terça-feira, outubro 26, 2010

Em tempos que já lá vão


Ainda se lembram do dia em que beijaram o anel ao Dom Policarpo, nosso pastor?
Então andem lá 40 anos para trás...

18 comentários:

Anónimo disse...

Quantos percursos por esse mundo fora, a começar por D. Policarpo (1908-1984), Viseu, Roma, Porto, Lisboa, Macau, Guarda.

Anónimo disse...

Esta fotografia é uma obra de arte pela nitidez, pela densidade de rostos e pelo enquadramento. Tudo nela está certo. Esta devia constar no dito livro.

famel disse...

Esta não esteve já no blogue? Estou com essa sensação... ou então já vi esta foto em outro sitio qualquer.

É sem duvida uma grande foto. De que ano é? Que idades estão aqui presentes? A minha mãe parece ser a primeira da fila superior, é ela?

VIRGILIO NEVES disse...

Famel a tua mãe é a 2ª À DIREITA DO BISPO.
Foi NO DIA 11 DE JANEIRO DE 1970.O fotógrafo foi o meu irmão Tó,e eu segurei o flash do tamanho de um pequeno tijolo.TAMBÉM HÁ UMA FOTO DE RAPAZES. NÃO SEI ONDE...

Anónimo disse...

Caro Virgílio, nessa data, o teu irmão Tó, não estaria ainda no Seminário? Sem desmerecer a arte do teu irmão e o flash atijolado,afinal esta foto já é do tempo do "Sobral Iluminado" pela electricidade, isto parece obra de profissional que teria acompanhado o Sr. Bispo.

virgilio neves disse...

Pois é meu caro anónimo.Há por aí memórias muito curtas, mas a minha ainda não me traíu...só às vezes.
O Tó estava nas férias do Natal e ainda continuou no seminário até Julho desse ano.Depois foi logo chamado(aos 26 anos)para a tropa.
Tinha o hobi da fotografia e teve também boas máquinas. "Herdei-lhe" 7 anos depois a Yashica que fez esta foto. Embora tivesse luz na igreja,o flash dava jeito. Lá andava eu de braço no ar(ao sinal do fotógrafo)para as fotos.
O bispo trouxe uma pequena comitiva-sem fotógrafo-que fez pousada no Cabecinho,em casa do Ti Zé Abílio.
É agora caso para dizer:
-O(fotógrafo)Virgílio estava lá...

virgilio neves disse...

agora me lembrei: - Essa foto é da FUJIKA.

Anónimo disse...

Caro Vergílio,
Eu fiquei esclarecido. A dúvida vinha da data. Quer dizer que o teu irmão ficou no Sobral mais uns dias depois das férias do Natal para o Crisma e teve a óptima oportunidade de praticar o seu hobby com arte. Honra para ele e para ti.

virgilio neves disse...

Caro anónimo(a),além desta fotos -onde se contam 77 meninas- foi feita outra dos rapazes.
Além destas,houve ainda as fotos individuais dos crismados(as), tiradas no exacto momento em que estes,depois de ajoelhar,beijavam o anel ao sr.Bispo ao mesmo tempo que o padrinho ou madrinha colocava a mão no ombro do respectivo afilhado.
Deviam ser umas 120 fotos e todas foram vendidas.Se não foi ao afilhados foi aos padrinhos. Há hobbys em que se juntam o útil e o agradável.

Anónimo disse...

ainda me lembro desse dia choveu tanto que a ribeira ia de cabulo e o sr bispo esteve tanto tempo a falar que estavamos fartos de o ouvir

Anónimo disse...

tipico dos bispos kakakaka

F.Paulo disse...

Na véspera,10 de Janeiro de 1970,teve lugar o Baile de Finalistas da Escola Técnica Campos Melo da Covilhã e eu como finalista e membro da comissão organizadora fiquei num dilema:Ir ao Sobral e Crismar-me ou ir ao Baile de Finalistas...Resultado...não estou na fotografia...Naquele tempo não havia carreira aos fins de semana e carros práticamente só havia carros de bois ou os de linhas.Ou a vâ desculpa para ir ao Baile.É preciso lembrar que não havia acesso aos divertimentos de hoje.Por exemplo cinema na Covilhã só às 3ª,5ª,sábados e Domingos.Outros tempos...outras gentes...

Anónimo disse...

O Sr. D. Policarpo nunca percebeu que, ao fim de vinte minutos, por melhor doutrina que se pregue e mais talento que se tenha, qualquer auditório desliga.
Descedendo aos pormenores, que é o que interessa, notem a evolução no aspecto do Sr. Prior, comparando esta com a fotografia onde ele está com as catequistas: em nove anos no Sobral, envelheceu uma eternidade. Não era fácil ser Prior no Sobral.

Fernando Pinto disse...

Virgílio, eu tenho uma fotogradia que me foi tirada na qualidade de padrinho. Fui padrinho do Fernando Sobreiro e do meu primo Zé Carlos.
Tenho mais algumas fotografias que terão sido feitas pelo teu irmão.

virgilio neves disse...

olá Fernando Pinto,o meu padrinho foi o meu primo Belarmino Simão(da Carrasqueira)mas não me lembro de ter visto foto minha. «Casa de ferreiro,espeto de pau».Ou se calhar ficou mal por falta do flash.lollol.
Fernando Paulo,e a tua mãe não te rogou uma praga por teres trocado a visita pastotal pela noita mundana? Ou estava difícil arranjar padrinho por falta de homens crismados no Sobral?

Anónimo disse...

Eu estou na fotografia!!! Belos tempos que já lá vão!

Fátima Braz Santos

Anónimo disse...

Eu sei que há pintores no Sobral. Esta fotografia transformada em pintura daria uma cena renascentista digna de um Rafael.

António Lopes disse...

Eu fico à espera é de ver fotos, assim, avantajadas, a tratar, das "chanzeiras"..! E o Vergílio, que está em todas, a dar bom uso a uma enchada..!Lá ao flash até eu dava..! Por isso é que só vejo mato, onde, antes se via milho, e não só. Já agora, também quero a minha quota parte dos louros, nessa parte do bispo ir a casa do meu tio ZÉ Abílio. Como se lembram, não teve filhos.Logo quero essa quota parte da herança..!Vá. Virgílio. Ajuda-te a esta reivindicação..! Quero uma fotografia..!
António Lopes