quarta-feira, dezembro 22, 2010

Roteiro pelas tradições de Natal em Sobral de S. Miguel

No passado dia 19 de Dezembro, Sobral de S. Miguel, no concelho da Covilhã, acolheu dezenas de pessoas num itinerário pela etnografia local.

Sobral de S. Miguel é uma das aldeias que brevemente integrará a Rede das Aldeias do Xisto.
Esta aldeia do concelho da Covilhã recebeu uma iniciativa em que soube expor o melhor da etnografia local, num passeio em que três jovens habitantes explicaram o contexto histórico, etnográfico e cultural dos locais visitados.

Foram visitadas ruelas típicas, alguns Fornos comunitários, moinhos e outros locais de relevante interesse. Na Casa Museu ‘João dos Santos’, sob Exposição, puderam ser relembrados utensílios de outrora, do ferreiro, do sapateiro, do forjador, dos resineiros, do apicultor e do agricultor.
Depois de cantada as Janeiras, por mulheres trajadas a rigor, houve um momento de degustação de produtos gastronómicos locais, que deliciaram os visitantes.

O passeio culminou com um almoço convívio no Centro de Dia local, onde estavam ainda expostos alguns trabalhos manuais, das rodilhas aos panos de cozinha, além de diversos produtos gastronómicos, como as broas, o pão cozido em forno a lenha, 'picas' de bacalhau ou as filhós.

Para Paulo Fernandes, Presidente da Direcção da ADXTUR: "Esta iniciativa tem imenso mérito de tirar partido duma aldeia que está muito bem preservada, com um antigo núcleo junto à ribeira que é dos núcleos mais bonitos dentro do que é o património do xisto, que existe hoje em dia na Rede das Aldeias do Xisto. Por outro lado tem ainda esta componente cultural ainda muito viva, do que são as artes e as tradições, ligadas à Rota do Sal, que deu nome a esta terra durante muitos anos. Também todo o sistema moliceiro junto à ribeira, e a linha da Transumância, fizeram desta aldeia um ponto importante de passagem e paragem. Depois, claro que isso se traduz numa cultura gastronómica muito boa. Aqui são expressados esses hábitos, valores e tradições.
Espero que este percurso marque o que possa ser o percurso de visitação a esta aldeia tão bonita."
Prosseguiu afirmando que: "Podemos dizer que várias Instituições, a própria comunidade, a Junta de Freguesia e o Município da Covilhã estão de parabéns. Esta conjugação de esforços conseguiram convencer e garantir que esta passe a ser mais uma Aldeias do Xisto, o que é mais um activo importante para a região. Vem ajudar a desencravar, e porque não dize-lo, atrair uma nova geração de ideias, boas vontades, energias e pequenos investimentos de âmbito local, para que estas aldeias tenham de facto, futuro."

Também o Presidente da Junta desta freguesia, Jorge Silva, se mostrou satisfeito:
"Saltou à vista que a Freguesia acolhe muito bem este tipo de iniciativas."
Quanto à entrada na Rede das Aldeias do Xisto comentou: "Naturalmente que é uma mais valia fazer parte de um grupo como as Aldeias do Xisto, com uma entidade como a ADXTUR que promove todas as aldeias que estão a entrar no esquecimento. Trará mais valias, sobretudo a nível cultural, na requalificação urbanística de algumas áreas e na criação de um Museu, além da própria projecção da imagem desta freguesia."

em: Aldeias do Xisto

25 comentários:

Anónimo disse...

Não há dúvida, chegaram os sete sábios ao Sobral de S. Miguel e inventaram para a ribeira da nossa aldeia um sistema moliceiro!!! Eu que sou tão só um dos anónimos aparentemente cultos fico abismado com a demonstração de tão subida cultura. E para ficar menos asno do que realmente sou, explica-me tu, ò asno, tão só o sistema moliceiro do Sobral, que o resto foram apenas lugares comuns para justificar um almoço e outras degustações gratuitas.

Anónimo disse...

O que o Asno devia ter escrito era sistema moinheiro. Decerto, ouviu mal e surpreendido por tanta cultura não teve coragem para questionar a sumidade e tirar a dúvida e vai daí pôs as gentes das rias aveirenses em ebulição.
AAC (Anónio Aparentemente Culto)

Asno disse...

