Dia 26:
- 16h - Inicio das palestras
Temas/Oradores:
- Turismo - Investigador da Universidade da Beira Interior;
- Investimento, Ecónomia e desenvolvimento rural - Dr. Pedro Farromba “Business Angels Covilhã”;
- Património edificado e o xisto - “SeixoRodriguesArquitectos”;
- Património Arqueológico – Representante do Instituto Português de Arqueologia;
- Protecção das matas e florestas – Equipa de Protecção Natureza e Ambiente;
- 19h - visita guiada à aldeia percorrendo alguns locais de interesse:“Fonte da Ponte”, “Casa Museu”, entre outros;
Durante a visita poderão ser observados, (em locais anteriormente preparados para o efeito,) pequenos expositores inerentes a vários temas relacionados com a aldeia.
- 21h - Encontro de Tunas com representantes sobralenses, na “sede” dos Galitos da Serra:
- TUSALD – Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (Castelo Branco)
- K&Batuna – Tuna Mista da ESEC
- ESTATUNA – Escola Superior de Tecnologias de Abrantes
- DESERTUNA – Universidade da Beira Interior
Dia 27:
- 7 h Caminhada “Rota das Pedras”
Ponto de encontro no largo do Cabecinho
- “Malhadinha”, pequena paragem para observação da arte rupestre na área envolvente);
- “Alto das Malhadas”, paragem para observação dos escarpados afloramentos de xisto e de toda a área envolvente (Serra do Açor, Serra da Estrela e Serra da Gardunha);
- Descida pelo “Alto do Cadaval”, paragem para observar a estrutura de pedra construída por João Pereira e outras gravuras nas rochas;
- Chegando ao “Alto Raso” atravessaremos a Giesteirinha e Ginjeiras percorrendo as marcas dos ganhões e a calçada antiga e subimos de volta à Ermida.
É agora que vamos ver o quanto somos Sobralenses ao ponto de participar numa actividade fora dos períodos festivos e de férias!
15 comentários:
Isto é o que se pode chamar de amigos da onça.Eu sei que contáriamente às pessoas normais não tenho folga ao fim de semana, daí que me é díficil comparecer nestas datas a não ser que saiba com muita antecedência.Mas juro que fico com pena de não estar presente.Fico à espera dos relatos no Blogue.
Serranita quantos sobralenses gostariao de estar presentes nessas datas ,mas ha que nao esquecer que ha Sobralensesque se encontrao a centenas e centenas de quilometros e que lhes é impossivel estar presentes nesses dias é pena realmente nao ser em epoca de ferias gostaria de participar, atenderei pelas novidades atraves do blogue, um abraço para o povo sobralense
fms tens toda a razão. Eu própria não sei se conseguirei assistir a tudo. Mas é desejo que todos os que têm possibilidade aceitem o desafio, para que os que têm trabalhado para se fazer estas actividades, nomeadamente a nossa famel, tenham força e vontade de continuar a fazer acontecer e dinamizar o Sobral.
«Quem quer vai, quem não quer manda.»
Os q estão longe n foram esquecidos e no verão contaremos c + actividades.
Agr é preciso começar a lutar contra a sazonalidade dos eventos, pois essa é a grd inimiga do dinamismo cultural!
Há q dar força aos restantes meses do ano. Fzr pequenos eventos ao longo do ano permite criar um dinamismo corrente e n pontual! E assim "falar" mais da nossa aldeia!
Temos exemplos de outras localidades q fizeram um grd evento num determinado periodo, por exemplo Gouveia com o campeonato de snowbord, e dps disso? Passa o ano e n se ouve falar + da cidade!
É preferivel eventos pequenos m mais frequentes e compensadores, do que grds eventos esporádicos dos quais fica só saudosismo!
Reflectir… repensar o Sobral…
A iniciativa é muito interessante e serão dois dias muito preenchidos. Vou fazer por estar no primeiro dia, no segundo dia… é cá uma estafa!... uf… (não estarei certamente).
Boa Sobralfilho!!!
O 1º dia é sem duvida o ponto mais importante...o segundo é pa brigada caminhadas...ehehehe
mt bem famel parabens pelo xelente trabalho...continua assim a divulgar a nossa bela terra...
Bom programa, muitos parabéns!
Infelizmente não vai dar para estar presente.
Mas venham mais que em algum há-de dar para participar.
:( k pena mariita tava a contar k viesse!
Nem sabes como gostaria!
Mas estou como o F. Paulo, os meus fins de semana também são ocupados e só em períodos de férias é que posso dispor deles.
parabéns Famel! + Uma x !!!
será concerteza um fds inesquecivel para mts de nos os k poderemos estar presentes!
São estas iniciativas que fazem falta a muitas das aldeias do interior, e gente com garra e dinamismo!
da minha parte, já sabes ;)
Beijolas e abraços
Tenho um compromisso k possivelmente n/ vou poder adiar. se n/ for vou ficar com muita pena, porque eu tb iria á caminhada.De qualquer modo, parabéns pela iniciativa.
Não sei se posso estar presente.O programa é ambicioso.Destaco dois temas:1-Património edificado e o Xisto 2-Protecção das Matas e Florestas.Votos de boas ideias que possam ser aproveitadas para bem do nosso SOBRAL.
Bem, dia 26 tenho exame de mestrado e logo impossível chegar ao sobral a horas. Mas gostava de estar presente, principalmente nas palestras sobre investimento,economia e desenvolvimento rural, dado que, este é um assunto que me agrada muito! Resta-me portanto a caminhada...
Enviar um comentário