quarta-feira, dezembro 08, 2010

Mães de Portugal

Hoje é dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal. Outrora era também o dia da mãe, que festejamos agora no primeiro domingo de Maio. Mas como para as mães que têm filhos da minha geração, este é ainda o dia de eleição, aqui fica a oferta de um poema, uma rosa virtual e um beijo cheio de carinho. Parabéns mães!

Ó Mães de Portugal comovedoras,
Com Meninos Jesus de encontro ao peito,
Iguais na devoção e amor perfeito
Aos painéis onde estão Nossas Senhoras!

Ó Virgem Mãe, qual se tu própria foras,
Surgem de cada lado, quase a eito,
As Mães e os Filhos em abraço estreito,
Dolorosas, felizes, povoadoras...

São presépios as casas onde moram:
E o riso casto, as lágrimas que choram,
O anseio que lhes enche o coração,

Gesto, candura, olhar — tudo é divino,
Tudo ensinado pelo Deus Menino,
Tudo é da Mãe Celeste inspiração!


Alberto de Oliveira, in "Poemas de Itália e Outros Poemas"

4 comentários:

Anónimo disse...

A uma mãe do Sobral

Com medo que não te dessem flores,
Nasceste e morreste na Primavera.
A tua vida foi de cardos
O teu perfume de suor.
Todos os anos, lavraste o chão dos montes.
Poucos mereceram o pão de cada dia como tu.
Ao fazer-te justiça, onde agora te encontras,
Deus há-de entregar-te a mais fértil das várzeas
E choverá maná em todos os telhados da nossa aldeia.

A.T.

Mina disse...

Ó que surpresa hoje tive ao abrir o blog. Lembrar a nossa mãe onde quer que ela esteja, é sempre uma homenagem bem merecida. A todas as mães do Sobral e em particular às que já partiram, dedico um pequenito poema:

Duas Mães
Maria foi Mãe de Cristo
No presépio de Belém.
Mas, a minha, foi a minha.
À minha chamo-lhe Mãe
À d'Ele, Salvé - Rainha.

Entre elas não há ciúmes,
Ambas nos querem bem.
Uma por ser Mãe do povo
Outra por ser minha mãe!!!

Beijos, a todas as mães do Sobral.

Anónimo disse...

A todas as mâes, mas em especial aquela que me deu a vida, que adormeceu para sempre e se encontra, numa grande simplicidade tal como era, no nosso cemitério do Sobral.

AO MAIS PERFEITO SER

Em teu materno seio a tua voz ouvia
E assim que nasci ela me acarinhava
E ao balbuciar a primeira palavra
Era o teu simples nome, aquela que eu dizia.

E quando eu chorava ou quando eu sorria,
Dando um primeiro passo em teu olhar achava
toda aquela alegria que sem saber te dava;
Mas quando jà por mim o teu amor sentia.

Cresci, e vivo hoje o papel que foi teu,
tentando dar aos meus aquilo que me destes
E subirei até ao mais alto ilhéu!

Para que a minha voz e o meu olhar aviste
Ao longe... E aclamar com os corpos Celestes!
O mais perfeito Ser que sobre a terra existe.

MÂE!

in Rêves orphelins

L.S.

el bruto disse...

mae ha so uma
aquela k nos viu nascer
es unica no mundo
amo-te ate morrer.
BY ALEX
a todas as maes do mundo 1 granda beijo... em especial pra minha.