UI QUE MARAVILHA! TÊM MUITO BOM ASPECTO, ESTAS CEREJAS. ESTE ANO DA-ME A IMPRESSÃO QUE FOI UM ANO MUITO BOM PARA A CEREJA, AS QUE COMI TÊM SIDO MUITO BOAS E SEM CARNEIROS!
TAMEM JA comi das de maio mas tive cas comprar 6 eros dois qilos tal barregada qe iame dando caganera,mas tamem gosto desas,se as ca apanhase iam ai ne mas cem guladas e algumas ate co caroso,gosto munto de serejas e da sombra das serejeras.
eu comi em maio quando ai estive mesmo se eram caras eu enchi a barriga muito boa.famel e essa de andares a fazer inveja a quem nao as tem para comer nao se faz
Do fundo do lugar: Cara conterrânea e administradora do blog. Felicito-a e a todos os colaboradores pela qualidade geral do blog, verdadeiro instrumento de cultura e de aproximação á nossa terra daqueles que estão longe. A comparação com outros blogs congéneros não deixa dúvidas quanto ao lugar cimeiro que este ocupa. Se me permite, sugeria que para que fosse mantido o nível de qualidade do blog, barrasse a entrada de comentários àqueles que comprovadamente querem conspurcar o blog com comentários ordinários e mal-criados. É uma questão de saneamento e de saúde mental.
Concordo com o António, não deixem baixar o nível!!!! Famel tem o meu apoio. Não conheço a Famel, mas tenho por ela a maior estima e consideração.Seja Feliz e continue a dar notícias.
...e no Verão disse Deus: - ponham a mesa aos passarinhos.E a cerejeira cobriu-se de milhões de frutos vermelhos e apetitosos...
(do nosso livro da 3ª classe.)
...e eu digo:- abençoada a terra que produz tais frutos...bonito como isso, só um cafeeiro carregadinho de frutos maduros. -que o diga quem andou pelas Áfricas e Brasil!!!
Hooosenhor Antonho eu sai das menhas labutas jornaleras ivenho ver coisas destas no bloge da menha santa terrenha, ja no vou prai a uns 10anos, masube pru noticiario que no Sobrail todu tem saneamento, se for metermos saneamento nas palheritas pas cabras eo sanatorio vi aqi ma nuticia num bloge ja acabou. desculpim mes conteranios este senhor Antonho.
Pois o ti manel ja com 71 anos e nao tem confianca com ele ja o respeitam,como respeitam os turistas, que nem chegam a apanhar confiança,mas a com cada um na nossa terra.
Também eu, tal como o Virgilio, não tenho tido o tempo que gostaria para me dedicar ao blogue! Vou tentando dar o meu melhor e tentando pelo menos, mantê-lo actualizado todos os dias! Mas não está fácil, o trabalho é muito e as aulas roubam o que resta do tempo que sobra!!! Mas de qualquer forma continuarei a esforçar-me por vos dar o melhor do nosso blog.
Agora falando de falta ou não de nivel, bloqueios ou não de leitores, penso que cada um sabe de si e se todos nos esforçarmos por saber estar, comentar, participar e dialogar, o blog continuará no bom caminho. Nunca aqui foi bloqueado qualquer leitor, e a moderação de comentários foi usada em raras situações. Todos os que acompanham este nosso espaço desde o seu inicio sabem que a prática comum é a liberdade de expressão e opinião, mas há limites para tudo. Ofensas, monólogos, linguagem inadequada, em nada contribuem para a melhoria do blog. Os próprios leitores deveriam perceber quando estão a tornar-se enfadonhos ou despropositados. Quando já são muitos a queixarem-se do mesmo, é porque realmente há alguma coisa que não está bem e somos todos grandinhos e vacinados para perceber quando nos devemos remeter ao nosso silêncio e ao nosso lugar...
Não é preciso bloqueios quando cada um faz a sua parte e não usa e abusa da liberdade de expressão! Pois a nossa liberdade termina onde começa a dos outros.
Basta deixar esse orgulho para trás, deixar de olhar para o nosso umbigo e participar no blog em comunidade, pois é isso que ele é... uma comunidade virtual!!!
O blog é um espaço de todos e não o espaço de um... Se com as nossas divagações ocuparmos o espaço de todos, estamos a perder-nos na nossa essência!
