Há alguns dias atrás fui com os meus pais para o Casal da Pires ajudar a renovar o sobrado do palheiro. Há muitos anos que aquele sobrado não era mudado, o "pasto" corria o risco de cair para o curral e as cabras iam ficar com uma pança lol as pobrezinhas ainda morriam de congestão :)
Bom mas enquanto eles lá se entreteram eu fui tirando umas fotografias e procurando umas reliquias.
Bom mas enquanto eles lá se entreteram eu fui tirando umas fotografias e procurando umas reliquias.
E encontrei bem lá no fundo do palheiro esta pequena lata vermelha com umas sementes que logo me chamou a atenção. Intrigada perguntei à minha mãe que sementes eram aquelas. Incrivel como ela ainda se lembrava do dia em que a minha avó as guardou para semear numa Primavera há +/- 15 anos atrás! Grande reliquia portanto! Como a minha avó adoeceu acabou por não voltar a trabalhar no campo e a latinha lá foi ficando escondida num buraco da parede do palheiro.
Então em jeito de enigma quero perguntar-vos se conseguem descobrir (através das fotos) que sementes são estas! É este o enigma que hoje vos deixo.
Se estiver dificil descobrirem eu posso dar umas pistas
17 comentários:
não dá para perceber na fotografia
o bobi deve saber !!!!!!!???????
Infelizmente não tenho fotos mais nitidas e também não sei porque não aumentam :(
Ao bobby devia cheirar-lhe a comida lol
Para mim são sementes de alface
Serão de cherovia?
Algumas serão de abóbora/botelha/mogango.
O primo moka acertou em cheio!!!parabéns.
A semente de alface é mais pequenina e fusiforme,essas parecem discos.
grandes sonecas eu dormi nesse palheiro a ver a chuva cair e ovento a abanar os pinheiros em frente ... e lá ao longe a Panas- queira.
Famel,há dias os teus colegas arqueólogos encontraram em Israel sementes de tâmaras com 3.000 anos de idade,(do tempo do Rei David) e parece que vão tentar fazê-las germinar. Eu acredito que sejam bem capaz disso, porque nos 2 anos que lá estive, vi por lá grandes invenções.
Parecem muito pequenas para ser de abóbora, apesar da forma ser parecida. Mas sinceramente também não ser de que são as sementes. Será semente de flores?
Pronto o virgilio já disse que sementes são. Estas também vão ser semeadas e a minha mãe diz que ainda estão em muito bom estado, portanto vão germinar.
Já agora sabiam que aqui no sul ninguém conhece a cherovia??? E após ler qualquer coisa na net descobri que realmente a zona onde mais se come cherovia é na zona da serra da estrela.
Cherovias e beringelas só iam se estivesse mesmo esgalgado de fome.
duvido um pouco que elas ainda germinem Famel, mas vale a pena tentar. pode ser que o ADN ainda esteja lá .Vê se não estão xouxas e põe-as dentro de algodão húmido a ver se germinam.
a final ja sabem de que eram as sementes, eu não conseguia ver bem pelas fotos.
1 abraço sobralenses
Cherovias ou pastinagas!!! São tão boas bem panadinhas!
Não chegava lá.
Mas foi muito interessante esta descoberta.
Também não sabia que as sementes se podaim manter tanto tempo sem apanharem bolor ou outro fungo qualquer.
Estou sempre a aprender com vocês.
Maria Ideias
Consigo identificar uma grande quantidade de sementes,até de giesta!
Afinal na loja do meu pai vendia-se de tudo. também tenho O hobby da hortofloricultura e tive 16 aulas de jardinagem e paisagismo.Como diz a Maria Ideias ESTAMOS SEMPRE A APRENDER...
...ESTOU A PREPARAR UM bonsai,(uma oliveira com um palmo de altura) que já vai dar flor em breve e espero que não quebre com o peso das azeitonas...há-de ir parar o blog lá para Novembro.
Virgílio Neves,
Já tinha notado quer és perito em questões hortícolas, pelo que me atrevo a pedir-te (ou a alguém no universo dos visitantes deste blogue)uma dica sobre pimentos.
Semeei algumas sementes em princípios de Março (em estufa)e ainda não nasceram. Sei que demoram + de um mês e que precisam de altas temperatura.
- Há alguma possibilidade de acelerar a germinação?
(aprender sempre)
Sobralfilho, deixo aqui um link interessante onde podes ler acerca da germinação dos pimentos e todos os outros legumes nossos conhecidos. Votos desde já de boa colheita e um abraço
http://www.loja.jardicentro.pt/product_info.php?products_id=63
Enviar um comentário