quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Sobral visto do Voo BA 501 Lisboa - Londres. 13/01/07 14:32h Alt. 17.000 pés (5.666m) subindo até 29.000 pés (9.666m) 570km/h indo até 870km/h




34 comentários:

Anónimo disse...

"Desta vez não me escapa", pensei eu quando me deram um lugar à janela (fora da asa) do avião. e logo do lado direito...
Era desta que eu ia ver o SOBRAL lá das alturas. Nem sequer havia nuvens e as sombras das serras ainda eram pequenas áquela hora.
Por cima de Abrantes começei a preparar a máquina e aí vai disto... em menos de nada avistei Castelo Branco lá longe e a seguir "esperei" a barragem de Sta.Luzia,a que se seguiu Picoto e logo o Sobral, o coração disparou e a máquina também disparou até ver Seia/Serra da Estrela (sem neve)e por aí acima,com o avião sempre a subir...subir...subir. E chegando á galiza entrou nas nuvens.
Em muitas viagens antes, sonhei ver o Sobral lá do céu ,(nunca tinha acontecido)e desta vez aconteceu. Todos no avião olharam quando gritei "olha lá o SOBRAAAAAAL".

Serranita disse...

Imagino, Virgilio. Até vamos ter mais leitores no Blog, qd os passageiros do voo se lembrarem do grito "Sobral" e o descobrirem ao pesquisar no Google. :-)
Nunca consegui avistar o Sobral lá de cima! Acho que tb não reconheceria, não deve ser para qq um!

Anónimo disse...

com franquesa virgilio conseguiste uma proeza que nao e muito comum pois apanhas-te todos os factores a teu favor as fotos dizem tudo simplesmente magnificas

Anónimo disse...

Simplesmente um espectaculo estas fotos! Obrigado Virgilio!

Anónimo disse...

Bem Virgilio... e com todo o respeito .... é caso pra dizer "Ganda Maluko"....

Anónimo disse...

...E o mais engraçado eram os tripulantes de cabina da British Airways a perguntar:- "What is Sobral"???? Where is it?

Anónimo disse...

Very Funny!!
Vai na volta uma delas falava sobralense tb? hehehehe

sobralfilho disse...

Olá, Virgílio Neves
Tu gritaste “olha lá o Sobralaaaaaal” e a pequenada do meu tempo, assim que via um avião, bastava que um gritasse “olha além um avião” logo o resto da maralha gritava “indó vejo, indó vejo” continuadamente até que o avião deixasse de ser visível no horizonte.
Sempre desejei ver e fotografar o Sobral dum avião. Fico-me pelo sonho, pois tenho medo de andar de avião. Mas, estas tuas fotos – que enriqueceram o blogue – são, para mim, um incentivo para perder o medo…
Parabéns e bem-hajas pela partilha.

famel disse...

é a loucura total!!!! já so falta o sobral visto ta lua lol ta mt bem virgilio, smp a surpreender!
sortudo...
em relação às fotos dá p o susto ao ver as encostas das nossas serras tão escarpadas...

Anónimo disse...

Sobralfilho vamos lá a perder o medo e aproveitar essas viagens super baratas. Até se compram na internete... Há tantas companhias a voar (e oferecer)que se encontram passagens de ida e volta "ali" a Madrid por 50 euros.
E tiveres sorte, (na rota p/ Madrid)irás sobrevoar os montes Crestados? e Belmonte.Ou essa será a rota que eu fiz um dia p/ Paris ?
Agora para quem quizer ver o Sobral, Tráz de serra e seus montes,terá que comprar bilhete pa Londres.

Anónimo disse...

Famel tive mesmo sorte sim,porque se o avião calhasse a ir na altura de cruzeiro (10.000 m),aí já não se notava nada.Tanto que eu mal consegui distinguir as construções do alto da SERRA DA ESTRELA. Tu viste na 1ª foto, á frente da barragem de STA. Luzia um parque eólico c/ 14 "cravailas" ? É o de Fajão?

Anónimo disse...

Amigo Virgílio, não assinalou o Poço da Viola?... local mítico dos pastores lá dos lados do Carvalhal!

Anónimo disse...

A Laiz assim ficou a conhecer para além de ter ido ao ponto mais ocidental da Europa "Onde a Terra termina e o Mar começa...", ficou tb a conhecer o Sobral ainda k apenas do ar dentro de um aviao acaminho de mais uma aventura!!!
Parabens as fotos estao de mais....