Parabéns. Depois de ter passado uma vista de olhos a tudo o que está para trás, esperava este teu comentário. Este blogue, do meu ponto de vista, serve também para "reflexão". Temos que ter a capacidade de ultrapassar os comentários menos felizes. O meu marido costuma dizer "Infeliz daquele, que nunca foi infeliz". Vamos dar as mãos e continuar com esta empreitada que é tão bonita e digna dos maiores louvores.
Para todos
De Miguel Torga Confiança
O que é bonito neste mundo, e anima, É ver que na vindima de cada sonho Fica a cepa a sonhar outra aventura... E que a doçura Que se não prova Se transfigura Numa doçura Muito mais pura E muito mais nova...
Maria Ideias voltas-te em grande e logo com Miguel Torga que adoro...sei que ele não dava entrevistas a ninguém, ninguem mesmo, mas se eu lá fosse bater à porta -na praça da portagem - se calhar conseguia umas horitas de prosa com ele...punha-me a falar dos meus 6 anos no Brasil e coisa e tal...estava a sonhar!!!. Nunca te cruzas-te com ele aí pela Rua da Sofia? O LIDUÍNO ESTÁ FIXE?
Eu também já comi a minha parte, este ano comi mesmo muitas, estão duras e doces, as cerejas do presente ano.
Sabes Famel, isto dos blogues é como a analogia entre a conversa e as cerejas, palavra puxa palavra. Depois há sempre aqueles que querem a cerejeira inteira e esgalham tudo sem respeito aos outros que também querem comer.
"Na representaçao,falta de facto a ressureiçao de cristo.Oliveira suprime esta falha fazendo intervir,no fim,imagens(stock-shots)de guerras modernas e cogumelos atomicos,por sua vez seguidas de imagens de arvores em flor.(...)Devemos ficar com as arvores ou recear o cogumelo atomico?
Desapareceu o silencio do blog,que assim continue,cumprimentos.
Nunca tive o privilégio de me cruzar com o Miguel Torga... Que bom seria ... Apenas o leio e releio. O Liduíno tem andado bem, não fora as 4 horas que está ligado à máquina, 2ª, 4ª, 6ª e sábado. Esta situação não nos deixa muita margem de manobra. O mês de Maio e parte de Junho, apanhou uma bactéria no Hospital que foi muito chata. Esteve mal. A equipa de transplante adiou para Outubro a decisão, o que tem criado alguma angústia... Obrigada Virgílio Maria Ideias
Olá Maria Ideias,volto a falar do Miguel Torga que era também um grande caçador - eu não sou -,mas poderia falar do assunto com ele mesmo assim. Ele este uma vêz no Piódão (às perdizes). EU estive aí na casa dele há 2 anos no centenário do seu nascimento. Quanto ao Liduíno,é realmente um grande transtorno nas nossa vidas o ter que fazer hemodiálise. O meu irmão Henrique(que Deus tem )passou por esse sacrifício (na França) durante cinco longos anos, até à aparecer o doador de rim. Tenho vários clientes que fazem também hemodiálise dia sim dia não,um deles faz em sua própria casa,foi numa excursão ao estrangeiro de uma semana e tinha que andar lá pelos hospitais,tudo préviamente combinado,claro.
Os meus votos para que corra tudo pelo melhor. Adeus.
Cerejas: lindas, muitas e boas este ano no Sobral! E o contentamento de uns "putos" quando lhe disseram que podiam apanhar e comer quantas quisessem, nem acreditavam que isso era possível! Maria Ideias, Virgílio, Famel, Serranita, Célia e demais companheiros(as) já estava com saudades!
Virgílio: a minha ressaca é mais à flor da pele... e, por via disso, tenho que andar a "meter água" em termas e este ano foi em Monfortinho. Bendita terra onde a Net para os clientes dos hotéis ainda não chegou... e a do posto de turismo estava off desde Maio! Viva o incremento para o turismo!
Mete-se uma bacia (de plástico)e um galho com cerejas e vai-se: comentando...divagando... descomentando...voltando a comentar..., uns vêm prismas deitados, outros poliedros de pé...!Há tristezas, alegrias... As cerejeiras dão cerejas. Este ano já comi cerejas.Hoje voltei a comer cerejas. Deitei os caroços fora, pois eram de cerejas. ENFIM...???
