terça-feira, julho 21, 2009

Rota dos Almocreves/ Caminhada Nocturna

(clicar sobre o cartaz para aumentar)

6 comentários:

Recoveiro de Carção disse...

Sou o Recoveiro de Carção.Sou visita assídua e comentador crónico num jornal, de Oliveira do Hospital. WWW.Correiodabeiraserra.com.
Há muitos anos fazia longos trajectos desde a Covilhã e arredores,até Oliveira do Hospital e arredores. Fartei.me de carregar carvão nas serras do Sobral. Conheço esses trilhos como ninguém. Tenho um problema.Não me desloco sem o meu macho.Que ideia é essa de fazer a rota dos almocreves a pé? Já não há respeito pela história? Quero-me inscrever mas,preciso de saber qual é a dieta do macho.Sim,que o meu macho não come de qualquer maneira. Não se discute preço. Só a qualidade.

Recoveiro de Carção

Víboro disse...

O meu pai,o verdadeiro Víboro,fazia quase diariamente,como quem diz,quase todas as noites,o caminho Unhais da Serra, Sobral.De manhã,enquanto dormia,alguém levava a carga para as Minas,e trazia outra carga,(do preto).
Ainda é celebre a frase "Sabes como dizia o... (víboro) da outra vez? É o que cá está.Se queres levar leva.Se não queres deixa" Esta conversa aconteceu porque o comprador dizia que o volfro era pirite frita para parecer volfro,cuja mistura era frequente acontecer.
Fez este percurso durante todo o tempo da 2ª guerra.Uma espécie de semi contrabando. Tinha guarda permanente:Ou os "Perifanos" ou o Cabo Araújo" ou a GNR. Às vezes todos juntos.Os primeiros para se abastecerem de tabaco,bacalhau,pão e o que calhava. A GNR para ver se os apanhava.O que nunca aconteceu,pois, tinham um sistema de vigilância perfeito.Durante Kms seguiam o meu pai.Iam ficando para trás para ver se era seguido pela GNR.Só quando tinham a certeza é que "lhe saltavam ao caminho".Hoje,já nem trilhos deve haver.

Viboro,(recordando tempos difíceis).

naifas disse...

Recoveiro, caminhar implica andar e andar implica pés!
O macho que venha para cerregar a merenda dos caminhantes e para recriar então esses tempos!

Víboro disse...

Indiscutivelmente..! Mas,se é a rota dos Almocreves ou recoveiros,lindo era ser com os machos,animais tradicionalmente utilizados por estes profissionais por serem mais resistentes e possantes.Bem sei que estes animais estão quase extintos.


Víboro

Víboro disse...

Para a história: Os machos e mulas são uma criação de Gengis Khan,porventura, o maior vulto militar ,de todos os tempos.Ainda hoje é estudado em West Point, e todas as academias militares do Mundo.Com os tempos,descobriu que o cavalo era rápido mas,pouco resistente. O burro era resistente mas lento.Pensando,pôs os burros a "dormir" com as éguas e os cavalos com as burras...assim se criou o macho e a mula que,para complicar,não se reproduzem..! Estes animais,são uma mistura dos progenitores.mais rápidos que o burro,mais possantes que o cavalo.
A "besta" de carga clássica.
Também descobriu o recosto da cadeira. Os seus cavaleiros,tal como ele,dormiam em cima do cavalo,ou do macho,recostados numa espécie de cadeira feita de paus,um pouco como as cadeiras de hoje.Diz-se que Gengis Khan,governava o império de cima do cavalo.Durante a noite,colocava as "vigias" na frente da coluna,acordados.Os outros iam a cavalo mas a dormir. Atacava ao nascer do dia,o que não era usual. Quando se levantavam para o "xixi" já estavam presos. Por este método,dominou uma parte do mundo com muito poucos mortos.

Víboro

dcd disse...

foi muito boa a caminhada