Pode ser-se aparentemente culto, como aparentemente saber-se ler.

A saber, teria percebido o que todos perceberam:
A noticia foi extraída do site das Aldeias de Xisto.

O senhor aparentemente culto então deve aparentemente conhecer Tolstoi...

Este dizia:
"Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira"

Distraiu-se...deixe lá, acontece.

Anónimo disse...

Toma! Embrulha e leva ao Pai Natal, anónimo

Anónimo disse...

É curioso ver malta a dizer mal qd quem mexe uma palha sao smp os mms. Se se mexessem em prol da terrinha em vez de andarem a mandar papaias era bem melhor.

Anónimo disse...

Grande Asno, o AAC agradece-te a explicação da origem do texto. Mas tu, que sabes ler, e deves escrever melhor, afinal copias e pouco te interessas com explicações do que não compreendes. Afinal, aquele texto foi plagiado em Aldeias do Xisto. Na tua opinião de asno, copiar para republicar não é crime. Ficamos à espera da explicação acerca do sistema moliceiro na ribeira do Sobral de S. Miguel pelos autores do sítio das Aldeias do Xisto. Eu estou quase a acreditar que o Sobral, por estar no fim do Mundo, chegou mais cedo ao Juízo Final. A subida universal das águas, fez chegar o moliço à nossa ribeira serrana, onde também já há lenha, papaias e palha à custa do orçamento. Grande asno, Os tachos estão a chegar. Mas lembra-te que estes são só para alguns, os outros racham a lenha, que eu encontrei no bosque, mesmo sem a inspiração de Tolstoi. Pelos vistos, tu és um destes.

Anónimo disse...

Grande Asno, copia, mesmo as asneiras, e depois atira pedras.

Anónimo disse...

Pode ser que o Senhor Asno tenha autorização para copiar.

Asno disse...

Epah...
Alguém que tenha jeito para desenho, para explicar ao anónimo onde está identificada a fonte do texto ou senão então o significado da palavra "plágio".
Uns racham lenha e outros, levam com ela.
Cospe-se para o ar...depois cairá. E adivinhe onde?
Passe bem e melhores divagações!

célia disse...

que bonito :)

Não chegava já andarem a desdenhar o evento, a choramingar o dinheiro que se gastou no almoço e envolver assunto que nada tem a ver com o evento....tambem vão começar a jogar ao ping-pong do insulto!

Tambem é Bom :)

E é ainda melhor a imagem que é passada às pessoas que pesquisam sobre a nossa aldeia e se deparam com estes comentários.

Cada um é livre de expressar a sua opinião!

Portanto cá vai a minha:

- todos sabem que estamos em época de crise e todas as ajudas são bem vinda! Com a entrada do sobral na Rede de Aldeia do Xisto há a possibilidade de entrada em novos projectos, quer a nivel publico como particular! cada um de nos, sobralenses, pode desenvolver um bocadinho da nossa terra aproveitado fundos comunitário e desenvolvendo projectos que talvez à muito desejavam. O melhor do sobral não é o facto de se poder fazer uma pousada ou até um hotel com spa...nada disso o melhor da aldeia é ter o mais variado patrimonio desde os moinhos, os "lagares" os fornos comunitarios, a paisagem, até mesmo a arte rupestre que ainda nao esta bem explorada, os feijões com couves e o queijo corno tudo isto é um atractivo que a grande parte de nós não liga e que para outros é uma coisa maravilhosa!

Essa treta de só olhar para o que é mau e pensar quem está a pagar o almoço dos outros é muito mesquinho!

Já alguem pensou nos milhoes que estao a ser enterrados no BPN e ninguem faz nada!

Por favor...se alguem tem duvidas deste projecto na proxima semana perca um pouco de tempo e vá à assembleia de freguesia questionar, pedir informações fazer sugestoes!

Agora vir para uma pagina da net refilar e atirar pedras ao ceguinho nao resolve nada....

H. Sobreiro disse...

é assim mesmo Célia.Nunca gostei das pessoas que se escondem atràs do anonimato para dizer coisas que não são capazes de dizer na frente.

Festas Felizes para todos.

Anónimo disse...