Ora então estamos a ir ao encontro do que aqui já alguém disse "As conversas são como as cerejas..." E realmente cada um vê do seu prisma, pois o que parece ser uma bacia, é um balde de 20 lt :)
Os caroços e píncaros, devem guardar-se depois de estarem bem secos de preferência à sombra. Se houver infecções urinárias, fervem-se juntamente com melenas de milho e toca a beber essa aguinha que faz milagres!
Esta ja a escutei a muitos anos e capaz de ter muita logica,mais uma razao que fazia chegar alguns aos 100 anos de idade,se comendo uns caroços uma vez por ano serve de prevençao,alguns tanbem fumavam as melenas do milho,acredito que o primeiro que comeu cerejas sem ver comer aos outros fosse para dentro o fruto completo, seja, quando madura a cereja cai com o pincaro ao chao e conclusao de um ditado "O que nao mata engorda".
E ja que estamos em frutos,vamos a frutos com + dimensao:As frutas na epoca dos meus bisavos nem precisa_ vao de ser lavadas a natureza estava mais ou menos equelibrada,nao necesitavam de pesticidas,erbicidas comiam as frutas com casca porque a casca é rica em vitaminas nos dias de hoje deve-se lavar a fruta e os legumes frescos e continuar a comer com a casca,para termos mais uns anitos de vida e sermos mais saudaveis,dos carosos=sementes e um bocadinho de polpa faziase para comer ao pequeno almoço"geleia" de marmelo,maça,pera,cereja,etc...da polpa muito rica em vitaminas faziase "compota",certas cascas de fruto,plantas,flores de arbustos secadas e utilizadas como chàs medicinais naturais a consumir diariamente de prevencao de certas doenças,"infecçoes virais" e até dores como a de cabeça, cascas de laranja,tangerina,lima,ananàs e ma ioria de petalas de flores,lavanda faziam "rocas"que utilisavao como perfumador dos vestimentos em guarda"roupa"e metiam misturado petalas de flores em pequenos sacos de"sisal" e que bem cheiravam as que utilizavao esses metodos cheiravam natural sem (sprays)=nocivos do ambiente todas estas coisas ainda existem em Sobral de S. Miguel-Covilha,por as encostas e ribeira seus afluentes, maravilha de povoado onde eu estive incluido com ferias e desenvolvimento mais de 27 anos dos meus 46 actuais,estou com uma saude "ferrenha" un pouco de nicotina nos pulmoes porque sou fumador nunca consultei um medico por nesecidade so para controis obrigatorios. TODA esta medicina natural ainda hoje existe em Sobral de S. Miguel para mais imformaçoes contactar (Piedade Simao Ferreira)que concluiu a sua formaçao en Medicina Natural com notas maximas, ja la vao uns anitos e Farmacia aberta ao Publico com Consultas e comercializaçao de certos destes chàs.
Tudo isto esta dentro do Ditado Popular"Quem morre por querer nem por alma se lhe REZA". Saùde seguindo estes metodos, Ecomomia da curiosidade dos meus estudos, Mariita olha a economia e saude que eu falei atràs dois meses.
Por estas ultimas publicaçoes de fotos fauna e flora quase pura: Por nada do Mundo deixarei o meu lugar a qualquer outro em Sobral de S. Miguel em muitas coisas que por la existem.
35 comentários:
UI QUE MARAVILHA! TÊM MUITO BOM ASPECTO, ESTAS CEREJAS. ESTE ANO DA-ME A IMPRESSÃO QUE FOI UM ANO MUITO BOM PARA A CEREJA, AS QUE COMI TÊM SIDO MUITO BOAS E SEM CARNEIROS!
TAMEM JA comi das de maio mas tive cas comprar 6 eros dois qilos tal barregada qe iame dando caganera,mas tamem gosto desas,se as ca apanhase iam ai ne mas cem guladas e algumas ate co caroso,gosto munto de serejas e da sombra das serejeras.
Ricas cerejas é pna não as ter agora aqui lol
eu comi em maio quando ai estive mesmo se eram caras eu enchi a barriga muito boa.famel e essa de andares a fazer inveja a quem nao as tem para comer nao se faz
Do fundo do lugar:
Cara conterrânea e administradora do blog.
