sexta-feira, novembro 12, 2010

Homenagem

Hoje o blogue cede mais uma vez o seu espaço para prestar uma justa e sincera homenagem que a leitora "Maria Ideias" pretende fazer ao seu marido Liduino.
O Liduino tem passado por algumas complicações de saúde e encontra-se nesta altura em fase estacionária não sabendo a Maria quando poderá ele sair do hospital. A leitora diz-nos:


"Dedicou-se neste espaço de tempo (no terraço) a colocar morangos, nesperas, tangerinas, em vasos. E, por isso, queria mostrar a tangerineira (pedi à Susana para tirar uma foto) de um dos vasos
e ao mesmo tempo colocar um poema de coragem:




Que a coragem não te falte, ao acordar
Que o olhar não se turve, se chorar
Que os ombros não se curvem, se pesar
Que o sorriso não esmoreça, se gelar
Que o teu passo não vacile, se doer
Que o sonho não desista, se sofrer
Que as mãos não se fechem, se perder
Que o medo não te vença, se vier
Que, enfim, o dia nasça devagar
E a lua, devagar, vá descansar
Que tu precisas de ti para viver
E não passas sem aquilo que sabes ser"





Confesso que fiquei um pouco emocionada ao ler o poema... desejo as rápidas melhoras e que este nosso pequeno espaço possa continuar a contribuir com estas e outras homenagens.


13 comentários:

sobralfilho disse...

Pois é, esta, Maria Ideias, é uma mulher culta, escreve boa poesia e além do mais é uma mulher corajosa: Parabéns. E as melhoras ao marido, Liduino, que não conheço, mas sinto que é um lutador. Que a coragem e a esperança não esmoreçam.

Mina disse...

As homenagens são sempre interiores, exteriores e perduram no tempo. Serão eternas? Saem do nosso íntimo e dirigem-se sempre às pessoas que as merecem. Pelo percurso de partilha da Maria, que neste espaço nos tem dado exemplos de coragem e de vida, vai o meu verdadeiro aplauso de agradecimento pela força que, nos seus momemtos de maior fragilidadeis, nos transmite para prosseguirmos na vida, sorrindo.
Os verdadeiros heróis são aqueles que, mesmo nos momentos de adversidade nos incitam a prosseguir com coragem.
O poema é lindo e deve ser sentido com o grande amor, que ele nos transmite.
Obrigado Maria e que melhores dias surjam para vós.

Anónimo disse...

Famel:

Muito obrigada.
O Liduíno ainda não viu a tangerineira assim... Quando lha mostrar vai chorar de moção. Gosta de ver as coisas crescerem nos vasos. Nos últimos anos a vida não tem sido fácil para ele. A doença tem-no levado vários meses ao Hospital. Foi transplantado no dia 23 de Outubro e tem tido momentos muito dificeis no lugar que passou a fazer parte das nossas rotinas. Nunca esmorece. Sempre há procura de melhor qualidade de vida sabendo que com este transplante - poderia ir para outro lugar - junto da equipa médica lutou até conseguir, mesmo com muitas lágrimas minhas pelo meio. Ao lado dele tenho vivido os melhores momentos da minha vida mas também os piores. O Liduíno faz-me muita falta. Tenho 62 anos e neste momento sinto-me tão angustiada, tão fragilizada e tão impotente para o ajudar a ultrapassar tudo isto...
Ao Sobralfilho e à Mina o meu muito obrigado e que a vida nunca vos coloque numa situação tão angustiante.
Beijinhos a todos
Maria Ideias

célia disse...

Um beijo muito grande.

Muita força :)

Mariita disse...

É difícil dizer mais alguma coisa...
Ainda assim, continuação de muita força de vencer, coragem, esperança na medicina e fé em Deus, que acredito vos quer juntos vivendo muitos anos na alegria do vosso amor.

Mariita disse...

Enalteço também o trabalho do plantador, que deu muito bom resultado porque a laranjeira está linda, esperando que o "dono" beba um delicioso sumo dos seus frutos. E que seja rápido!