Como já chegamos ao moliço e estamos perto das terras do bacalhau, vai haver deste ao cêntimo, que o tostão já acabou. Com a entrada no projecto das Aldeias do Xisto, o queijo corno vai nascer nas queijeiras, nem vai ser preciso guardar cabras, o milho para moer nos moinhos recuperados e fazer o pão nos fornos comunitários encherá os celeiros, assim, como por milagre. Mesmo os textos neste Blogue hão-de aparecer automaticamente. É só fazer um click como fez o Asno e dizer que se tirou daqui ou dali!!! Alguém há-de fazer tudo até os textos: o dinheiro chegará de graça, a sementeira, as sachas, as regas, as noitadas nos moinhos e nos fornos etc., alguém as há-de fazer. A guarda das cabras e o roçar o mato, alguém as há-de guardar e o mato há-de ser roçado. Até o queijo há-de aparecer bem feito. Esqueceram que a Casa Grande está na Barroca, a Senzala talvez fique no Sobral. Grande asno, agora já não sou o AAC agora fiquei tão burro quanto tu por não acreditar em milagres e menos ainda em almoços grátis.

Anónimo disse...

O AAC que não acredita em milagres, cardeal de diabo dos candidatos a santos das aldeias do Xisto, ainda se comove perante o presépio e a mensagem de um Deus-Menino de Tranquilidade e Amor, e a todos os intervenientes nesta discussão, activos e passivos, e a todos os sobralenses em geral deseja um Santo Natal e um Ano 2011melhor do que o 2010.
AAC

Anónimo disse...

Anonimos e anonimatos,
críticos e criticosos,(risos)
se tivessem comido à borla como dizem que os que estiveram presentes comeram, teriam contribuído para uma grande causa SOBRALENSE, pois o almoço de certeza que alguém o pagou e quem ficou a beneficiar foi a nossa casa," Associação de Solidariedade Social de Sobral de São Miguel"

NÃO COMEU, TIVE-SE COMIDO, A MESA ESTAVA POSTA!

CMSS

Asno disse...

Bem, este anónimo não é só aparente mente estúpido, é completamente estúpido.
Com uma mera publicação de noticia, se ter tecido minha asinidade qualquer comentário, insiste em não me largar a fivela da cilha...

Epah, isso já é paixão!

Queres aparecer?
Arranja uma cabrada e faz queijo corno porra!!!

Anónimo disse...

Epa m este anonimo é estupido? É cagar pra ele já!

Anónimo disse...

eu tou a ver que a melhor maneira de tratar um anonimo asno e estupido e ignora-lo .BOAS FESTAS
força prima

sergio

Anónimo disse...

Quantas saudades do queijo corno, Grande Asno, obviamente, sem porras e outros maldizeres!!! O espírito natalício impõe bom senso, educação, tranquilidade, amor, no sentido espiritual do termo.
Não fora a distância e outras vidas, arranjaria a dita cabrada, uma queijeira e sem a gente da Casa Grande e numa terra de gente livre, viveria livre, respeitando-me a mim, aos que me rodeassem e ao ambiente em particular, que é coisa de grande nobreza.
Aquele Jesus que ali está, junto a esta caixa em que escrevo, veio para nos salvar, eu creio que os senhores que aí foram querem é salvar-se a eles. Saibam quanto devem as câmaras municipais accionistas do projecto? O Sobral entra no fim do mesmo para ajudar a varrer o lixo que aqueles têm feito.
A maior tristeza é ver o meu povo a colocar-se na pendura destes pseudo-salvadores, que dedicam a esse projecto menos tempo do que eu ao fazer destes comentários no vosso Blogue.
Tenham as vossas cabras, o vosso milho e centeio, as vossas batatas e o vosso azeite e vinho. Criem os vossos porcos as vossas galinhas e os vossos coelhos, ponham cilha aos vossos burros e gasóleo aos vossos tractores, sejam donos das vossas terras e de vós mesmos.
Associem-se como produtores disto e daquilo,produzam com qualidade e coloquem os vossos produtos com dinamismo que é o que o país precisa, mas não se transformem em escravos dessa gente a troca de um prato de lentilhas e de laços de escravidão. Crie cada um o seu futuro. Repito que vos desejo um Bom Ano 2011, apesar das imprecações de alguns. Agora devem ter percebido como se é anónimo livre. AAC

P.S. Não sei quem é o Asno e por isso não ofendo pessoalmente o portador de tão sábio pseudónimo, muito menos sinta ele alguma atitude persecutória, nestas minhas modestas palavras.

silence disse...