Felicito-a e a todos os colaboradores pela qualidade geral do blog, verdadeiro instrumento de cultura e de aproximação á nossa terra daqueles que estão longe.
A comparação com outros blogs congéneros não deixa dúvidas quanto ao lugar cimeiro que este ocupa.
Se me permite, sugeria que para que fosse mantido o nível de qualidade do blog, barrasse a entrada de comentários àqueles que comprovadamente querem conspurcar o blog com comentários ordinários e mal-criados.
É uma questão de saneamento e de saúde mental.
Concordo com o António, não deixem baixar o nível!!!!
Famel tem o meu apoio. Não conheço a Famel, mas tenho por ela a maior estima e consideração.Seja Feliz e continue a dar notícias.
...e no Verão disse Deus:
- ponham a mesa aos passarinhos.E a cerejeira cobriu-se de milhões de frutos vermelhos e apetitosos...
(do nosso livro da 3ª classe.)
...e eu digo:- abençoada a terra que produz tais frutos...bonito como isso, só um cafeeiro carregadinho de frutos maduros. -que o diga quem andou pelas Áfricas e Brasil!!!
Hooosenhor Antonho eu sai das menhas labutas jornaleras ivenho ver coisas destas no bloge da menha santa terrenha, ja no vou prai a uns 10anos, masube pru noticiario que no Sobrail todu tem saneamento, se for metermos saneamento nas palheritas pas cabras eo sanatorio vi aqi ma nuticia num bloge ja acabou.
desculpim mes conteranios este senhor Antonho.
I tamem queria deixar aqui duas quadritas do me amigo Antonio Aleixo que as aprendi a sombra destas ricas serejeras da menha terra:
Eu nao tenho vistas largas
Nem grande sabedoria
Mas dao me as horas amargas
Liçoes de filosofia
Anda a galope ou a trote
Uma besta a chicotada
Mas dos homens a chicote
Ninguem pode fazer nada
desculpim se fui chato
CARLOS SOBREIRO MUDAS-TE DE NOME PARA MANEL?
Pois o ti manel ja com 71 anos e nao tem confianca com ele ja o respeitam,como respeitam os turistas, que nem chegam a apanhar confiança,mas a com cada um na nossa terra.
O ti manel tem razao eu o que tenho que fazer e cortar a confiança a alguns la da terra,que nunca lhes faltei ao respeito e eles faltam.
Agradeço as vossas simpáticas palavras!
Também eu, tal como o Virgilio, não tenho tido o tempo que gostaria para me dedicar ao blogue! Vou tentando dar o meu melhor e tentando pelo menos, mantê-lo actualizado todos os dias!
Mas não está fácil, o trabalho é muito e as aulas roubam o que resta do tempo que sobra!!!
Mas de qualquer forma continuarei a esforçar-me por vos dar o melhor do nosso blog.
Agora falando de falta ou não de nivel, bloqueios ou não de leitores, penso que cada um sabe de si e se todos nos esforçarmos por saber estar, comentar, participar e dialogar, o blog continuará no bom caminho.
Nunca aqui foi bloqueado qualquer leitor, e a moderação de comentários foi usada em raras situações. Todos os que acompanham este nosso espaço desde o seu inicio sabem que a prática comum é a liberdade de expressão e opinião, mas há limites para tudo.
Ofensas, monólogos, linguagem inadequada, em nada contribuem para a melhoria do blog.
Os próprios leitores deveriam perceber quando estão a tornar-se enfadonhos ou despropositados. Quando já são muitos a queixarem-se do mesmo, é porque realmente há alguma coisa que não está bem e somos todos grandinhos e vacinados para perceber quando nos devemos remeter ao nosso silêncio e ao nosso lugar...
Não é preciso bloqueios quando cada um faz a sua parte e não usa e abusa da liberdade de expressão! Pois a nossa liberdade termina onde começa a dos outros.
Basta deixar esse orgulho para trás, deixar de olhar para o nosso umbigo e participar no blog em comunidade, pois é isso que ele é... uma comunidade virtual!!!
O blog é um espaço de todos e não o espaço de um...
Se com as nossas divagações ocuparmos o espaço de todos, estamos a perder-nos na nossa essência!
Palavras sábias, famel. Tomara q tds fossem tão conscientes.
