domingo, abril 18, 2010

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

Se por acaso não sabe, Idanha-a-Velha é um Monumento Nacional! Pertence ao Distrito de Castelo Branco e nem fica assim tão distante do Sobral, pelo que achei "dever-lhe" hoje, esta pequena homenagem. 
 
Conheci Idanha quase em ruínas... mas onde o "guardião" da Sé que zelava por aquele património, com o seu saber, nos fazia viajar ao tempo da ocupação Romana, Visigótica e Árabe. Anfitrião e guia de turistas acidentais, curiosos, ou dos mais “sabedores” da matéria, era também o arqueólogo que ia escavando e limpando muita da história que, tenho a certeza, hoje se encontra em exposição no museu, ali aberto. Recordo com saudade esse homem cujo nome agora me escapa, mas tenho a certeza, muitos lembrarão com ternura e saudade. Hoje, Idanha está recuperada, linda, e, ao que pude presenciar com um número apreciável de turistas, sendo muitos estrangeiros. 
As imagens que aqui deixo, são uma pequena amostra do muito que há para ver. Para quem não conhece, aqui fica uma sugestão para um passeio pela região, onde não faltam outras povoações de encantar como é o caso de Penha-Garcia e, claro, Monsanto a Aldeia mais Portuguesa de Portugal.
O Lagar de Varas que estava praticamente destruído e foi recuperado de forma notável, e os utensílios muito bem conservados 
As escavações arqueológicas permitiram pôr a descoberto uma infinidade de vestígios da maior importância para se fazer a história da ocupação de Idanha.
Sem dúvida, local a visitar nas suas próximas férias, ou numa "escapadinha de fim-de-semana. 

3 comentários:

virgilio neves disse...

Ora aí está mariita um bom lembrete para anotar na m/agenda. Estou há muito a pensar visitar a Idanha(a VELHA) que me escapou quando visitei Monsanto. Como ando a planear ir dormir uma noite a Monfortinho deve-me sobrar tempo para a visita.

Mariita disse...

Vai que não te arrependes! E, de Monfortinho, Penha Garcia e Monsanto acho que vou escrever tb duas linhas, de cada uma delas em breve... porque são terras que muito gosto, e, ainda mais da simpatia e acolhimento dos residentes.

Anónimo disse...

Mariita:

É engraçado como através do blogue nos consegues dar uma panorâmica do que são as nossas aldeias e do potencial que elas encerram. Conheço, muito bem e dou-te os parabéns pelo que nos mostraste.

Virgílio:
Acho que fazes muito bem. Há uns tempos atrás fui fazer um fim de semana a Monfortinho aproveitando para visitar Monsanto.

Foi um fim de semana inesquecível, só que não tenho fotos dos lugares onde passei. Gosto de fotografia mas a minha relação com a máquina é péssima.Tenho pena... Muita pena...
Maria Ideias