sábado, abril 30, 2011

"Me_xendo no Baú Vasculhando o U" Exposição de pintura e lançamento de livro de Luís Geraldes

Foi inaugurada ontem, em Lisboa, uma exposição de pintura e o lançamento de um livro do nosso conterrâneo Luís Geraldes. Natural do Vale da Cerdeira, Luís Geraldes é um artista com créditos firmados em todo o mundo e reside na Austrália. A sua participação nesta exposição é motivo de orgulho para todos nós e um convite a passar pelo Museu de S. Roque, no Largo da Trindade, Bairro Alto - Chiado, em Lisboa. A exposição permanecerá até ao dia 15 de Maio de 2011.



"Me_xendo no Baú Vasculhando o U" é uma complexa proposta artística que teve como base 35 poemas do escritor cabo-verdiano Filinto Elísio, agora editados num livro, que inclui trabalhos plásticos do pintor luso-australiano Luís Geraldes e um CD-ROM com a declamação dos poemas feita por João Branco, encenador luso-caboverdiano, e por Nancy Vieira, cantora cabo-verdiana.
Esta obra pretende celebrar a Lusofonia e reafirmar os valores Humanistas, chamando a atenção para os desequilíbrios provocados pela guerra, violência, miséria, fome, racismo, xenofobia ou homofobia.
“Me_xendo no Baú” tem como objectivo homenagear os 550 anos da Descoberta, pelos portugueses, das ilhas de Cabo Verde e os trinta e cinco anos da Independência Nacional da República de Cabo Verde.

terça-feira, abril 26, 2011

Faleceu Luzio Vaz

O antigo administrador dos SASUC morreu hoje, 24 de abril, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, onde se encontrava internado por "agravamento do seu estado de saúde". As cerimónias fúnebres realizam-se terça-feira, 26 de abril, na Igreja de São José, onde o corpo se encontra em câmara ardente

Luzio Vaz recebeu uma caricatura sua na cerimónia de homenagem organizada pela AAC em janeiro de 2010Foto por João Ribeiro
Share
Faleceu hoje, 24 de abril, o jurista António Luzio Vaz, que exerceu o cargo de Administrador dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), tendo sido substituído em janeiro de 2010, já depois de aposentado, por Jorge Gouveia Monteiro.
Segundo a agência noticiosa Lusa, António Luzio Vaz encontrava-se internado nos Hospitais da UC há alguns dias por “agravamento do seu estado de saúde”.

Luzio Vaz foi administrador dos SASUC durante mais de trinta anos, tendo iniciado esta função em 1980 depois de convidado pelo reitor Ferrer Correia.

Presidiu ao Coro dos Antigos Orfeonistas da UC durante cinco anos. É também membro, a título honorífico, de algumas repúblicas de estudantes e sócio honorário da Associação Académica de Coimbra (AAC).

A 20 de janeiro de 2010, numa gala organizada pela AAC em sua homenagem, António Luzio Vaz deixou patente a sua "paixão por Coimbra e pelos estudantes".

O funeral está marcado para terça-feira, 26, no cemitério dos Olivais, em Coimbra. Segundo a Lusa as cerimónias religiosas estão previstas para as 10h00 na Igreja de São José, onde o corpo se encontra em câmara ardente na capela mortuária desde as 17h00 de hoje

segunda-feira, abril 25, 2011

Um cravo em Abril

terça-feira, abril 19, 2011

PRIMAVERA NO XISTO

sábado, abril 16, 2011

Caminhada

Um convite a respirar ar puro, apreciar as maravilhas da serra e conviver.

quinta-feira, abril 14, 2011

quarta-feira, abril 13, 2011

Com Gratidão

Com esta imagem fica a minha singela homenagem ao Sr. Professor Daniel, porque grande parte da sua vida foi passada aqui, na nobre missão de ensinar. É na escola e em todo o espaço envolvente que mais me lembro dele, com  a sua presença serena e o imenso respeito que impunha, mesmo sem nada dizer. Não fui sua aluna, mas para mim faz todo o sentido recorda-lo hoje, como se ainda por aqui caminhasse, ao encontro dos imensos alunos que o esperavam. A todos ensinou e preparou para que pudessem ter um futuro melhor. Até um dia, Sr. Professor e bem-haja!

sábado, abril 09, 2011

Lembrando o nosso professor DANIEL

Foi com grande tristeza que recebi a notícia da morte do já saudoso Prof. Daniel. Tal como eu, muitos Sobralenses devem ter boas lembranças do nosso PROFESSOR. Por mim, nunca esquecerei aquele vizinho que conheci (era ele recruta de cabeça rapada) quando eu tinha os meus 4 anos de idade. No ano seguinte tirou com o seu "Kodak" a minha segunda fotografia, e daí a 2 anos começou a ensinar-me as primeiras letras e algarismos e no ano seguinte ensinou-me muito mais! Às vezes com uns puxões de orelhas e reguadas pelo meio, outras, apenas com as repreensões que também causavam o seu efeito. Mesmo assim, sempre achei que ele devia ter razões para isso. No 3º ano foi a Professora Maria de Lurdes (sua namorada) que me ensinou. Na 4ª classe (de novo com o Prof.Daniel) já eu era mais traquina, mas lembro-me de ter apanhado "nas nalgas" umas varadas de marmeleiro apenas uma vez. Nessa altura deixou os cigarros Sporting e passou a fumar HIGT-LIFE, e muitas vezes me interrompeu as brincadeiras de rua (junto ao poço do Ti Abrantes) quando do terraço da sua casa nova me pedia para lhe levar da "loge" do meu pai um daqueles maços de cigarros todo branquinho com 8 letras douradas cujo significado eu desconhecia. Pela vida fora, sempre que nos encontrávamos, falávamos como dois velhos e grandes amigos. Tenho a certeza que também ele tinha boas recordações de todos nós - seus antigos alunos e amigos. PAZ À SUA ALMA.

segunda-feira, abril 04, 2011

CULINARIUM - Divulgação

Pessoal está a decorrer na internet um concurso no qual participa uma descendente sobralense e como sei que vocês são bons nestas coisas vamos lá votar!


O concurso "Ideias de Origem Portuguesa" contempla os projectos de jovens portugueses que se encontram no estrangeiro. A Sandra Ramos que vive neste momento em Bruxelas concorre com o pojecto "CULINARIUM", vejam o video que se segue para ficarem com um ideia.




Registem-se e atribuam 10 créditos, podem fazê-lo seguindo o link:




Obrigada

sábado, abril 02, 2011

Divulgação

A pedido da organização segue o seguinte aviso:

"Convidam-se todos os ex combatentes sobralenses para um almoço de convivio a realizar dia 20 de Agosto. Todos os interessados devem entrar em contacto com:

- Henrique Pinto Geraldes - Tlm: 966521895 Tlf: 275663635
- António Pinto dos Santos - Tlm: 967133175 Tlf: 275663505
- Manuel Bento Silva - Tlm: 963425777 Tlf: 275663503


Agradecemos resposta até ao dia 31 de Julho de 2011"

sexta-feira, abril 01, 2011

Parabéns!

No aniversário do blogue, nada melhor que flores sobralenses para agradecer a todos os que contribuem e dinamizam e lêem,  este pequeno grande "jornal" dos nossos tempos. Recordo hoje, principalmente a Famel - fundadora deste espaço - que sentiu como era a importante levar a todos, mas principalmente aos que estão fora, um bocadinho do rincão natal, encurtando distâncias e mitigando as saudades. Para ti Famel, um beijo afectuoso e o meu sincero obrigada!