Famel:
Parabéns. Depois de ter passado uma vista de olhos a tudo o que está para trás, esperava este teu comentário.
Este blogue, do meu ponto de vista, serve também para "reflexão". Temos que ter a capacidade de ultrapassar os comentários menos felizes.
O meu marido costuma dizer "Infeliz daquele, que nunca foi infeliz".
Vamos dar as mãos e continuar com esta empreitada que é tão bonita e digna dos maiores louvores.
Para todos
De Miguel Torga
Confiança
O que é bonito neste mundo, e anima,
É ver que na vindima
de cada sonho
Fica a cepa a sonhar outra aventura...
E que a doçura
Que se não prova
Se transfigura
Numa doçura
Muito mais pura
E muito mais nova...
Maria Ideias
Maria Ideias voltas-te em grande e logo com Miguel Torga que adoro...sei que ele não dava entrevistas a ninguém, ninguem mesmo, mas se eu lá fosse bater à porta -na praça da portagem - se calhar conseguia umas horitas de prosa com ele...punha-me a falar dos meus 6 anos no Brasil e coisa e tal...estava a sonhar!!!.
Nunca te cruzas-te com ele aí pela Rua da Sofia?
O LIDUÍNO ESTÁ FIXE?
Famel,
Palavras sábias que devem servir de meditação....já não dava gosto nenhum ,visitar o blogo...
Quanto às cerejas , comi a minha parte ....
Eu também já comi a minha parte, este ano comi mesmo muitas, estão duras e doces, as cerejas do presente ano.
Sabes Famel, isto dos blogues é como a analogia entre a conversa e as cerejas, palavra puxa palavra. Depois há sempre aqueles que querem a cerejeira inteira e esgalham tudo sem respeito aos outros que também querem comer.
Juntamente com as cereijas;
voltou a alegria ao nosso blog.
OBRIGADO FAMEL
um beijo
Goncalvitas
"Na representaçao,falta de facto a ressureiçao de cristo.Oliveira suprime esta falha fazendo intervir,no fim,imagens(stock-shots)de guerras modernas e cogumelos atomicos,por sua vez seguidas de imagens de arvores em flor.(...)Devemos ficar com as arvores ou recear o cogumelo atomico?
Desapareceu o silencio do blog,que assim continue,cumprimentos.
Virgílio:
Nunca tive o privilégio de me cruzar com o Miguel Torga... Que bom seria ... Apenas o leio e releio.
O Liduíno tem andado bem, não fora as 4 horas que está ligado à máquina, 2ª, 4ª, 6ª e sábado. Esta situação não nos deixa muita margem de manobra. O mês de Maio e parte de Junho, apanhou uma bactéria no Hospital que foi muito chata. Esteve mal.
A equipa de transplante adiou para Outubro a decisão, o que tem criado alguma angústia...
Obrigada Virgílio
Maria Ideias
Olá Maria Ideias,volto a falar do Miguel Torga que era também um grande caçador - eu não sou -,mas poderia falar do assunto com ele mesmo assim. Ele este uma vêz no Piódão (às perdizes). EU estive aí na casa dele há 2 anos no centenário do seu nascimento.
Quanto ao Liduíno,é realmente um grande transtorno nas nossa vidas o ter que fazer hemodiálise. O meu irmão Henrique(que Deus tem )passou por esse sacrifício (na França) durante cinco longos anos, até à aparecer o doador de rim. Tenho vários clientes que fazem também hemodiálise dia sim dia não,um deles faz em sua própria casa,foi numa excursão ao estrangeiro de uma semana e tinha que andar lá pelos hospitais,tudo préviamente combinado,claro.
Os meus votos para que corra tudo pelo melhor.
Adeus.
Cerejas: lindas, muitas e boas este ano no Sobral!
E o contentamento de uns "putos" quando lhe disseram que podiam apanhar e comer quantas quisessem, nem acreditavam que isso era possível!
Maria Ideias, Virgílio, Famel, Serranita, Célia e demais companheiros(as) já estava com saudades!
Estavas a tardar Mariita,pensei que tivesses apanhado muita martelada (no S.João) ou ficado de ressaca.
Tem razao Mariita:Nessa face do prisma da vida esta a ficar o tao falado Paraiso da Biblia.
