terça-feira, julho 07, 2009

Antes e Depois IV

Cá está mais uma feliz recuperação do património da nossa aldeia.
Hoje mostramo-vos as fotos do recém reconstruido espaço onde se ferravam os bois. O Tronco da Laje esteve ao abandono durante vários anos, mas felizmente já tem novo abrigo.
O próprio tronco encontrava-se bastante degrado ( tal como o Fernando Paulo Antunes já havia documentado a 30 de Abril de 2007 no seguinte post http://sobraldesaomiguel.blogspot.com/2007/04/voz-do-leitor_30.html ), facto que não favoreceu o seu restauro na forma mais original, mas cá está ele para fazer história durante mais uns quantos anos.
As novas fotos foram tiradas há algum tempo atrás, ainda antes do restauro estar devidamente concluido. A Célia entretanto conseguiu reunir alguns utensilios que eram usados na profissão de Ferrador, para enriquecer ainda mais o espaço!

Podem vê-los no seguinte post http://sobraldesaomiguel.blogspot.com/2009/03/achado.html



ANTES

Fotos de Fernando Paulo Antunes -
http://sobraldesaomiguel.blogspot.com/2007/04/voz-do-leitor_30.html




DEPOIS



O espaço encontra-se dotado de um pequeno painel fotovoltaico para produzir luz de presença durante a noite! Ou seja além de um espaço recuperado é um espaço amigo do ambiente!!!

22 comentários:

Serranita disse...

Boas notícias. É possível visitar?

Carlos Sobreiro disse...

Ja estou mais contente chegou a energia economica a mais uma obra parabéns,o resto espectacular.

Mendes Sobreiro José Carlos disse...

parabems: desculpem mas é culpa da evoluçao,nunca levei uma varada nem reguada por nao saber nos meus 6 anos de escola obrigatoria na epoca
acabei com bolsa de estudo com media de 16,50 sobre 20 mas nunca mais precisei da escrita ate agora,em 96 tive o meu primeiro Telemovel um marca Bosch de 600 Gramas boas festas por sms com postais a acompanhar chegada do computador a minha casa em 97 Chegada as Minhas maos o PC em França comunicaçao por Camara WEB 2004 bom fazia 34 anos que nao me dedicava a escrita mas faço confiança ao meu Q.I. e espero que o Corrector dos meus livros nao va ter muito trabalho quando finalizados se algum dia precisar de os vender porque ha escritores que morrem sem nunca venderem uma obra sua assim espero que seja comigo que nunca precise de as vender em vida,alguns dos meus professores ainda sao vivos testemunho do que digo,acredito que quem aprende a nadar sera dificil se deixar afogar,o meu muito Obrigado para quem consiga compriender esta situaçao em que me encontro com o agravamento de me fugir certas letras de portugues para o françes que falo e escrevo tambem comeci começa çava
mon,ton,son,notre,votre,leur,prenomes indefenidos,espero que os entendidos conpriendam porque ainda dou umas faltitas e uns erros
O fozdaportalia sei sem o conhecer pessoalmente que é atrasado a 60% na materia da escrita,deve ser algum repetente que chegou comigo ao fim mas com tres anos de repetente dos meus 6 anos de escola so por o que escreve no blog.
Que me apresentem os vossos professores de Escola Primaria e Telescola Para eu tirar as minhas duvidas.

Que eu lembro-me bem de todos os que andaram comigo na escola de Sobral de S. Miguel-Distrito de Castelo Branco.
DESCULPEM o meu alongamnto mas tinha que esplicar isto,mal ou bem.

Víboro disse...

Sobreiro..! Vous ecrivé trés bien, Français. Portugais,aussi. Come je vous dit le Q.I,au Sobral cés trés elevé..!
Nous somme pou ici,au tour de notre petit village,mais,nous écrivons e parlons aussi un petit peau.

Víboro

Sr"professor disse...

com as calinadas que tu das eu nao te dava 5 sobre 20,quanto mais 16,5.TOCA A APRENDER;;

Mendes Sobreiro disse...

Bien sur mon cher Viboro,vingt pour cent conprend bien sans lire et ecrire,quatre pour cent ecrire,lire et parler correctement sa j'suis sur et certain.
A la prochain,bonne nuit.

MUITO BOM disse...

sr prof para qué tanta explicaçao,sera que é uma mulher e quer me conquistar?
Ou sera uma especie de lula que nao vai ter hipotese comigo?

silence disse...

Olha Quem Fala!!!e escreve.

"O fozdaportalia sei sem o
conhecer pessoalmente que é atrasado a 60% na materia da escrita,"

Rica e feliz dedução...

eu disse...

quel massacre!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

E comentarem o post, n? Se querem aprender a escrever ou corrigir-vos ide para a escola.

Carvalho do meio disse...

Acho que o nosso tronco dos bois esta magnifico e como vejo o interior a junventude com a porta aberta para o futuro,podem se agarrar ao tronco para nao apanharem dores de pernas.
No acaso de apareçer alguem no momento tem uma segunda saida tem de estar de olho,seja como o ferrador dos bois (um olho no boi outro na ferradura e se possivel um no prego)
nao sendo desse sistema a femea do boi pode ficar coxa. Acho que este tronco de ferragem alem de ser de interesse turistico com respeito a bois tambem se la ferravam burras e burros quando eu era crianca,vai tirar o interesse de certos jovens so por os moinhos da zona,os turistas e os jovems da terra mereciam esta obra renovada.

