segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Lembrar o carnaval

Carnaval não é samba, nem Vezena...Carnaval é "Entrudos" e "Cântaro"
Para qualquer sobralense esta quadra não passa sem um bom entrudo ou um jogo do panelo, mesmo se o cântaro for de latão!
O entrudo é o mitico mascarado dos pés à cabeça, com fardos ou roupas velhas de modo a ser irreconhecivel!
Os melhores entrudos são aqueles que aparecem sozinhos do nada e que é preciso topar-lhe os "jeitos" para saber quem é! Alguns chegam mesmo a nunca ser desobertos!
E também não há carnaval se não houver uns cântaros para partir!
O jogo do panelo ou cântaro consiste em fazer uma fila e andar pelas ruas a mandar o cântaro para a pessoa que está atrás de nós!
Quem deixar cair, além de ter que arranjar um cântaro novo, sai do jogo!


11 comentários:

Anónimo disse...

quantos cantaritos forao partidos nessa,tarde grande fila boas recordaçoes

Anónimo disse...

Que saudades!!! Enfim, era a este entrudo que me referia no outro "post"... a animação era para todos, velhos e novos; cantaros de barro e outros... era o q vinha "à mão", uma euforia generalizada... um Carnaval com "pinta"!

finadamina disse...

Nós lá para cima o carnaval também era assim... As cântaras, cheias de cascalho umas, outras com água e farinha a estirarem no meio das casas das pessoas, e nunca ninguém descobria os ou desalmadas que tinham feito semelhante serviço.
Havia uma particularidade, era pequena e nunca mais me esqueci, havia cântaras que para além do cascalho levavam castanhas, chouriças, morcelas, farinheiras, entremeada salgada...
No meio da folia não se esquecia quem não criava porco, nem uma leira de terra tinha para semar uma batata ou plantar um pé de couve, tinha que comprar tudo.Também aqui não se sabia quem tinham sido as ou os desalmados que tinham feito semelhante serviço.
Estão de parabéns por manterem as nossas tradições, os nossos entrudos!

finadamina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Destes Carnavais, quero guardar na memória" a mesa andante" do Ti Zé Herminio e do Ti Manuel Paiva com o penico de barro em cima, donde a rapaziada bebia vinho branco co chouriça de farinha cosida a boiar.

famel disse...

epah dessa nc tinha ouvido falar..uma mesa andante??? kero saber mais!

Anónimo disse...

A mesa andante era mesmo uma mesa de madeira a cujas pernas estavam amarrados quatro marmamjos ou seja perna da mesa com perna de marmanjo.Os quatro deslocavam-se em simultãneo levando a mesa a andar. Para completar o ramalhete ainda havia cadeiras onde os quatro se sentavam assim como se se tratasse de uma via-sacra.

Anónimo disse...

ISSO PARECE MAIS O CARNAVAL DOS KARAS PELADOS¡¡

Anónimo disse...

AI NA PRIMEIRA FOTO E A NOVA EQUIPA DE FUTEBOL DE 5 DOS GALITOS COM TREINADOR CLARO¡¡

Anónimo disse...

HA¡¡ NA ULTIMA FOTO O FERNANDO TENTA ESCOLHER OS MELHORES CRACKS PA CRIAR A EQUIPA DOS GALINACIOS

Anónimo disse...

e tambem nao eskecer k na segunda tentam imitar as corridas de pamplona mas nao passa de meira coincidencia¡¡