sexta-feira, abril 03, 2009

Vamos lá passear!!!

Passeio da Páscoa - Todos à Cabrieira
Sábado dia 11 de Abril de 2009

Partida - Largo do Cabecinho às 8h00
Requisitos: Calçado adequado, roupa confortável, farnel, água q.b e o mais importante... muita alegria
Os interessados em participar ou com alguma dúvida podem enviar um email para susi.famel@sapo.pt ou cece-silva@hotmail.com
(Mapa gentilmente cedido pelo Rui Ferreira)

21 comentários:

virgilio neves disse...

Nesse dia vou estar em alto mar, mas gostaria muito do passeio por esses caminhos que não percorro desde 1967. Eu não ia carregar água,(só o farnel) a da ribeira não é melhor que a da torneira ?
Bom passeio para todos.

aspirine disse...

sim senhor lindo trilho, só é pena a volta ser pelo mesmo sitio....paciencia, não há alternativa, a n ser subir até ao carvalhal e depois descer pelas feiras ou cruz da tijosa...
se for preciso alguma coisa famel, eu pra semana tenho férias da escola, sou capaz de ir ao sobral, levo a bike e marco esse trilho com gps, com altimetria e tudo....
qualquer coisa q precisem e eu puder ajudar é só pedir....

famel disse...

Excelente ajuda era fazer uma marcação ou reconhecimento do trajecto.
Há 3 anos que não vamos à Cabrieira, portanto não sei como está o acesso depois do caminho que segue para Cabrieira e abandona o da Cernelha. Procurar um bom local para comermos o farnel era outra ajuda eheheh assim levavamos meio trabalho feito.
Houve já quem perguntasse se dá para ir aos fragões... duvido, pois penso que o mato estará muito denso e sendo a subida muito ingrime a dificuldade de acesso será redobrada!
Mas o Telmo (Filho da teresanibal) foi o ultimo a fazer essa subida para os fragões e chegou lá...mas foi há tanto tempo que provavelmente, mesmo que vá ao passeio, não deve reconhecer o trilho para levar lá os mais aventureiros.

Mas que os fragões são um espectáculo são...isso ninguém pode negar.
Fui lá com as Célias, a Catarina, a Tânia e o Telmo, há já uns bons anos! 2003 talvez e mesmo tendo ardido tudo em 2001, a vegetação era nuito densa e tinha vários espetos de giestas queimadas à mistura. Foi uma loucura!!!!
Fomos até às Malhadinhas (só as meninas) subimos um pouco mais e "galgamos" 2 barrocos em linha recta, depois foi só descer um pouco até aos fragões. Sem vereda, nenhum apoio e sozinhas. Foi uma loucura, poderiamos termo-nos magoado a sério... mas queriamos muito chegar lá e valeu a pena...ai se valeu!!!!
O Telmo foi por baixo (pelo caminho que vamos fazer no sábado) e juntou-se a nós já nos fragões!
Do meio dos dois fragões brotou uma grande azinheira (ou sobreira), que mais parecia estar suspensa... hoje 6 anos depois, deve estar bem maior... e mais imponente!
Acho que tenho fotos dessa nossa aventura para partilhar com vocês.

Das muitas passeatas que fiz até hoje pelo Sobral, esta foi uma das mais espectaculares... por tudo o que passamos até chegar lá, mas sempre com muito ânimo e forças que fomos buscar, não sei bem onde...
E sentadas nas fragas o que nos vinha à cabeça naquele momento, era pensar que há muitos anos atrás muitos pastores por ali andaram todos os dias... e faziam aquele trajecto "com uma perna às costas"!

As cabras rapavam tudo lol o que facilitava muito o acesso. Também não deveriam faltar veredas dos pastores.
Hoje aquela maravilha não é para todos...infelizmente!!!

Anónimo disse...

Famel, nao te esquecas que esses pastores que por la
andavam, na volta traziam um molho de mato as costas !!!


BOM PASSEIO, E DIVIRTAM-SE !!!


Saudade.

Anónimo disse...

Grandes aventureiros!!!! Continuem com esse espirito, mas lembrm-se que agora não háquem roce o mato e já não há incendios na serra há muitos anos.

virgilio neves disse...

Quando tratei da Cabrieira da tiá Maria Emília- mãe do ti Zé Santos eletricista - em 66/68, subi ao aprisco 2 vezes, uma com o Zé da TIÁ LAURA outra com a m/ irmã BELARMINA E A DELFINA DO TI CAPA.
HÁ LÁ UM GRANDE LAMEIRO COM UMA NASCENTE. para a as cabras devia ser o paraíso.Era o mês de Maio. Quando estive em cima do fragão que tem a azinheira que fala a famel, senti que ela abanava com o vento...acreditem se quiserem !
Também estive á porta da casa da ursa(ursúla)no barroco.
MAIS UMA VEZ DESEJO UM BOM PASSEIO A TODOS E BOA Páscoa.

virgilio neves disse...