Aldeia(s) do "chisto" ?
NÃO!...

Aldeia das LAGES/LOUSAS!!!?
SIM.

A Unicidade e Caracterização de um local geográfico, não é caracterizado nem definido por MAIS ou MENOS valias.

S.S. Miguel nada tem a ver nem se identifica com esta ADXTUR.

Formada sem/para fins objectivos de desenvolvimento nefasto, (económico/social/político) "por parolos", para fins de interesses intrinsecos de pobretanas Subsidiários, deste exemplar país.

Destes últimos citados, vai a crença e a identidade de um povo que não se deixará ludibriar por futurologias, citações, afirmações e divagações de mentecapos sistémicos, como aqueles que citam L. Tolstoi, não se compadecendo da sua miséria de arritemias fulcrais.

Anónimo disse...

Explica-nos tu, Silence Natalício, o que é um mentecapto sistémico e uma arritmia fulcral, enquanto esperamos que os fluentes escritores das Aldeias do Xisto nos digam mais alguma coisa sobre o sistema moliceiro da ribeira do Sobral, motivo destas divagações.

Anónimo disse...

Tão poucos e tão divididos.
E tudo por causa duns calhaus metafórmicos que são explorados sem quaisquer regras e preocupações ambientais. Continuem a cavar que ainda jorra petróleo.

Anónimo disse...

Novo conceito traz este anónimo: o calhau metamórfico. Há gente verdadeiramente culta, preocupada com o ambiente, no Sobral, o xisto mais parece pedra sepulcral do que salvadora. Obviamente, não podemos
fazer um coro alentejano, cantar em uníssono, e ler quotidianamente o Manifesto do Partido Comunista. Só nas equipas de Futebol a união faz a força e mesmo nestas são necessários os eusébios, os messis e os ronaldos.

Anónimo disse...

"Húau" que fantástica aldeia para ser visitada!!! - Muito mais que candidata a Aldeia do Xisto!! Eu não conheço o Sobral de S. Miguel... mas com comentários destes divulgados na net, ponho em causa a forma como tencionam receber quem porventura a queira visitar!?
Pelo que li anteriormente, uma das mais valias a nivel cultural é a fantastica "peça teatral", que conseguiram com esta projecção da vossa aldeia pelo país inteiro! - Muita união, sem duvida... e muitas duvidas no que se vai encontrar!

Anónimo disse...

Há anónimos e anónimos. O anterior é superanónimo, superexclamativo e interrogativo, supervigilante, inquisitorial, herdeiro do lápis-azul e não deve conhecer mesmo o Sobral, dizendo-se ele o mais discreto dos portugueses. Acredita que, no Sobral, desde a primeira à última casa, todos deviam ler a mesma cartilha de preferência repetida em uníssono neste Blogue. É, portanto, também um supercrente. O imaginário aldeão deste anónimo é fantástico: a qualquer aldeia a que chega, que não seja a nossa: tem uma fanfarra a recebê-lo, uma passadeira azul e é conduzido de imediato à melhor adega para aperitivo e o que vier a seguir. Ou então quem faz o teatro que diz fazer-se aqui é ele que montou um cenário e não disse nada: teatro mudo, poesia muda, um vazio de ideias. É dos tais que pensa que as batatas nascem na loja do merceeiro e as azeitonas se curtem nas árvores. Quando chega, quer comer graciosamente o que não lhe custa a criar e ainda que lhe batam palmas a seguir.

Caixeiro viajante disse...

Olá! o tal do "Huau", aposto não será tão ausente e desconhecedor deste cantinho, como quer fazer crer, para simplesmente despistar!. Conhecerá, certamente, todos os cantinhos, cantões, pedras e pedrinhas do nosso S.S. Miguel. Mas para reforçar o anonimato, optou por um caminho enviezado e tão curvativo que parece não saber onde a terra acaba e a fronteira começa. É certo que dizer mal disto, daquilo e de tudo, mesmo que algo o justifique, não ajudará, a promover positivamente um qualquer lugarejo ou uma grande metrópole. Se há críticas a fazer, construtivas, venham elas, pois ajudarão a construir melhor e a divulgar o que deve ser conhecido, acarinhado e vivido. Haja boa disposição e ideias, e mesmo idiotices, mas serão sempre ideias.