quinta-feira, março 18, 2010

Que belo manjar

Depois da longa caminhada de abstinências e jejuns da Quaresma, é tempo de nos refastelarmos com uma bela ceia. É na Quinta Feira Santa, dia da ultima ceia, que é tipico no Sobral comer o caldudo.

Antigamente em quase todas as casas se comia, hoje não sei.

Na minha, a tradição mantem-se e hoje passamos a tarde a escolher as castanhas.

Depois de secas no "caniço", são pisadas e do "cosco" ainda aproveitamos os "meguelhos" (que antigamente faziam as delicias dos mais novos). Ficam também as "sarramudas" (que são dificeis de limpar) para comer. Mas as melhores são as limpinhas e amarelinhas, que dão um caldudo dos bons!


Fica aqui uma foto das ditas, sarramudas, meguelhos, com casca e as aveladas, que são as que mais gosto...

6 comentários:

Anónimo disse...

Famel:
Bom dia!!! estás bem? E o teu bebé?

Ainda hoje na Quinta-Feira Santa faço caldudo para mim e para o meu marido. A Susana não gosta, mas como a minha mãe fazia sempre, herdei.

Um beijinho

Maria Ideias

virgílio neves disse...

Famel,para tirar a "camisa" às samarrudas escalda-as um pouco na água a ferver que ficam logo peladinhas. E boa ceia grande para todos que eu não posso ir.Guardai o meu quinhão. pó dia do lavrador o pó dia da malha...

Mariita disse...

Caldudo não aprecio, mas gosto das castanhas das outras maneiras e feitios. Estas já se comiam!

famel disse...

Doi-me a barriga... comi muitos meguelhos e depois bebi uma malga de água fria lol

virgilio neves disse...

famel eu bem te dizia,
castanhas assadas e água fria faziam azia.(cozidas também)

os meguelhos fazem-me lembrar os besquelhos (comida de passaritos)
o Joazito comeu caldudo? Bjs.

famel disse...

Olá Maria! Estou optima e o meu Joãozinho cresce lindo e feliz, é um amor...