terça-feira, julho 28, 2009

Memórias da Fonte da Ponte

Pois é caros leitores, a Fonte da Ponte desperta as memórias de todos nós e depois da publicação anterior, rapidamente recebemos outro contributo para enriquecer ainda mais a história e memória do local.
Foi o Sobralfilho que partilhou connosco as fotos que se seguem! E é também ele que em jeito de desafio nos coloca as seguintes perguntas:



"Num dia de Verão e com muito calor, do ano de 1965, encontramos esta rapaziada, aparentemente de boa disposição, junto da Fonte da ponte.
- O que faziam ali?
- Quem são?
- E o que fazia ali um veterano (homem para os seus 45/50 anos), com os "ferrinhos" na mão?"
(Reportagem fotográfica de Fernando Paulo)


- Aquele que responder cabalmente a todas as questões, arrisca-se a ganhar uma garrafa de Zimbro. (A propósito de Zimbro, a Famel foi uma das premiadas com uma zimbrada, num passatempo anterior. Famel, diz da tua justiça... Era bom ou assim, assim...)


Sobralfilho

15 comentários:

famel disse...

Era uma zimbrada muito boa! Aqueceu-me durante alguns serões frios de Inverno :)

Anónimo disse...

Eu não conheço ninguém. Cheira-me que se trata da malta da inspecção daquele ano.
Realmente não vejo razão para lá estar aquele velhote no meio dos mancebos...

Unknown disse...

Foto inferior: Pessoal da inspecção nascido em 1945:
Lima (falecido), filho do Tomé (latoeiro), O da concertina (contratado para animar), José Geraldes (Abrantes), Tabouja (não sei o nome), Guarda-rios (não sei o nome), Sobreiro, Filho do Pereira da Junta, e outro que não sei o nome nem o apelido

Anónimo disse...

Identificação na foto inferior:
Lima (já falecido), filho do Tomé (Latoeiro), José Geraldes (Abrantes)
Tabouja (não sei o nome), Guarda-Rios (não sei o nome), Sobreiro, filho do Pereira (que foi presidente da Junta), e o da concertina. Há ainda um outro que nem sei o nome nem a alcunha.

Anónimo disse...

zé Lima (falecido) Isaac(filho do ti Tomé) José geraldes Abrantes,António Pereira, Manuel (guarda-rios)Acácio Sobreiro,filho do Pereira (que foi presidente da junta)João Marques (vizinho de minha mãe,pai da Alice e Ivone) o da concertina o dos ferrinhos ti Augusto Romão será....

documento enviado por: Adelaide filha do Zé Lima

Aprisco P.J. disse...

primeira foto o mancebo dos ferrinhos é o filho do ti antónio gonçalves da ponte nome josé casado com uma filha do idéias ou o irmão deste o acúrsio

sobralfilho disse...

Aprisco P.J.,
Não, não é.

- Anima-te. Eu que integrei a festa também não consigo lembrar-me do nome e da localidade do tocador de concertina (ou será acordeão?). Assim sendo, não consigo ganhar a garrafa de zimbro: É o que se chama jogar em casa e perder...

sobralense ausente disse...

O veterano é o Laurentino Sobreiro


...nessa data tinha 30 e não 45/50.

virgilio neves disse...

O da boina é o João que casou c/ a Conceição do leite ou Maria ?

sobralfilho disse...

sobralense ausente,

Não. Não é o Laurentino Sobreiro.

Virgílio Neves,

É. (Conceição, salvo erro)

virgílio neves disse...

o dos ferrinhos é o MANUEL(GUARDA-RIOS),SEMPRE DE CHAPÉU E GRAVATA. NUMA foto DE PANDEIRETA E NA OUTRA DE FERRINHOs NA MÃO...SÃO TODOS MANCEBOS (9) EXCEPTO O ACORDIONISTA.

sobralfilho disse...

Assim sendo, chegou a hora de desvendar ou de ler as fotos "postadas":
Trata-se, como é óbvio, da festa da malta da "inspecção" de 1965. Que depois de terem saboreado um ensopado de "cabrito" (um chibo de cerca de 1 ano)no Terraço do Ti-Machado, faziam uma pausa na fonte da ponte. E como era festa, a música e os foguetes não faltaram e o vinho também não. Éramos cerca de 20(?)mas, do resto da malta, uns andavam no seminário outros estavam na estranja.

1ª. Foto, da esquerda para a direita: António Pereira (marido da Inocência), António Pinto, Isaac, Acácio Sobreiro, João Diogo, José Lima, José Abrantes, Manuel Lopes (guarda-rios), de chapéu e pandeireta na mão. No degrau inferior, O tocador de acordeão e o Ti-Pedro João que penso que teria à volta dos 40 anos, pois, nessa data, já era pai do Pedro, do ZÉ (/do Carro)que teve o Táxi e a tasca dos Ti-Romões e foi presidente da junta de freguesia. A razão da sua participação na festa deve-se ao facto de ser pai do António que era da malta de 65 e que estava ausente na França. Contribuiu também para a festa, mas fez questão de participar.

2ª. Foto: José Lima, Isaac, Tocador, José Abrantes, João Diogo, António Pinto, António Pereira, Manuel Lopes, Acácio Sobreiro e detrás deste o Ti-Pedro João (Que tb é pai do Isidro da Suiça).

Anónimo disse...

Estou dando uma vista de olhos.
Que lindos estes mancebos. Muitos deles do meu tempo.
O meu cunhado Zé... O tempo passa, mas está muito bem. Está aí e, com muita pena minha não posso partilhar a sua companhia. Tenho, na minha casa, a mãe do Liduíno, uma senhora com 80 anos, e uma irmã que veio do Canadá para o ver. Não me posso partir... se pudesse, não hesitaria.
Um beijo grande ao Zé e à minha irmã Cremilde.
Maria Ideias

Aprisco P.J. disse...

sobral filho mantenho a minha opinião na primeira foto o mancebo au lado do tocador da concertina é o zé filho do ti antónio gonçalves do reboleiro e casado com uma filha do manuel ideias

sobralfilho disse...

Aprisco P.J.,

Não é.

Eu faço parte do grupo e sei do que falo.

(Só não me lembro da Terra nem do nome do tocador)