terça-feira, novembro 02, 2010

Parabéns Sobral

No âmbito das comemorações dos 140 anos de elevação a cidade a Câmara Municipal da Covilhã promoveu o concurso das 5 Belezas Naturais do concelho. Esta iniciativa destinou-se exclusivamente às freguesias rurais do concelho e as candidaturas vencedoras receberam um prémio no valor de 1000 euros e a classificação de "5 estrelas do concelho". O Sobral não foi excepção e concorreu com a Cascata do Vale das Vacas, a Serra e os Sobreiros. A Cascata do Vale das Vacas foi uma das vencedoras a par de outras belezas das freguesias do Paúl, S. Jorge da Beira, Cortes do Meio e Verdelhos.
Este concurso foi lançado por se considerar que «os recursos naturais são um dos principais motores do desenvolvimento cultural e turístico de uma região», refere o município. O seu objectivo é mobilizar as freguesias rurais divulgar o que de melhor têm ao nível das belezas naturais.




Estamos portanto de parabéns.



Podem ler mais na noticia que se segue
:

44 comentários:

célia disse...

tomei a liberdade de colocar uma foto :)

sobralfilho disse...

E fizeste muito bem...

famel disse...

Ainda bem, fartei-me de procurar e não tinha encontrado. Obrigada

Anónimo disse...

Se um recanto do Vale das Vacas de hoje merece esta distinção concelhia, o conjunto antigo valia um romance de Garrett ou de Eça e um título nacional. Junto ao ribeiro de águas perenes, sempre frescas, havia nogueiras enormes, e as encostas eram povoadas de castanheiros centenários. Em alguns cantinhos, havia cerejeiras, abrunheiros e até uma ou outra laranjeira. Nos socalcos, havia milheirais e um ou outro lameiro. E, de facto, nos currais havia as ditas vacas, que lhe deram o nome, e na serra, rebanhos e sempre gente.
A natureza sem o homem vale pouco, ainda é possível humanizar a nossa serra com bom senso, construindo acessos, repovoando alguns espaços com árvores, fazendo bosques protegidos dos incêndios, castigo e tormento para a incúria dos nossos dias.

ferruki disse...

A Nossa Fotografa tb está de PARABÉNS ;o) Continua Célia ...

Serranita disse...

Parabéns!
Mas fiquei com uma dúvida, o juri foi aos locais ou foi por fotos?

Anónimo disse...

Já agora, quem foi o autor da foto?

Anónimo disse...

A escolha dos pontos extremos dos concelho, qualquer que fosse o júri, demonstra bom senso. Para lá chegar, qualquer turista é obrigado a passar por todos os outros lugares. Embora dispensemos a demagogia, em que temos sido governados, a todos os níveis, mesmo a concelhia, importa é o trabalho, a que todos nós estamos obrigados, de defender a natureza e fazer do mundo a nossa casa.

ABLopes disse...

Os meus parabéns para o Sobral!

Um local que não conheço, para as próximas férias, vou tentar descobrir este paraíso!

Anónimo disse...

Parabéns ao Sobral pelo prémio.
Gostava de saber quem enviou a candidatura porque deve ter sido alguém da freguesia visto que no artigo da RCB diz que foram as freguesias que apresentaram a candidatura.

Anónimo disse...

No Sobral,tudo é belo. Lá em cima, das Presas do Ceira, avista-se meio Portugal. Desce e encontra-se apenas a si rodeado de cercanias agora verdes dos pinheiro e roxas das urzes. A ribeira em meandros alcantilados imita grandes rios até o Douro, mas nela nunca faltou água. Ontem tudo era vida, hoje desespero dela.
O Vale das Vacas desce dos ataques cimeiros até ao Vale de Água entre o povoado e o Alto Gondufo, guarda-costas do Açor.

célia disse...

A foto é da do Zé Gabriel, pois eu na caminha da ASSSSMiguel não desci à cascata portanto nao tenho nenhum registo proprio....por enquanto!

Anónimo disse...

Muitos Parabens Zé Gabriel.

Uma Foto com esta qualidade só podia ter sido tirada por um verdadeiro amante da nossa Terra, como Tu.
E já agora, o que pensas fazer com o prémio?

Anónimo disse...

Podem ver as outras maravilhas:

http://download.cm-covilha.pt/noticias/CamaraNoticias2010Todas/20101031BelezasNaturaisCortesMeio.jpg

http://download.cm-covilha.pt/noticias/CamaraNoticias2010Todas/20101031BelezasNaturaisVerdelhos.jpg

http://download.cm-covilha.pt/noticias/CamaraNoticias2010Todas/20101031BelezasNaturaisPaul.jpg

http://download.cm-covilha.pt/noticias/CamaraNoticias2010Todas/20101031BelezasNaturaisSaoJorge.jpg

Anónimo disse...

O prémio n é para a junta de freguesia?

célia disse...