F.Paulo disse...

Maria, nesta altura não podes e não vais fraquejar.O Líduino é um lutador e tem muita vontade de viver e de vencer mais este obstáculo.Pela nossa parte faremos toda a força para que vença mais esta Batalha.Falo-te pelo que dele conheço e pelo que dele vi na última festa de S.Miguel.Em frente.Um grande abraço.

Anónimo disse...

Nestas horas difíceis em que o nosso corpo está tão frágil surge o milagre: nascem forças que nem suspeitávamos que existiam.
A "fraqueza" torna-se força. A dor será muita mas ela mostra-nos que haverá um futuro pela frente. porque estamos vivos e com vontade de viver. Por isso, força que haverá um amanhã melhor.
GSantos

Anónimo disse...

Penso que não conheço a Maria bem como o marido pelo que acabo de ler é uma MULHER muito forte interiormente para ajudar seu marido. Com o mais sincero afecto desejo que assim continue pois irá conseguir ultrapassar + essa situação, imagino-vos pessoas muito jovens com vontade de viver temos de lutar, vemos o exemplo do nosso amigo GSantos (eu imagino) sei quem é embora não o conheça, o que tem lutado envio forte abraço com votos de melhoras para vós Ilda Rodrigus

antónio Lopes disse...

Deus, faz tudo bem feito.Como todos nós, também se engana..! A senhora minha mãe, fez no dia 18, 98 anos.Fui à "bruxa" e disse-me que só morria com 127..! Acredito.Ontem, provoquei-a deu-me duas "lambadas"..Por acaso, merecidas..!
O grave da questão, é que, enquanto se celebrava a efeméride, muitos de nós chorávamos ao ver o "resto" do que foi um homem, com 65 anos, e com muito pouco para viver,no caso, o nosso irmão Ramiro
É o terceiro filho que a minha mãe vai ter que chorar a perda. Se a bruxa se não enganou, ainda me vai chorar a mim.É a vida. Com esta realidade também temos que viver.É difícil, mas é assim. Isto para dizer que há que ter fé e aceitar as adversidades.
Para quem tem fé: "Deus faz tudo bem feito, mesmo quando se engana"..! É a vida..!

António Lopes

Mariita disse...

Os meus sentidos pêsames ao António Lopes e a toda a família, pela perda inesperada.
Mesmo sendo difícil suportar tamanho "embate", fica a saudade guardada no coração, que em nós faz memória para todo o sempre, daqueles que mais cedo nos deixaram.

Olívia disse...

Caro António,"Deus não se engana nem pode enganar",pelo menos assim diz o catecismo,nós é que fazemos planos e alimentamos esperanças que nem sempre se concretizam.
A minha simpatia pela dor porque estais a passar ,mas Deus faz milagres, há que ter fé. Quanto à bela idade da tua mãe ,os meus parabens ,o meu bisavô materno ,pai do meu avô António Abrantes ,tambem chegou a essa idade e por isso lhe chamaram de "padre eterno" .Se a bruxa não se enganou a respeito da tua Mãe então vamos ter que chamar-lhe qualquer coisa como Matusalém que ultrapassou os 900...


Um abraço de : Olívia

antónio Lopes disse...

Claro que a da bruxa e a das "lambadas, foi da minha lavra para combater a tristeza de ver o meu irmão naquele estado.Fé eu tenho. Só que "as forças da natureza, nunca ninguém as prendeu".
Verdade que a minha mãe, para a idade, está muito bem.Que passa os 100 não tenho grandes dúvidas e, um médico amigo que a observou ,recentemente, também me disse que, se nada de anormal acontecer, passa e muito, disse ele.
Assim o espero. A propósito, quem mais velha que ela, no Sobral? Lá em Vila Franca da Beira é a 2ª .Penso que, aí também.É assim?
Quanto ao meu irmão, que foi o último a nascer no Sobral, vamos torcer.Enquanto à vida há esperança..!
António Lopes