Virgílio: a minha ressaca é mais à flor da pele... e, por via disso, tenho que andar a "meter água" em termas e este ano foi em Monfortinho.
Bendita terra onde a Net para os clientes dos hotéis ainda não chegou... e a do posto de turismo estava off desde Maio! Viva o incremento para o turismo!
Mete-se uma bacia (de plástico)e um galho com cerejas e vai-se: comentando...divagando... descomentando...voltando a comentar..., uns vêm prismas deitados, outros poliedros de pé...!Há tristezas, alegrias... As cerejeiras dão cerejas.
Este ano já comi cerejas.Hoje voltei a comer cerejas.
Deitei os caroços fora, pois eram de cerejas.
ENFIM...???
Ora então estamos a ir ao encontro do que aqui já alguém disse "As conversas são como as cerejas..."
E realmente cada um vê do seu prisma, pois o que parece ser uma bacia, é um balde de 20 lt :)
Os caroços e píncaros, devem guardar-se depois de estarem bem secos de preferência à sombra. Se houver infecções urinárias, fervem-se juntamente com melenas de milho e toca a beber essa aguinha que faz milagres!
Esta ja a escutei a muitos anos e capaz de ter muita logica,mais uma razao que fazia chegar alguns aos 100 anos de idade,se comendo uns caroços uma vez por ano serve de prevençao,alguns tanbem fumavam as melenas do milho,acredito que o primeiro que comeu cerejas sem ver comer aos outros fosse para dentro o fruto completo, seja, quando madura a cereja cai com o pincaro ao chao e
conclusao de um ditado "O que nao mata engorda".
E ja que estamos em frutos,vamos a frutos com + dimensao:As frutas na epoca dos meus bisavos nem precisa_
vao de ser lavadas a natureza estava mais ou menos equelibrada,nao necesitavam de pesticidas,erbicidas comiam as frutas com casca porque a casca é rica em vitaminas nos dias de hoje deve-se lavar a fruta e os legumes frescos e continuar a comer com a casca,para termos mais uns anitos de vida e sermos mais saudaveis,dos carosos=sementes e um bocadinho de polpa faziase para comer ao pequeno almoço"geleia" de marmelo,maça,pera,cereja,etc...da polpa muito rica em vitaminas faziase "compota",certas cascas de fruto,plantas,flores de arbustos secadas e utilizadas como chàs medicinais naturais a consumir diariamente de prevencao de certas doenças,"infecçoes virais" e até dores como a de cabeça, cascas de laranja,tangerina,lima,ananàs e ma ioria de petalas de flores,lavanda
faziam "rocas"que utilisavao como perfumador dos vestimentos em guarda"roupa"e metiam misturado petalas de flores em pequenos sacos de"sisal" e que bem cheiravam as que utilizavao esses
metodos cheiravam natural sem (sprays)=nocivos do ambiente todas estas coisas ainda existem em Sobral de S. Miguel-Covilha,por as encostas e ribeira seus afluentes, maravilha de povoado onde eu estive incluido com ferias e desenvolvimento mais de 27 anos dos meus 46 actuais,estou com uma saude "ferrenha" un pouco de nicotina nos pulmoes porque sou fumador nunca consultei um medico por nesecidade so para controis obrigatorios.
TODA esta medicina natural ainda hoje existe em Sobral de S. Miguel
para mais imformaçoes contactar (Piedade Simao Ferreira)que concluiu a sua formaçao en Medicina Natural com notas maximas,
ja la vao uns anitos e Farmacia aberta ao Publico com Consultas e comercializaçao de certos destes chàs.
SAUDE,SAUDE para TODOS.
Tudo isto esta dentro do Ditado Popular"Quem morre por querer nem por alma se lhe REZA".
Saùde seguindo estes metodos, Ecomomia da curiosidade dos meus estudos, Mariita olha a economia e saude que eu falei atràs dois meses.
Por estas ultimas publicaçoes de fotos fauna e flora quase pura:
Por nada do Mundo deixarei o meu lugar a qualquer outro em Sobral de S. Miguel em muitas coisas que por la existem.
Este ano ate foi um ano farto en cerejas , e tambeém comi algumas éra uma dilicia. Parabéms pelas vossas imagens fotograficas.Ang.
Que ricas cerejas e comi algumas durante a época.Ang.
Enviar um comentário