Há uma coisa que ainda nao perceberam :) todas as candidaturas foram feitas pelas juntas de freguesias.

É claro que haverá muitas outras beleza naturais no Sobral mas era impossivel candidatar todas elas.

A foto essa sim foi tirada pelo Ze Gabriel e muito bem por sinal.

Mariita disse...

Quando a nossa terra é valorizada e premiada nas suas belezas naturais, é mais uma razão para ter vaidade e orgulho. Parabéns!

Anónimo disse...

O Vale das Vacas, que eu conheci, há mais de cinquenta anos, era verdadeiramente belo, o de agora, pelos vistos, está a transformar-se em selva, como muitos mais lugares, outrora excelentes, do Sobral. Um chão de milho ou uma leira de cebolas, ali ou lá em cima nos Ataques, ou para as bandas do Carvalho ou do Pobreiro eram verdadeiros monumentos da humanidade contra a fome. Na degradação das paisagens, somos todos responsáveis. O anónimo triste que eu sou faz votos para que este e outros concursos contribuam para um retorno ao Paraíso e não para um mero folclore sentimental e acréscimo da perigosa demagogia de alguns autarcas.

Anónimo disse...

porque não utilizar o prémio para manter o caminho em boas condições....

Mina disse...

Parabêns ao autor da foto e a quem teve a ideia de com ela concorrer. É bom sabermos destas iniciativas e sobretudo quando o cantinho do Sobral é contemplado.

Anónimo disse...

Sem memória, não há património. O Sobral é uma terra de vales e cadavais, dos que me vêm à memória, além do Vale das Vacas: Vale Torno, Vale do Ribeirinho ou apenas Vale, Vale de Água, Vale da Cabrieira ...

Anónimo disse...

Caro anónimo,
esqueceste o fabuloso Vale Minhoto...

Anónimo disse...

E o Vale Madeiro, lá em cima, e o estranho Vale do Abutre cá em baixo.

famel disse...

Ou do Vale Madeiro, Vale Miguel, Vale das Figueiras...

Aqui podem ouvir as opiniões dos autarcas em relação às maravilhas:

http://www.jornaldofundao.pt/fotos/105/2609.mp3

Anónimo disse...

Todos estes vales aportam o mistério do seu nome. Com teria sido encontrada aquela designação estranha do Vale d'Abutre? Sabem onde fica?

Celi disse...

Parabéns Sobral de São Miguel e parabéns ao fotógrafo!!! Linda imagem...

virgilio neves disse...

valdamaceira e valdaamieira

Anónimo disse...

Caro Virgílio, no caso de Vale da Amieira, não há dúvida da associação da orografia com uma espécie arbórea, no outro caso, será Vale da Maceira, macieira, ou da Masseira, com outro significado?

F.Paulo disse...

Deixem-me dizer duas ou tres coisas:Facto-A foto é linda,o local é ainda mais belo.
Facto-Das pessoas que admiraram a foto,quantas terão na realidade hipóteses de visitar o local?
(e só falo de pessoas do Sobral com alguma ligação a estes lugares.)
Facto-O que vai acontecer a este e outros locais paradisíacos?
Tentem caminhar pelas veredas do tempo nos caminhos que já foram e agora são "velhagões" de mato e giestas,onde só os javalis conseguem penetrar.
Que testemunhos podem dar os 3 ou 4 bem intencionados caminhantes que se aventuraram a ir à Cabrieira e tiveram que regressar por se lhes ter acabado o caminho?...
Quem nos levou os caminhos que nos conduziam a estes locais de boas e algumas más memórias?
Ainda teremos tempo de perservar estes recantos para as gerações vindouras?
Será que a nossa memória actual passará para memória futura?

Anónimo disse...

De facto, as veredas antigas sumiram-se. Há um ou outro caminho transitável. Mas hoje quase toda a gente perdeu a memória.

Anónimo disse...

tudo isto e bonito e verdade mas deixou muito trabalho e pouco rendimento eu desci muita vez por essas veredas com mollos de estrume a cabeca e subi com mollos de erva em dias de verao era muito duro

Anónimo disse...

tudo isto e bonito e verdade mas deixou muito trabalho e pouco rendimento eu desci muita vez por essas veredas com mollos de estrume a cabeca e subi com mollos de erva em dias de verao era muito duro

Anónimo disse...

A questão do rendimento é muito complexa. No passado, tinha-se pouco dinheiro, nem sempre se comia e vestia o que se queria, mas não tínhamos dívidas. Hoje, com o endividamento que nos consome a todos os níveis, não sei se estaremos melhor. Todavia, parece-me que um maior cuidado com os nossos parcos recursos nos ficava bem. Concordo com o anónimo que diz que há alguma dose de demagogia em tudo isto e que a beleza só existe em função dos homens e das mulheres que a querem ver. O Vale das Vacas está quase abandonado e era mais belo quando tinha gente noite e dia. Só onde há homens e mulheres há afectos.

