quarta-feira, julho 25, 2007

Poço das Navalhas

As duas perspectivas do poço

Aqui fica mais um belo exemplar das maravilhas da nossa ribeira, neste caso da ribeira do Carvalho.
Para além da Foz da Portela já aqui apresentada, o Poço das Navalhas também era escolhido pela malta jovem para dar os mergulhos no Verão.
Agradeço desde já ao Marquitos que cedeu as fotos (estão muito giras).
Já agora alguém sabe de onde veio o nome do poço?

29 comentários:

famel disse...

Será q o nome "Navalhas" terá algo a ver com os cortes nos pés?

Anónimo disse...

susete estas enganada este e sim o poço das navalhas mas conhecido neste momento pelo poço do amor este sim é o poço do amor! por estas palavras ja deves saber quem esta a escrever. porque até foi por mim que ele começou a ser chamado pelo poço do amr

Anónimo disse...

isto sim e que é imagens bonitas de se ver e não arranjam confusões!
excelentes e epectaculares

Anónimo disse...

O poço do amor? AHAHAHAH
Na minha altura era mais o poço dos talhos e das cabeças partidas, eramos uns terrotistas.

Anónimo disse...

depende da tua altura isso e relativo quando o faziam com comportas era porque eu ainda me lenbro de saltarem do chau que esta por cima do lado esquerdo do poço

Anónimo disse...

Foi aqui que eu aprendi a nadar! :)

Rosie

Anónimo disse...

Escrevem escrevem mas ainda não li uma boa explicação para o nome "poço das navalhas"... satisfaçam lá a curiosidade!

Anónimo disse...

Eu posso dizer que já saltei do chão do lado esquerdo e do lado direito... mas hoje não o fazia, pois naquela altura pesava menos uns quilitos e a cabeça por vezes não regulava muito bem!!!

Anónimo disse...

Poço do amor????
Tratem as coisas pelo nome! Foi! É! E sempre será o poço das navalhas! Ora pesspoas que o conhecem á meia duzia de dias já a inventar nomes. Por causa de um namorisco!Imaginem quantos casais existem no Sobral que ali namoraram??????
Referente ao nome antigamente falava-se que alguem ali tomou banho e se cortou nas pedras "fragas" e disse "- Isto aqui é só navalhas!"
Respeitem o que os nossos antepassados nos deixaram!!!!!!!

Anónimo disse...

o nome poco das navalhas e precisamente a teoria do CMSS a razao apresentada por ele e a realidade do nome quanto ao nome poco do amor foi inventado porque alguem ali namorou ali eu aprendi a nadar tinha eu os meus 6 anos e ja se chamava poco das navalhas nessa altura raparigas nao apareciao por esses sitios pois a malta toda nadava com o fato com que nasceu miudos e crescidos portanto esse nome nao pega

Anónimo disse...

Na minha modesta opinião o nome das navalhas tem a ver com os ferimentos que por lá aconteciam. O poço era pequeno e algo complicado, embora fosse dos mais profundos à época. Não consigo descortinar nenhuma razão "racional" pra se ter chamado das navalhas. Só pode ser mesmo porque era perigoso e a tradição o baptisou assim...

famel disse...

Por analogia a teoria dos "cortes" parece ser a q mais se aproxima do nome "poço das navalhas.
Contudo as rochas deste poço são das mais lisas que que conheço, logo não faz mt sentido q a malta se cortasse muitas vezes lá.
O poço do ribeiro, por exemplo, tem muito mais calhaus e pedras do q este.
Bom mas do tempo dos mais velhos até hoje,muita cheia pode ter arrastado as pedras do fundo e hoje ele estar bastante diferente do q era.

famel disse...

Qt ao nome "poço do amor" n vejo nenhum inconveniente em chamá-lo assim. Ng eskece k ele é o poço das navalhas, m mete uma certa piada pensar nele c o poço do amor pq reflecte as vivencias destes jovens "criativos e romanticos", q nestes tempos modernos já n ha em qlqr sitio.

Eu sou 1 fã dos romanticos e fico mt feliz qd vejo as manifestações "sensiveis" destes jovens sobralenses...
Vá lá q neste mundo às avessas ainda temos rapazes assim!!!