Só faltou dizer que eu tinha os meus 10 anitos e que cheguei a casa estafado porque o "passeio" incluia cuidar do tcherriol-cabrada de 10/12 cabeças.
mesmo assim tenho saudades daqueles dias de magustos e outras aventuras...

virgilio neves disse...

ahh, a azinheira do fragão está no centro do círculo vermelho da 4ª foto do Rui.

H. Sobreiro disse...

Lameiro esse que se chama do ( Aprisco). Fui là tantas vezes do Val das Figeiras com o meu avô mais o Ti Alfredo Vicente, juntavam as cabras e ali iamos nòs porque ali havia muita erva coisa rara no Val das Figeiras..Belos tempos

etoileae disse...

Bom passeio e tragam muitas fotos para nos.

Anónimo disse...

O fragão referido com a sobreira, é o conhecido FRAGÃO DOS MOUROS.
E não é porta da Ursa no barroco, mas sim o FRAGÃO DA URSA, na encosta.Já agora também podem visitar o FRAGÃO DAS MERENDAS.

BOM PASSEIO

CMSS

famel disse...

É "Porta dos Mouros" e "Fragão da Ursula"... A minha avó Teresa contava-me lendas ligadas aqueles fragões. Historias que contava de forma tão animada que quase pareciam verdade.
Ligadas aos mouros, as lendas falavam sempre de coisas de ouro que apareciam nas rochas...

Anónimo disse...

Certo Famel, é porta dos Mouros. O fragão das merendas (local ideal para comer a merenda) fica em frente ao fragão da Ursula (ursa). Já agora ao lado do fragão das merendas existe uma EIRA, ou existia.

CMSS

Anónimo disse...

Famel, faltou acrescentar que: O fragão é dos mouros e o local onde se situa a sobreira ou por de baixo da mesma existe um buraco que é chamado a porta dos mouros.

CMSS

famel disse...

É um fragão enorme talvez de 30m de altura e por baixo parece estar esculpida uma porta, porta e essa que em tempos diziam ser a entrada p um tunel que ia dar a mina dos mouros onde agora está o parque eólico. A natureza fez realmente muitas maravilhas na nossa serra.

Jorge, Massamá disse...

Gostava de poder participar nesta caminhada, mas é impossível.O percurso apresentado foi por mim percorrido muitas vezes desde criança.Conheço alguns dos trilhos de acesso aos monumentos naturais,já mencionados, que se encontram agora cheios de mato, por falta de pastores com os suas cabradas e do abandono dos campos.
Aponto para o piquenique o fim do caminho, onde deve haver um espaço livre e perto de água,é pena o palheiro estar em ruinas.A vista do local é maravilhosa, com a serra ali em frente,Aprisco e Fragão dos Mouros à direita e Ursula e Merendas à esquerda, com a sua beleza e o vale com vista sobre o Sobral, até á gardunha.
Bom passeio.

Jorge, Massamá disse...

Os caminheiros devem levar sapatos leves e macios e um casaco pois é capaz de dar geito.

Anónimo disse...

Deus queira que neve

Mariita disse...

Com percurso tão covidativo, com o sol, chuva ou neve toca a andar!
Não vos acompanho, mas estarei lá em pensamento, bom passeio!

Mariita disse...

...Convidativo!

famel disse...

Alguém falou em neve para esse dia...
Pelos visto não está muito enganado, ora vejam a previsão para sexta e sábado no site da metereologia

"Previsão para 6ª Feira, 10 de Abril de 2009

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros mais frequentes a norte do sistema montanhoso
Montejunto-Estrela e que serão de neve acima dos 800 metros.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste,
temporariamente moderado a forte (30 a 45 km/h) de noroeste.
No litoral o vento será moderado a forte (30 a 40 km/h) de noroeste,
enfraquecendo para o final do dia.
Descida da temperatura.

Previsão para Sábado, 11 de Abril de 2009

Períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade durante
a tarde.
Aguaceiros em especial durante a manhã e que serão de neve acima
dos 1000 metros.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) de noroeste, soprando
forte (35 a 45 km/h) durante a tarde no litoral e nas terras altas.
Pequena subida da temperatura máxima."


Por mim antes neve que chuva...