescer como uma população.


Semelhanças com o Sócrates dos nossos dias??? Não me parece! Umas aulinhas de filosofia Socrática não faziam mal ao nosso Primeiro Ministro, não acham?

4 comentários:

Anónimo disse...

"Sim, Sócrates tem razão, mas não a tem de tê-la tão publicamente"

Oui, Socrate a raison, mais il a tort d'avoir raison si publiquement.

Voltair(1694-1778) citado em A Cinza do Purgatório, de O. M. Carpeaux

Anónimo disse...

Virtudes é o q o nosso PM n tem

sobralfilho disse...

Olá, Famel

Este Sócrates teria sido o "Bom"?...

Se fizeres uma investigação mais rigorosa, poderás chegar à conclusão que o velho Sócrates foi envenenado com o "budle" do Sobral... (lol)

A nossa ribeira tem-no em abundância e até se pode exportar... Pelo menos, para pescar, uma vez que andam a abater a frota pesqueira...

Pois, o velho Sócrates corrompia a juventude. Certo. E os pós-Socráticos?

(Vamos filosofando...)

famel disse...

Sou muito suspeita no que toca a ao Sócrates da Antiguidade Clássica. Foi ele "que me deu" uma excelente nota no exame de filosofia do 12º ano. Foi também ele que me fez companhia em muitos trabalhos da cadeira de Antiguidade Clássica na faculdade. Corrompeu-me muito este Sócrates!! Agora essa do budle é que é nova para mim. Qual será o nome cientifico do budle ou budalo? É que botânica não é mesmo a minha praça!