quinta-feira, março 22, 2007

Desporto na nossa terra (Efeméride) 23 de Março de 1952



Comemoram-se dia 23/03/2007 os 55 anos da vitória da equipa dos Galitos de Sobral de São Miguel x Erada, cujo resultado saldou em 4 x 3.

A foto apresentada, extraida do livro "COM(N)-TRADIÇÕES" do Prof. Daniel, apresenta a provável equipa dessa data, e que são:

De pé: A. P. Geraldes (árbitro), Gil, Armando, Herculano, M. P. Nunes (Cebola), A. Amaro, A. F. P. Geraldes (Barrigana), A Pereira, (Zé Côto), e Ti Zé Sobreiro (adepto ferrenho!)

Em baixo: J. S. Dias (Zé Maneta), Daniel (Xico da Taira), A. R. Diogo, (Ratoeiras), Tarciso T. N. (T.N.T.), e J. N. Augusto (Zé Broa)

Nossas felicitações aos valentes Galitos!

9 comentários:

famel disse...

O ti zé broa ta um must c akeles oculos super fashion :)

Serranita disse...

Nesta altura (1952) já eram Galitos? Como se festejou o ano passado o 26 aniversário dos galitos, agora fiquei baralhada!

Anónimo disse...

Serranita, os Galitos da Serra já existem desde a década de 50 (ou até mesmo 40). No entanto, apenas no ano de 1980 foram registados legalmente como associação, na conservatória da Covilhã. Sendo em Junho do mesmo ano reconhecidos como associação em Diário da República.
Realmete, antes da sua constituição legal, o Grupo já tinha uma história rica em factos e peripécias...

Anónimo disse...

Ainda a propósito do GDCS Os Galitos da Serra, gostava de deixar aqui uma pergunta para a qual nunca obtive uma verdadeira resposta: Porquê a designação: "Os Galitos da Serra"?

Anónimo disse...

Parabens aos antigos. Foram os fundadores da tradição de "sovar" as terreolas vizinhas. os ultimos foram casegas. quem será a proxima vitima :)

Anónimo disse...

os galitos nasceram no principio dos anos 50 a primeira sede dos galitos foi na casa do sr.jose ferreira do adro mas por pouco tempo dai mudaram-se para a loja do antonio banacau no barreiro ate o salao estar pronto mas no salao nao estiveram muito tempo nao sei que cores os galitos de agora envergam os originais usavam o azul do belenenses quando a rapaziada do meu tempo jogavamos a bola mudamos para as cores da academica nesse tempo nao havia suporte financeiro de ninguem os jogadores compravam os equipamentos nessecarios com dinheiro do seu bolso o campo da bola foi construido aos pedacos nos domingos e feriados eu era garoto e quando podia ia com o resto da malta para la trabalhar.o primeiro campo da bola assim era chamado era na portela ainda antes da capela ser ali construida e ai jogavam ainda os galitos na foto. nos anos 30 dizia o meu pai que ja ai se jogava a bola na portela. o brigado au prf.Daniel por partilhar esta recordacao

Anónimo disse...

Na decada de 60/70 a seguir aos equipamentos pretos, os galitos usaram um equipamento verde tipo CUF, custeados pelos próprios jogadores. o maior problema eram as balizas. cada jogo que havia roubavam-se uns pinheiros e faziam-se as Balizas. Acabava o jogo e o Manel Guarda Rios(Espertinho) roubava as balizas para lenha. O pior era que algumas vezes ainda tinhamos que as ir pagar ao Posto do Paul. O Bigodinho Cabo Duarte não perdoava os 80$50 a cada um o que para a época era uma fortuna. Novo jogo a mesma história. Assim se foi fazendo a história dos Galitos da Serra.

Anónimo disse...

Gostava de saber se haverá algum Galo Velho que tenha em seu poder o Emblema que era pregado à Camisola AZUL por molas e que era um galo lindo bordado.Durante muitos anos procurei encontrar um exemplar de que tenho memória ténue pois no meu tempo as camisolas já eram cinzentas de tanto terem sido lavadas. Talvez que com a ajuda das novas tecnologias possa renascer o garboso Galito de forma a ser eternizado nos equipamentos e nos simbolos herálticos.

Anónimo disse...

sentinela tem razao tambem no meu tempo acontecia o mesmo iamos roubar os pinheiros ao sabado para o jogo de domingo e algumas vezes foram roubados na mesma noite enfim memorias que nunca esquecem quanto au galito original foram passando duns para os outros ate que provavelmente se dssintegraram com a idade