Anónimo disse...

Amigo guieirolas,realmente foi falha minha, mas não foi total porque assinalei a Malhada Chã .
quanto ao poço da viola, estive lá em 1966 (c/10 anos) e em 2001. Da 1ª vez fugi c/medo de tal fundura...mas em 2001 não me cançava de mergulhar naquela água cristalina (que se podia beber). não sei se lá voltarei...porque para sair de lá é preciso ter "canelas"... declives de 70 e tal %.
Agora diz-me lá, és o NSD ?

Anónimo disse...

Olá ferruki, também não te deixo sem resposta. A Lays não imaginava o que eram serras c/ 1300 0u 2000 metros (onde cai neve). Mas esta semana já deve ter entendido o que eu lhe dizia, porque já apanhou c/ um nevão de 20 cm em Londres. Deve andar por lá toda arreganhada, coitadinha. Beijos pa todos.

Anónimo disse...

Amigo vergilio Neves, devido ás belas fotos aereas... fiquei tão entusiasmado que até deixei queimar uma chouriça de carne na estufa que era para o meu almoço.
Quanto á ida ao Poço da Viola, veem lá 60anos e ainda este ano lá cassei um belo perdigão que espero ter belos sabores em Lisboa! E olha que se Deus quizer irei lá voltar na proxima época de caça...
Amigo vergilio "se não tens canelas" para voltares ao Poço da Viola procura-as, porque eu ainda as tenho... Um abraço e obrigado pelas belas fotos!!!!!

Anónimo disse...

renaistees-smoring (ASF)? AINDA ME TOCA UMA ASA DO PERDIGÃO? Prefiro o sanglier.Fico contente pelas tuas canelas... que elas passem dos 90. Agora desafiaste-me e deu-me uma vontade de lá voltar (poço da viola) mas há-de ser de cu-tremido no meu carrinho até á Malhada Chã. que fica bem partelinho, e é só ir rio acima.
Dormi lá uma bela sesta depois de tantos mergulhos. Tenho cá umas fotos espectaculares do poço e cascata.Abraços e boa caçada.

Anónimo disse...

sobralfilho voltei cá para te animar a andar de avião. Quanto ao "indó veijo,indó veijó" também era assim comigo.
Agora quanto ás viagens de avião, deu-me para contabilizar as que já fiz, e somou 267.000 km,o equivalente a quase 6 voltas á Terra (pelo equador). Isto de 1978 a 2007. Tenho cá os bilhetes todos guardados. só que a 1ª viagem foi Lisboa-Covilhã em 1976. Tap-regional duração 40 min. 307 km.PEGUEI-LHE LOGO O GOSTO.

Anónimo disse...

Vergilio sanglier já não dá certo, pode ter a peste suina africana :o)
Vens ao Leilão da proxima motaria, que é no dia 24 de fevereiro de 2007.
Xau

Anónimo disse...

Renaitees,espero que a proxima montaria seja melhor que a de Dezembro; um abraço

Anónimo disse...

Muito fixe mesmo!!!
Quando vou de avião também tento procurar mas da última vez passei em cima da serra da gardunha e vinha do lado este do avião :(

sobralfilho disse...

Virgílio Neves, é um currículo digno de registo. 267.000 Km. são muitas viagens a cruzar os ares. Mas, eu além do medo normal que todas as pessoas terão provavelmente antes do baptismo aéreo, também não tenho a certeza de como reagirá o meu físico a essa altitude (cerca de 10.000 m), tendo eu só uma "câmara de ar", enquanto o comum das pessoas tem duas. Assim, e como quase já não há comboios... por estas bandas, contento-me a ver passar os aviões lá no alto e a imaginar qual será o seu destino.

Quanto às rotas: De facto, das proximidades do Sobral até Sortelha existe um grande corredor aéreo, que incluirá muitas rotas (?). Aqui, sobre Belmonte também passam (?) os aviões que vão de Nova Iorque para Roma.

Anónimo disse...

Boa noite sobralfilho, ainda cá voltei mais uma vez...agora já não se fuma mais nos aviões,(nem nas viagens de 10 horas de duração) por isso o ar é mais respirável lá dentro,e as tua "câmara de ar" não iria notar muita diferença.
Quanto ás rotas que te referes, essa é a de Paris e outros,para Madrid passa mais P/ Portalegre e Roma e Barcelona ainda mais a sul. Fiz em 1981/82 5 viagens de ida e volta p/ Tel-Aviv, Israel, e fui sempre sobrevoar o "tacão da bota"- Itália, e a ilha de Creta.