Carlos sobreiro disse...

Eu estou com ideias de mais um ano ou dois me dedicar a agricultura e se comprar uma junta de animais para lavrar as terras alguem que comenta no blog me pode informar se esta apto a servir como antigamente?

Anónimo disse...

segundo o carvalho ainda há junventude apta a ferrar dentro do espaço...pena é as portas estares fechadas...

Anónimo disse...

Que bom que é dar uma espreitadela e sentir que há vida, que há gosto, que há carinho, que há inovação, pelo que um dia se fazia na nossa terra - ferrar animais...
Penso que agora já não há bois para ferrar, (ou há, sem querer posso andar muito satentata) Devemos sempre caminhar em direcção ao futuro - nunca esquecer as nossas origens.
Parabéns por, sempre que oportuno, a partilha ser uma constante neste blogue.

Estou a reler Guerra Junqueiro e, perdoem-me:
Regresso ao Lar

Ai, há quantos anos que eu parti chorando
Deste meu saudoso, carinhoso lar!...
Foi há vinte?... Há trinta? Nem eu sei já quando!...
Minha velha ama, que me está fitando
Canta-me cantigas para me lembrar!

Dei a volta ao mundo, dei a volta à Vida...
Só achei enganos, decepções, pesar...
Oh! A ingénua alma tão desiludida!...
Minha velha ama, com a vor dorida,
Canta-me cantigas de me adormentar!...

Trago d'amargura o coração desfeito ...
Vê que fundas mágoas no embaciado olhar!
Nunca eu saira do meu ninho estreito!...
Minha velha ama que me deste o peito,
Canta-me cantigas para me embalar!

Pôs-me Deus outrora no frouxel do ninho
Pedrarias d'astros, gemas de luar...
Tudo me roubaram, vê, pelo caminho!...
Minha velha ama, sou um pobrezinho...
Canta-me cantigas de fazer chorar!

Como antigamente, no regaço amado,
(Venho morto, morto!...) deixa-me deitar!
Ai, o teu menino como está mudado!
Minha velha ama, como está mudado!
Canta-lhe cantigas de dormir, sonhar!...

Canta-me cantigas, manso, muito manso...
Tristes, muito tristes, como à noite o mar...
Canta-me cantigas para ver se alcanço
Que a minh'alma tenha paz, descanso,
Quando a Morte, em brebe,me vier buscar!...

Maria Ideias

criado de servir disse...

so se for p´ra te meter a canga.

Mariita disse...

O espaço ficou valorizado e esta reconstrução está muito bonita. Passei por lá há pouco, também tirei fotos.
Serranita: Quanto a visitas, certamente serão possíveis, a Junta deve ter alguma coisa a dizer.
Maria Ideias: mais um lindo poema, bem-haja e votos de melhoras e muita esperança para o marido. Ontem ouvi o prof. Manuel Antunes e lembrei-me logo dele. Que haja em breve uma resolução, são os meus votos muito sinceros.
...
Agora meus amigos permiti um desabafo meu - frontalmente - com todo o respeito que cada um merece e num espaço de livre opinião há quem esteja a resvalar para tudo menos para a dita!
Pergunto: o que foi que vos aconteceu? É desta maneira que valorizam este trabalho de divulgação ou pretendem acabar com ele?
Há, e não venham já com história de que eu sou santinha, tenho a mania etc. etc... porque também me zango e digo asneiras.

Carlos Sobreiro disse...

A Canga é um utensilio de lavoura que se mete numa parelha de Bois ou numa Junta um Boi e uma Vaca mete-se atras dos Cornos sobre o pescoço onde engata o Tiro do Carro da Parelha ou na Lavra o Arado e a Grade de Preparar a terra para a sementeira, um Boi e uma Vaca quando nao Esteriles dao nacimento a um Vitelo quando mais cresido passa a chamar-se BOI.

Víboro disse...

Pessoal! Deixemo-nos de sentidos figurados,diatribes,excessos de linguagem.Para fazer pervalecer a nossa opinião,não precisamos de desrespeitar a dos outros.
Pessoalmente,até gosto de uma boa discussão.Civilizada.Preferencialmente.Ora,educação e inteligência não são o nosso principal capital?

Víboro

Anónimo disse...

Carlos, uma vaca e um boi não dão um vitelo. Porque um boi é um touro castrado, não dá filhos. Ou seja, o vitelo ou bezerro ao crescer passa a chamar-se touro,depois de castrado então passa a chamar-se boi.

Anónimo disse...

Esta barafunda toda faz lembrar um poema que algun poeta escreveu no quarto de banho no restaurante Santo Antonio na estrela onde trabalhei uns anos , Neste lugar solitario onde a vaidade se acaba todo o cobarde faz forca e todo o valente se caga. Peco desculpa se ofendo alguen , mas ja chega de ofender uns e outros, vamos falar de coisas de interesse e nao tar sempre a tocar a nossa corneta

Carvalho do meio disse...

Quando eu for de ferias em Agosto como isto nao existe mas estou a ver que ainda a vocaçao para toureiros gostava de te ver com a capa a fazer treinos,quem sabe se teras coragem, era so para recordar a Tauromaquia Portuguesa que tambem é uma tradiçao,
espero que sejas um bravo.

Anónimo disse...

fo i nr m