Anónimo disse...

Subir com molhos de erva à cabeça no Verão deve ser um privilégio no Vale das Vacas. Pelos vistos, era um vale bem regado.

VIRGILIO NEVES disse...

Sim senhor, mais acima(no Carvalhal)onde começa o barroco do Val das Vacas,CEIFEI MUITOS MOLHOS DE ERVA(NO MEIO DO MILHO)NO VERÃO. No inverno as cabras iam comê-la aos chães e subiam para o curral com ela na pança.
APROVEITO PARA ESCLARECER UM ANÓNIMO,QUE O TAL BARROCO DESAGUA NA RIBEIRA DA CABRIEIRA NO VALE D'AMIEIRA/RIBEIRO E NÃO NO VALE D'ÁGUA.

Anónimo disse...

Pela memória, continua o levantamento toponímico, a imagem que nos fica, pode ser mais gloriosa do que a que lá está.

famel disse...

aqui fica um outro registo da cascata http://www.facebook.com/photo.php?fbid=103008613043206&set=a.103008399709894.6017.100000022041656&ref=nf

Anónimo disse...

pois e anonimos era tudo muito lindo á 30 anos a traz mas se toda a gente que se pirou ca estivesse as coisas continuavam tao ou mais lindas as coisas continuam lá os donos que voltem com vontade de trabalhar e com uma rossadoura afiada .« a fé sem obras é morta »

Anónimo disse...

Caro último anónimo, como fala bem. Sem roçadoira ou roçadeira, nem a floresta ou a selva, nos limites, servem os interesses planetários, porque os incêndios elevam os níveis de CO2.
Ontem, aquela água, que além cai, tão limpa, fazia riqueza 100 vezes antes de deixar o Sobral, hoje é apenas uma riqueza que se vai. Aqueles paus, que além estão tombados, já tinham ardido numa lareira e as ervagens tinham sido comidas pelas cabras ou por alguma ovelha mais teimosa.
Hoje é o desatino em toda parte. O grande banco alimentar é a terra cultivada, mesmo quando é escassa, como no Sobral, onde domina a fraga. Quantas vezes a cavar um de nós, os mais velhos, bateu na rocha! Nenhum país pode sobreviver se não garantir os alimentos que come. O abandono das terras no concelho da Covilhã é mais ofensivo do que a ruína das fábricas no Tortosendo ou na cidade.

Anónimo disse...

Concordo com o último anónimo: o mais perfeito símbolo do Sobral antigo inclui as gloriosas: roçadoira, enxada e cabra. Esta trilogia podia ter hoje ícones substitutos, sinais de modernidade ou progresso nos nossos dias. Os sobreiros matriciais, quase sumidos? A balança de S. Miguel? O diabo, que este venceu, símbolo da desgraça, da fome, da doença e da morte? Não falta imaginação na gente nascida na nossa terra, entre montes, que obrigavam mais do que a distância a olhar o céu. Mas eu triste anónimo creio bem que hoje é preciso voltar a tentar vencer a distância, quero dizer procurar o desenvovimento que além da técnica deve incluir o homem no seu todo, no sentido de que, apesar das limitações que nos cercam, deve incluir a felicidade, que é o significa a água da nascente do Paraíso, do Vale das Vacas.

Anónimo disse...

A distinção concelhia ao Vale das Vacas merece todos os comentários anteriores e mais alguns. Não conhecendo os juízos do júri que a concedeu, quero entender que aquele prémio se destina a celebrar todos as ribeiras serranas fonte de vida, paradoxalmente, hoje, muitas ao abandono. Este rico património deve ser celebrado, mas como diz o anónimo anterior sobretudo valorizado no sentido de fazer riqueza para que o país volte a olhar para si sem vergonha de si mesmo como tem acontecido até agora. Honra e Glória ao país e a tal Júri que dele tanto gosta!

Anónimo disse...

Glória ao Júri, mas também a uma extensa de lista de nomes que atravessaram o barroco do Vale das Vacas, durante séculos, em caminhadas quotidianas e fizeram do Lameiro Cimeiro um mito: a nascente, que aí há, trazia água da profundidade das entranhas da serra e se um dia alguém ali abrisse um mina, provocaria uma cheia no Sobral. Divirtam-se agora com as castanhas anunciadas acima. Outrora, no Vale das Vacas, havia castanhas que nunca mais acabavam. Agora vêm de outras terras como quase tudo.

Anónimo disse...

Quantos podiam fazer o comentário do Alentejano: ééuu iindaa aanndaavaa na baarriigaa da nha mããe ee jáá conheeciiaa o Vaalee daas vaaacaaas!

Anónimo disse...

Mais do que Vale das Vacas este lugar devia chamar-se Vale de Lágrimas.