quinta-feira, agosto 26, 2010

Esta semana no Jornal do Fundão

Reportagem de Miguel Geraldes sobre as últimas actividades no Sobral. Se houver possibilidade, comprem e guardem.

4 comentários:

Anónimo disse...

Quem é que disse que as aldeias estão a morrer? Em Sobral de S. Miguel, há festa, festa, festa, cachos de bananas nas ofertas e comer, comer, comer.

Anónimo disse...

Cachos de bananas? Não sabia que as bananeiras se davam nas courelas do Sobral.
Como é suposto que nestes cortejos se ofereça o produto da terra e do esforço de quem a trabalha, preferia os tabuleiros com queijos, mel, chouriças, nacos de presunto, nozes, feijão e porque não um galito assado no forno ?... As tradições já não são o que eram e já agora porque é que algumas pessoas iam trajadas como vemos nos grupos folclóricos? Outra modernice?

Mariita disse...

De enaltecer: a realização do cortejo, as festas e toda a actividade que tem proporcionado animação, convívio e também solidariedade, na freguesia do Sobral. Nota especial e agradecimentos ao jornalista que nos dá conta de tudo isto.
Anónimo: as tradições podem manter-se, renovando-se. Não vejo por isso, que mal há, em levar frutas ou outros produtos que o Sobral não produz. Acaso não são estes adquiridos com o esforço de quem trabalha? Será menos válida esta oferta?
Se bem me lembro, houve no Sobral um Rancho Folclórico, pelo que não é de estranhar que ainda haja quem tenha os trajes e faça gosto de os usar, dando ao cortejo maior riqueza e diversidade.

Anónimo disse...

olhar atento: lá vêm as criticas de alguém que talvez nem esteve no sobral pela festa ou então não deve saber como se faziam os cortejos antigamente, independetemente de ter havido rancho folclórico, essa não é a razão pela qual as pessoas levaram os trajes, o que tem de se realçar aqui é que se conseguiu reavivar uma tradição há muito perdida na nossa terra, mas infelizmente há pessoas que não sabem dar valor ao que temos e os que por norma muito falam são aqueles que nunca fazem nada!!! C' est la vie.