terça-feira, fevereiro 02, 2010

CURIOSIDADES... Ou mais pedacinhos Sobralenses

E, já Fevereiro é entrado com o entrudo anunciado! Por isso, antes que venham as reportagens dessas novas festividades, aqui vos deixo algumas imagens já de Novembro, mas que só agora pude convosco partilhar. 
Debulhas já feitas, seco e guardado o cereal, sobram os cassamulos. Prova de que ainda há milho e resistentes a semeá-lo!
O tempo das vindimas já tinha passado, mas ao que me disseram, esta videira generosa deu duas camada de uvas! Estas estavam de cobiçar!
Plantar umas couvinhas é essencial para o nosso prato mais tradicional: as saborosas couves com feijões!
Bem, mas a salsa parece que já nem é preciso perder tempo a fazer sementeira, pois se até nasce nas escadarias! Será que se acabou o pedido: - Ó vizinha tem por lá uma salsita que me dê? –

A originalidade de nesta casa, em qualquer estação do ano, nunca faltar: o Sol, a Lua e as Estrelas!
Anda fumo no ar… forno deve está a arder... alguém vai cozer... Vamos lá espreitar!
Confirma-se… haveria fornada neste dia e a Isaura não se fez rogada para a fotografia!
Aqui está um bonito e saboroso pão que a Isaura teve a gentileza de me oferecer. Quentinho com manteiga... foi comer e chorar por mais!

~~~~~~~~
Só me resta agradecer, a quem se deixa fotografar e autoriza que as suas casas ou jardins o sejam também, para que possamos reviver nestes lugares – se é que ainda é possível –  um pouco dos cheiros e sabores da nossa infância.

6 comentários:

Anónimo disse...

Good day, sun shines!
There have were times of hardship when I felt unhappy missing knowledge about opportunities of getting high yields on investments. I was a dump and downright stupid person.
I have never thought that there weren't any need in large initial investment.
Now, I feel good, I begin to get real income.
It gets down to select a correct companion who uses your funds in a right way - that is incorporate it in real business, parts and divides the profit with me.

You may get interested, if there are such firms? I have to tell the truth, YES, there are. Please be informed of one of them:
http://theinvestblog.com [url=http://theinvestblog.com]Online Investment Blog[/url]

Anónimo disse...

Isto é SPAM

Helena Teixeira disse...

Olá!
O pao é enorme,dá uma fome,com o queijinho,deve cair muito bem :)
Achei engraçado o milho defolhado.Afinal,sempre há vida nas aldeias portuguesas,e lá se fazem coisas boas,vindas da terra.

Aproveito e deixo um convite: participe na Blogagem de Fevereiro do blogue www.aldeiadaminhavida.blogspot.com. O tema é: “O Carnaval e as suas Tradições”. Basta enviar um texto máximo 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt (+ título e link do respectivo blog) até dia 8 de Fevereiro. Participe. Haverá boa convivência e prémios (veja mais no blog da Aldeia)!

Abraço
Lena

famel disse...

Oh que desperdicio, esses cassamulos ainda serviam para acender o lume! Há que aproveitar!!!

Mariita disse...

Tens razão famel, mas certamente a dona dos cassamulos não tinha falta de lenha... se fossem meus boa utilidade lhes dava!

Anónimo disse...

Mariita:

Parabéns por me fazeres recordar as debulhas no meu tempo.
"Cassamulos" já há muito tempo que não dizia esta palavra.
Quem é a senhora que está no forno? É a Isaura do Barreiro?
Que bem que me sabia um bocadinho desse pão...
Maria Ideias