sexta-feira, agosto 08, 2008

Festa de Santa Bárbara 1986

Amanhã começa a Festa de Santa Bárbara, Mais simples e mais discreta é hoje em dia uma festa religiosa onde ainda se mantêm algumas tradições da nosa Igreja.
Em outros anos realizaram-se outras actividades como concertos, cortejos e muitas vendas. Ficam algumas fotos enviadas pelo leitor Fernando paulo Antunes do Cortejo de 1986











Desta vez deixo os comentários e as descirções das fotos para quem se lembra deste dia e deste cortejo. Podem contar-nos como foi organizado este cortejo e uma breve descrição do mesmo.

Eu tinha 3 aninhos nem sequer me lembro :(

19 comentários:

Anónimo disse...

Nesta altura ainda havia muita gente jovem, que bom!
Parece-me também, que na primeira foto, reconheço o meu pai.
Estarei certa?

Unknown disse...

Nesse ano é que foi uma grande festa ( organizada pelos lisboetas penso eu....e por pessoas do Porto também). Que boas recordações...muito trabalho mas muito divertimento.

Foi a ultima vez vi a minha familia toda junta ( Saudades)...e não somos poucos.
Marta ( Filha Lucrécia )

Anónimo disse...

...descrição... ...descisão?...

Anónimo disse...

A festa de Santa Bárbara e a festa de São Miguel eram um acontecimento quando era miúda.
Já não vou a estas festas há imensos anos.
O Fernando Paulo deve ter um baú cheio de fotografias que o fazem recordar tempos idos.
A Marta foi o último ao que juntou a família! Eu,Já nem sequer sei por onde anda toda a minha.
Um beijinbo a todos
Maria Ideias

Anónimo disse...

Eu tinha dez anos e estou ai numa foto, andava o ano todo a espera do verao e da festa pois ali vinhan as avecas e os avecs todos.... e para ver o fogo "presso" o que eu gostava mais era do castelo. e ainda me lembro quando algumas familias levavam a merenda para o meio dia (ao fim da missa) e ali se comia e bebia frisumo (na altura)debaixo dos pinheiros que estavam a volta do recinto da festa......

Anónimo disse...

Pois malga da sopa também se organizavam bailes fora do recinto das festas.
Ainda lá dancei algumas vezes e, como tu também lá merendei.Lembro-me que a minha mãe comprava sempre uma melancia. Enfim, outros tempos, outras maneiras de estar, mas bem divertidas, por sinal.
Houve também um ano (não posso precisar), em que o meu cunhado Carlos (vivo e irrequieto) lançou uma bomba daquelas inofensivas, mas que entrou no vestido da minha irmã Cristina, ainda menininha.Não foi nada de grave,mas não ganhámos para o susto.
Maria Ideias

Anónimo disse...

Pois, nesse tempo destas memórias, eram bem mais simples as Festas.Qualquer copo de água choca,tingida com limão, fazia as delícias da pequenada, com umas amendoas de açucar e uma santinha do mesmo material ou uma corneta de plástico, estava repleto um dia de Festa.
Nesse tempo o Padre era em full-time, e fechava os olhos aos bailes semi-clandestinos, preocupando-se com assuntos importantes, como uma boa organização das cerimónias religiosas, às quais nem os Agnósticos faltavam.
Agora, com a mania das grandezas, fazem-se duas festas em simultâneo, a Religiosa repartida pela Ermida e pela Igreja, com um arremedo de profano feito no largo de São Miguel, sem programa anunciado(mas também não é preciso, todos os anos é mais do mesmo, ou seja Mini-Banda do Paúl e Rancho folclórico do mesmo sítio, no mesmo local e à mesma hora) Que falta de imaginação!...Este ano teve uma nuance:Em vez da Alvorada a abrir os festejos, o despertar esteve a cargo de uma Aparelhagem (não era a do Zé do Telhado) que durante boa parte da manhã encheu de decibeis a Freguesia,lançando no ar uma música que para além do ruído não se percebia se era musica Sacra ou Profana.Aliás vem sendo hábito de vez em quando sermos brindados com esta barulheira,dizem-me que é a nova maneira de anunciar os Serviços Religiosos.O sino esse tiraram-lhe a VOZ, e quando toca ningém percebe para que toca.Acho que é o efeito da modernidade Tecnológica.è que agora não se vai tocar o sino: Carrega-se num botão e o sino toca.Só que às vezes o botão deve estar perro e o sino desata num desatino.Este Domingo não é que desatou a tocar desenfreadamente quando a Banda tocava a Alvorada penso eu que era isso que a Banda estava a tocar por volta das nove horas da manhã. Sim que agora a alvorada é mais tarde...A última Pérola foi a Nossa Senhora do Bom Parto que pelos vistos, farta de não abençoar Partos na Ermida, mudou-se para a Igreja Matriz, onde lhe foi prestada a honra que outrora as Mulheres férteis lhe prestavam na Ermida.Para a posteridade aqui ficou um pequeno esboço da actual festa de Santa Bárbara, padroeira dos Mineiros, e que em tempos não muito distantes era um marco de união das Familias Sobralenses.

