sexta-feira, agosto 06, 2010

RELIGIOSIDADE SOBRALENSE

Iniciam-se amanhã as festas em honra de Santa Bárbara e de Nossa Senhora do Bom Parto. Vão ser - tenho a certeza - umas festas bastante participadas e vividas com muita fé, e a religiosidade tradicional do nosso povo. Para os que não podem estar e a saudade é uma constante, ficam as imagens da nossa bela Igreja para que a recordação se mantenha como chama viva no coração de cada um. 
Merece nota de destaque a responsável do arranjo dos altares, quem de alguma forma ajuda nesse trabalho e todas as pessoas que oferecem flores, permitindo dar à Igreja um toque fresco, renovado a cada semana e sempre lindíssimo. Parabéns e que Deus vos recompense pela dedicação e amor a esta causa.
Logo na entrada da Igreja, o Baptistério onde a maioria dos sobralenses foram baptizados, com água guardada na pia baptismal. Porém, nos dias de hoje, mandam as regras de higiene que a água não esteja exposta, mas seja guardada em recipiente próprio, depois de benzida na grande noite da Vigília Pascal, ou seja benzida no momento.  
De qualquer forma, neste momento o batistério é apenas "ornamento" visto que foi colocada outra pia baptismal junto do altar-mor - como mostra a imagem -. Uma "moda" que surgiu em algumas igrejas vá lá saber-se porquê...! Foram poucas as que aderiram a esta ideia e algumas que foram já voltaram à pratica antiga, mas aqui ainda continua... 
Painel onde estão registados os nomes de todos os Párocos, que desde 1910 estiveram na Paróquia do Sobral. Uma recordação cheia de significado e é, simultaneamente, uma homenagem. 
Lembrando o nosso batismo, Santa Bárbara e Nossa Senhora do Bom Parto, rezamos ainda ao Padroeiro S. Miguel, que no lá no alto também zela por todos nós.

10 comentários:

Anónimo disse...

Parece difícil compreender o homem sem a religião. A nossa é uma religião de afectos de Pessoas Celestes: Um Deus Pai, um Deus Filho e um Deus resultado do Amor entre Aquele e Este (o Espírito Santo), amor que nos salva. Depois uma trindade terrena: José, Maria e Jesus. No Sobral, ainda há o Santo António, sábio e ternurento e o arcanjo S. Miguel que nos defende do Cornudo, símbolo de todos os males da vida. A Santa Bárbara é a padroeira dos mineiros de que já falámos. É tudo tão humano!!! Que a vossa festa corra bem.

Anónimo disse...

A propósito do S. Miguel do anónimo anterior,a quadra de um poema, mais longo que se aplica à igreja da nossa aldeia, rebuscado não sei onde:
(...)
Eu queria voltar a ser menino, nascer de novo,
Acreditar, como então, em um mundo assim talhado,
O bem vencia sempre o mal, como S. Miguel, o Diabo,
Eu descobria, enfim, harmonia na igreja do meu povo.

moka disse...

A nossa igreja tem um valioso património, que a todos nos cativa, mas quando decorada com arranjos florais, fica mais atractiva.

Os meus parabéns, para quem tem o dom para esta arte.

Bons festejos!

mary disse...

o padre PEDRO VEIO PARA O SOBRAL EN 1950, NAO EM 1962 O PRIMEIRO BATIZADO QUE ELE FEZ FOI ODO ABELPOR ISSO FOI EM 1950

Mariita disse...

mary, veja bem que o painel está correcto, P. Pedro: de 1950 a 1961

Anónimo disse...

A minha homenagem a todos os padres que exerceram o sacerdócio no Sobral. Não era fácil chegar a este "Fim do Mundo" e aqui viver isolado em autêntico eremitério na forma medieval e nem sempre compreendido pelos "fiéis"....

Anónimo disse...

marilita voce ten o .Antonio Niculau de 1950 a1961e op Pedro de 1962 a 1975 por isso as datas estao enganadas,e o painel estaerrado

Anónimo disse...

Um simples painel, com tanta dificuldade de interpretação! Esclareço o último anónimo:
Neste painel, a data antecede o nome do prior, assim de 1950 a 1961 inclusive, foi prior o Padre Pedro. De que guardo a melhor das memórias e que fez um sermão de despedida fantástico. Aproxima-se o cinquentenário da sua despedida e aqui deixo a minha maior homenagem. Quem o conheceu bem foi o Fernando Paulo como sacristão. A dupla Padre Pedro/Fernando Paulo foi a melhor que eu conheci Sr. Prior/Sacristão.

António Lopes disse...

Quanto a sacristães, seria bom ,se possível, e já que se entrou por estas cronologias,que se fizesse a história dos mesmos. Confesso que sou parte interessada, já que, sem prejuizo de melhor rigor, o meu avô, Manuel Pedro Pinto Lopes, que não tive o privilégio de conhecer, terá sido sacristão do Sobral, 42 dos 64 anos que viveu.Penso até que seria o sacristão em 1910, já que minha mãe nasceu em 12. Ao que sei, já era sacristão.

Anónimo disse...

Manuel Pedro Pinto Lopes pode muito bem ter herdado o cargo de sacristão de António Francisco Pinto, pois sabia ler e escrever e era muito devoto, como decorre do livro de orações, Monte de Myrra e Outeiro de Incenso (1905), de que dispôs e, decerto, seria avô de seu avô, caro António Lopes.