Anónimo disse...

Voltando aos Km voados, esqueci-me de contabilizar a última viagem ao Brasil,(uns 20.000 Km) e uma a Israel. A soma dá agora 309.000 Kms, que já ultrapassa as 6 voltas ao globo e fico apenas a 33.000 Km da distância da Terra á Lua...que é de 340.000 Km (1.000 viagens Lisboa-Belmonte)...Uma bagatela não é?

Anónimo disse...

E já agora sem querer abusar da v/ pasciência, uma curiosidade:
Há cerca de 2 anos fui á janela e vi 2 aviões a cruzar o céu de Lisboa rumo a norte. O "rasto" dos seus motores parecia mesmo uma linha do comboio)duas linhas branquinhas sobre o seu azul profundo e gélido -40º. Seguindo na mesma rota deveriam ir separados por 7 km na horizontal e 300 metros na vertical.

Anónimo disse...

Calculando que a Susete estivesse na Covilhã, e que era aquela a rota que eles seguiam, pedi-lhe que ficasse atenta para me confirmar e para ela ver a linha do comboio no céu. Estava no Ferro e mandei-a olhar p/ Sudoeste...
Daí a poucos minutos o telefone tocou. Era a Susete a dizer: - "Oh tio já os vejo"..."é altamente"... e era.Mais de 10.000 m.

famel disse...

Confirmadissimo! Lembro-me perfeita/ do meu tio ligar e dizr "daki a alguns minutos (ja n m lembro qts), vais ver 2 aviões virem da gardunha e passarem no ceu completa/ paralelos"... Fikei a olhar p o céu e passados os tais minutos lá estavam os 2 aviões a espreitar na Gardunho!
Todos os que estavamos ali naquele momento, ficamos abismados c as contas do Virgilio, pois bem lá no fundo, mm sabendo k ele é dado a grds cálculos, n acreditava k fosse possivel ser tao preciso qt à rota e qt ao tempo da passagem daqueles aviões!
Smp a surpreender!

Anónimo disse...

Óh mariita o livro já está quase escrito mas falta passá-lo dos "miolos" p/o papel quando ouver leitores. lol lol.
Agora pena foi eu ter vendido a casa que comprei ao lado da tua no Barreiro/Sobral. Ias ter um grande contador de histórias como vizinho.

famel disse...

Eu posso tratar de organizar o clube, as sessões, a logistica...venham daí os talentos!
Prometo chá com biscoito lol

Anónimo disse...

mariita e famel sabiam voçês que o meu avô paterno (e avô do ti Pereira do café também) tinha a alcunha de Manel das Letras? Além de saber ler e escrever ainda ensinou muitos no Sobral...
É só surpresas !...
Tudo pela n/ terrinha.
Se começarem pela biblioteca já tenho uns livritos que posso oferecer.

Anónimo disse...

jessi james disse ,amigo vergilioeu tamben tenho alguns quilometros no ceu e teria muintos mais se nao tivesse tido un sargento tao ruin que me deitava fora do aviao cada vez que passava por cima do campo do arrepiado em tancos

Anónimo disse...

jessi james, Paraquedista? Dá-me lá as iniciais do teu nome que eu descubro quem és. Tirei uma bela foto Á BASE DE TANCOS, e o avião ainda ia baixo, queres que ta envie? ou tens muitas dessas.
O meu record só deveter sido batido pelo pessoal sobralense da TAP.

Anónimo disse...

jessi james ao vergilio para te dar as minhas iniciais nao valia a pena criar o alcunho,mas posso dizerte que emquanto tu estavas nos comandos eu estava nos paraquedistas nesse ano so avia 3 do concelho da covilha, nao tems que dizer nada mas sabes quem e

Anónimo disse...

Fenomenais fotografias

Mais uma vez, os meus parabéns Virgilio.
É pena n ter tirado umas fotos a Abrantes ;)

A minha ma~e uma x k foi à Alemanha jura k reconheceu as serras e o Sobral tb no seu vôo.
Infelizmente, as minhas duas únicas viagens de avião foram para sul. Talvez um dia tb tenha uma oprtunidade como a k teve o Virgilio.

Venha de lá esse livro, esse clube, esses biscoitos com chá :D

Cumprimentos!!!