Anónimo disse...

a banda do paul é uma mini banda que nunca existiu no sobral...como nao existe mais nada...nem respeito pelo trabalho de alguns...ás 8horas nao aparecia ninguem para ouvir a alvorada e ás 9h muito menos...logo é impossivel saber se tocavam a alvorada ou la o que era...
agora tambem se consegue guardar recordaçoes para 1futuro distante...

Anónimo disse...

F.Paulo parece que alguem se picou com as tuas verdades.

Anónimo disse...

As verdades é para serem ditas e doa a quem doer, mas la em sima aquilo ficou assim mais ao menos ao abandono de pois que nasseram la umas bolas tipo "tretulho", mas para min a verdade é so uma é triste.

Anónimo disse...

Todas estas alterações são fruto dos tempos.
É pena que algumas das tradições não sejam mantidas no Sobral. Apesar de tudo, vejo, que este blog, (parabéns aos seus mentores), dá-nos oportunidade de partilhar um pouco daquilo que nos marcou enquanto meninos e adolescentes.
O Fernando é do meu tempo. Acho que tem agora 58 ou 59 anos?
Maria Ideias

Anónimo disse...

Durante oitenta anos os Sobralenses (católicos ou não),com muitos sacrifícios,suor e lágrimas e muita devoção, contruiram uma capela e espalharam a fé e devoção em Santa Barbara, pelo mundo fora. É triste ver e sentir a divisão do Povo,a desilusão e incompreenção estampadas no semblante de muitos, apesar da realização das duas festas nos mesmos dias.
Que Santa Barbara ilumine a mente de todos nós e a memória dos nossos antepassados nos dê forças para voltar a festejar a Nossa Padroeira como Ela merece.
A senhora do Bom Parto também merece respeito, em especial das mulheres, filhos e dos não ao aborto.

Anónimo disse...

Parece afinal que a pedrada no charco despertou algumas Ideias (Perdoa-me Maria Ideias),e mais importante, a necessidade de se reconstruir aquilo que alguns-poucos-têm destruído.É verdade que a festa de Santa Bárbára tem que ser feita no seu local de culto e tradição, com ou sem Padre.Se o Padre quer as Bolas, deem-lhe umas para se entreter e o povo faz a festa como sempre fez antes dele.E se é ele o polo de desunião, já tem idade para se aperceber disso e fazer "Mea Culpa"como ensinam aos outros.Errar é humano.Desumano é não reconhecer o erro e corrigir os erros.
Mas a outra festa também merece reparos.Começou como alternativa, mas presentemente também não cumpre os objectivos.O programa este ano foi de uma pobreza franciscana.Salvou-se a LUISA.Depois o local não tem condições. Os acessos são deploráveis e depois que dizer da forma como são transportados os instrumentos, palco,e toda a parafernália de utensílios necessários.O piso do polidesportivo não foi concebido para ser pisado com Tractores carregados.E os idosos, a maioria dos habitantes do Sobral não conseguem lá chegar. Para se fazerem festas é necessário ter em atenção a população aquem se destinam, para não as transformar em pequenos arremedos de núcleos restritos.Penso pois que é chegada a hora de começar a trabalhar para unir o possível e realizar no próximo ano a FESTA que todos os Sobralenses querem e merecem.
Podem começar desde já a Bater no F.Paulo, porque ele está preparado para isso.

Anónimo disse...

o comentário anterior é da responsabilidade do F.Paulo que se esqueceu de assinar pelo que pede desculpa do facto.

Anónimo disse...

bem "falado" sim senhor se for presciso ajuda eu tambem ajudo a faser a festa mas tem que ser com alguma antescedensia pois eu estou longe e so vou ai para o ano que vem no verao. :)

Anónimo disse...

Li o comentário do Fernando Paulo e até compreendo em parte a sua opinião. Mas gostaria de lhe deixar uma pergunta: "Quem vai organizar essa FESTA que todos os sobralenses querem e merecem?"
Eu penso que devemos reconhecer o esforço de todos os que têm contribuído para a realização desta festa "alternativa" ao longo dos últimos anos. Neste sentido gostaria de deixar aos organizadores da mesma esta pergunta:"Será que os Sobralenses apoiam e mostram entusiasmo nessa celebração festiva?"

Anónimo disse...

o problema e esse anonimo, e que falar e criticar todos criticam, mas quando chega a hora de ajudar, sao sempre os mesmos e cada vez menos... tal como se verificou este ano, em que durante os dias de preparaçao e nos dias de festa eram muito poucos a ajudar...

famel disse...

Grande verdade!

Anónimo disse...

Ei !! Sou eu na quarta foto !!
Com o short verde !! Isto é que é saudades dessas festas. Me lembro que era granda festa e que havia muita gente nem so de Sobral.

Beijinhos a todos os Sobralenses !

Gil De Lima