quinta-feira, dezembro 13, 2012

Da época...



17 comentários:

Serranita disse...

Se tivesse de escolher só um, era bem difícil!

Anónimo disse...

Da época, só o Diospiro,
mas perdoa-se pela boa vontade e pelos símbolos, particularmente o da Romã, que simboliza o Amor, de acordo a frei Heitor Pinto.
asp

famel disse...

São da época... do Outono, que apesar de tudo, ainda não terminou :)

Anónimo disse...

As castanhas não enganam, são mesmo deste ano, têm aquele brilho de casca que não enganam, mas só os diospiros aguentam na árvore até Dezembro entrado. Ou então eu ando enganado.

Anónimo disse...

Se as fotos foram tiradas no dia 13/12/2012, não haverá dúvida de que são frutos frescos e, portanto,do outono,estação que termina com o solstício do inverno (dia 21/12/2012)para o hemisfério norte.
fs

Anónimo disse...

Caro FS, tens razão quanto ao solstício de Inverno e ao que dizem os livros sobre a fruta, castanhas, marmelos,diospiros e romãs. Todavia o Inverno/Inverno começa quando apetece ao S. Pedro e este ano apeteceu-lhe que viesse mais cedo e da última vez que estive no Sobral lá fui apanhar as últimas maçãs, marmelos não tenho no quintal e os disospiros ainda estavam bem durinhos nas árvores. Acima, só intervim para demonstar que até um frade identificava a romã a Amor, matéria em que ninguém pegou. De facto, faz falta um tema mais polémico para demonstrar que no Sobral e entre os filhos do Sobral não falta energia. Um abraço para ti e votos de Boas Festas para todos.

famel disse...

ASP então está a esquecer-se das suas uvas :) Há 2 semanas fui às azeitonas na giesteirinha e ao passar na portela estavam lá penduradas uma uvas brancas a pedir "corte", não resisti e colhi uns bagos... docinhos que eles eram!!! Quem diria... mais resistentes que as romãs, as castanhas e até mesmo os diospiros que caem frageis ou apodrecem nas primeiras geadas!!!

famel disse...

Queria te-las fotografado para o "presentear" aqui no blogue, mas tinha-me esquecido da máquina na Covilhã!!!

Anónimo disse...

Estimada Famel,
As uvas da Portela são da minha irmã, que, de facto, também faço como minhas. Ainda enxertei lá, vindos de Alpiarça um garfos de branco, "olho de boi", mas deviam vir contaminados dos nevoeiros do Tejo ou demasiado habituados a terras de aluvião e não há forma de produzirem a sério nos nossos xistos. Boas Festas

Anónimo disse...

Falta me o kiwi como fruto...de época

Anónimo disse...

O Kiwi depois de apanhar chuva intensa, não fica em bom estado.
asp

Anónimo disse...

Bom dia.
O Kiwi originário da China ,produz muito bem na faixa do litoral,especialmente,na Beira Litoral e Minho onde não há geadas durante o ciclo vegetativo.
É um belíssimo fruto que podemos produzir com vantagem naquelas regiões por ser de boa qualidade e sabor.Trata-se de uma alternativa à vinha e o mercado continua a precisar deste fruto,aliás,aconselho a consumirem o kiwi nacional por ser de superior qualidade.
Aos amigos e sobralenses retribuo votos de um santo Natal e um bom Ano com esperança para 2013.
fs

Anónimo disse...

A humidade não é boa conselheira na conservação do kiwi por originar a formação de fungos que levam às podridões.Também o kiwi criado com muito adubo mineral azotado origina frutos bonitos e suculentos mas com água a mais o que leva a uma má conservação em frio e aparecimento da Botrytis cinerea.
fs

famel disse...

Este ano foi muito mau no que toca ao kiwi, pelo menos no meu caso...

Anónimo disse...

Caro FS,
Sei que sabes bem mais do que eu nestas coisas da agricultura, em que eu fui apenas um prático e bom observador e neto de lavradores, por isso custa-me contrariar-te. Porventura, tem sido apenas uma questão de sorte, porquanto tenho notado quão bem se dão os Kiwis no Sobral. Com a excepção deste ano que eu tinha atribuído ao facto de podas em excesso, mas pelo que diz a Famel, não terá sido só por isso. Eu nunca vi nada a crescer assim. Não exagero se te disser que são capazes de crescer um palmo durante um dia de verão. Estender o teu Litoral até à Nossa Terra.
asp, como votos de bons kiwis e de um Santo Natal

Anónimo disse...

Gosto muito de castanhas, mas a minha preferência, vai sem duvida para a romã.

Duras romãs entreabertas
Cedendo a excessivas sementes,
Eu vejo em tantas descobertas
Soberanas frontes ardentes!

Se os sóis a que vós resistis,
Ó granadas entrefechadas,
Vos fazem de orgulho lavradas
Rachar paredes de rubis,

E se, ouro seco, a casca acode
A um pedido de força e explode
Em gemas de sumo carmim,

Nessa luminosa ruptura
Sonha uma alma que havia em mim
Com sua secreta arquitetura.

Maria Ideias

Anónimo disse...

Finalmente as romãs tocaram o talento poético da conterrânea Maria Ideias, que nos fornece um poderoso imaginário de formas extraordinárias, cores intensas e quentes, estimulando todos os sentidos de forma avassaladora, particularmente a vista e o tato. Pouco ou nada lhe escapou: o extravasar do conteúdo em rutura, as cores e a sedução, o carmim, o rubi, o ouro, as sementes ajustadas umas às outras, que se desprendem macias e afagam mesmo o leitor menos atento. Parabéns.
asp