Anónimo disse...

não sera no sentido figurado o facto que a agua desse poço era de um frio intenso é que se disse que era o poço das navalhas?????

Anónimo disse...

bem se diz esta um frio de rachar ou seja que esta um frio muito intenso não sera isso ????? e for por isso que se deu esse nome ao poço

famel disse...

Sim sr. deve ser isso a água é tão fria que "corta" o corpo...

Anónimo disse...

lool pois acho que encontrei lool mas é por deducção se ha a agua ta fria pode se dizer ta um frio de rachar e por conseguinte navalha é sinonimo lool pois pois entao quem nos vai poder dar a verdadeira resposta ???eu acho que encontrei a logica das coisas lool

Anónimo disse...

Para quem diz que asfragas do POÇO DAs NAVALHAS não cortam, verifiquemas rochas que se apresentam na foto, lado direito.junto á parte mais funda.Era por onde a malta subia e se cortava. E para quem diz que a agua era ou é fria então cerca de 100 metros + acima no poço onde este ano a juventude praticou o AMOR até a famosa piscina estar concluida, ai era gelooo.
Já agora voces sabiam que a piscina veio substituir o poço das navalhas??

Anónimo disse...

mas entao qual é a hitoria do nome mas o que eu diz é so por deduçao com o que sei eu nunca fui ao poço das navalhas lol eu so ouvi o que por la faziam do resto na sei lol mas quem sabes se antes este poço a agua era fria??????isto na sabemos até a minha interpretaçao pode ser boa

famel disse...

A piscina não veio substituir a foz da portela?

Anónimo disse...

Sim a água do Poço dõ Ribeiro é bem mais fria, mas também acho que as fragas das navalhas são bem lisas. Aliás eu costumo espojar-me sempre nas fragas que estão à volta do poço e são bem confrotaveis eheheheh

famel disse...

Ai q vontade de me ir espetchar nas banheiras das navalhas...

Anónimo disse...

A piscina foi feita, e a foz da portela ainda durou 3 anos. Feita precisamente no local onde se encontra com dois postes dos telefones," um tirado no caratão outro junto do cemiterio", madeira comprada na serração,plasticos do Ti Pereira e barro. Ao treceiro ano é que a juventude teve apoio de alguns pais que se juntaram aos filhos. Num domingo d manhã acimentaram algumas partes "lado da levada do moinho". Só a junta começou a colaborar!!!!!!

Anónimo disse...

pois mas nao veio substituir o poço das navalhas mas sim o da foz da portela.

Anónimo disse...

anonimo,é resposta para a famel? ou reforça da minha resposta?

Anónimo disse...

O «poço» como não era nem muito fundo, muito largo e nalguns sectores menos aconchegado, sempre se tentaram inverter essas propriedades.Daí a mão humana com seichos, pedras,alguns metais, etc..Então surgiam as "navalhas"(lascas de pedra finas,pontíagudas e rijas), as que ainda ficavam "presas" e as outras soltas no poçoe fora dele.Pois mesmo ao fim de limpo(limpo à pressa)e com os gumes meio polidos, ainda cortavam que nem "navalhas" ao menor descuido ou correria,e lá aparecia o efeito.Com o tempo, o correr de muita pedra e água(que iam molando as rochas), deixou de haver cortes/feridas, no poço das NAVALHAS.Era ciclíco.

Anónimo disse...

Ainda sou do tempo em que eram apenas os rapazes a ir a banhos ao poço das navalhas mas, cheguei a banhar-me muitas vezes nessas águas e não me lembro de me queixar do frio!!! e as rochas lisas e quentes nunca me cortaram!!
já pensaram em perguntar aos vossos pais qual a origem do nome??

Anónimo disse...

Isto de onde vem o nome e igual o que importa é o AMOR

Anónimo disse...

Foi no "poço" das navalhas que aprendi a nadar. Penso que todos os miúdos e miúdas do meu tempo tiveram o mesmo mestre. Sofremos lá alguns sustos. Às vezes um amigo nosso não conseguia sair e tods os outros se empenhavam em no arrastar para fora.
Belos tempos. Agora há piscina!. O mundo tende a evoluir a e nossa aldeia também. Viva o progresso. Mas do passado se faz a história.., não esqueçam.