quinta-feira, abril 29, 2010

segunda-feira, abril 26, 2010

domingo, abril 25, 2010

25 de Abril - contado pelas criancas

E vocês onde estavam no 25 de Abril???

quinta-feira, abril 22, 2010

SUGESTÕES...

Em tempos que já lá vão a rua que passa no centro de saúde, tinha algumas semelhanças com esta. Depois foi alterada e, com o passar dos anos, tem ficado cada vez pior e muito pouco cómoda para quem ali precisa de se deslocar. Seria interessante que esta rua pudesse voltar à forma original... Algum dia verei isso acontecer?


Também já se falou aqui da necessidade de assinalar os lugares e caminhos circundantes do Sobral. É uma prática que tem vindo a ser implementada em todo o país e que considero muito importante. Por isso, numa altura em que também na nossa terra se estão a dinamizar as caminhadas seria importante não esquecer esta ideia...

E viva hoje o Dia Mundial da Terra!

1º Passeio TT


quarta-feira, abril 21, 2010

Bichinhos

Não quero parecer chata como as minhas fotografias, mas sinto-me como uma criança quando tem um brinquedo novo, tenho de o usar até me fartar dele.

Deixo aqui umas imagem dos bichinhos que encontrei quando fui estrear a minha máquina, a experiência ainda não é muita, mas espero que gostem.






terça-feira, abril 20, 2010

Ruralidades


domingo, abril 18, 2010

DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

Se por acaso não sabe, Idanha-a-Velha é um Monumento Nacional! Pertence ao Distrito de Castelo Branco e nem fica assim tão distante do Sobral, pelo que achei "dever-lhe" hoje, esta pequena homenagem. 
 
Conheci Idanha quase em ruínas... mas onde o "guardião" da Sé que zelava por aquele património, com o seu saber, nos fazia viajar ao tempo da ocupação Romana, Visigótica e Árabe. Anfitrião e guia de turistas acidentais, curiosos, ou dos mais “sabedores” da matéria, era também o arqueólogo que ia escavando e limpando muita da história que, tenho a certeza, hoje se encontra em exposição no museu, ali aberto. Recordo com saudade esse homem cujo nome agora me escapa, mas tenho a certeza, muitos lembrarão com ternura e saudade. Hoje, Idanha está recuperada, linda, e, ao que pude presenciar com um número apreciável de turistas, sendo muitos estrangeiros. 
As imagens que aqui deixo, são uma pequena amostra do muito que há para ver. Para quem não conhece, aqui fica uma sugestão para um passeio pela região, onde não faltam outras povoações de encantar como é o caso de Penha-Garcia e, claro, Monsanto a Aldeia mais Portuguesa de Portugal.
O Lagar de Varas que estava praticamente destruído e foi recuperado de forma notável, e os utensílios muito bem conservados 
As escavações arqueológicas permitiram pôr a descoberto uma infinidade de vestígios da maior importância para se fazer a história da ocupação de Idanha.
Sem dúvida, local a visitar nas suas próximas férias, ou numa "escapadinha de fim-de-semana. 

Caminhada

Ora aqui está uma bela iniciativa para começar a época de caminhadas!




Se alguem estiver interessado em participar, poderá inscreves-se enviado um email para cssilva87@gmail.com .

sexta-feira, abril 16, 2010

Momentos Sobralenses

Arrisquei-me para partilhar com vocês este belo momento... na Natureza tude se transforma não é? Cá está a nova casa deste enxame :)




Felizmente não fui picada :)

quinta-feira, abril 15, 2010

Pormenor Sobralense




terça-feira, abril 13, 2010

Dia Mundial do Beijo

O Beijo é delicioso, quando dado com amor e paixão, é ainda melhor.
Por isso não deixem de beijar....
Cá vai o meu: Beijo, Baccio, Bisou, Kiss, Beso, Kisu, Kuchen, Baiser, Tzub, Su-Ub, Pitér, Xkyss, Potselui, Neshiká, Quin Wen :)

Previsões Meteorológicas

Nos dias que correm com estas modernices e afins, é habitual recorrermos à internet para antever o estado do tempo. Contudo continuam a existir formas tradicionais e bem mais interessantes, para sabermos se o sol ou a chuva nos vêm visitar!

Um amigo meu continua a observar o seu Galo do Tempo e não falha

Eu que estou no campo, continuo a aceitar as dicas da mãe Natureza. E os malmequeres não enganam


Ontem o sol...

...hoje o céu nublado

O mundo não pára, mas felizmente para nós, há coisas que não mudam...

segunda-feira, abril 12, 2010

Muito mais do que Animais de estimação

Este gatinho chama-se Hippie é o nosso gato de estimação, meu e da minha irmã. O Hippie tem passado por vários problemas mas tem recuperado sempre .


Tudo começou logo à nascença, era um gato muito remelado a quem ninguém ligava. Estava destinado a morrer se ninguém cuidasse dele, foi nessa altura que a minha irmã decidiu cuidar dele e levou-o com ela para Castelo Branco. Tornou-se um gato muito bonito e vaidoso.


A primeira vez que chegou ao Sobral ficou encantado com a natureza e nunca mais foi o mesmo gato, tendo obrigado a minha irmã a deixa-lo cá ficar a viver.
Como é natural foi criando amizades com os gatitos dos arredores e de vez em quando aparece arranhado, pela altura do cio.

No ano passado foi atropelado, partiu a bacia em dois sítios diferentes. Coitadinho esteve um mês e meio fechado em casa e mal conseguia andar. No entanto a recuperação foi mais rápida do que esperávamos e logo voltou às suas traquinices.

No domingo de Páscoa o Hippie apareceu à noite em casa um pouco estranho e muito assustadiço. Visto não parar quieto deixamo-lo sair para ver se ficava melhor. No entanto passaram dois dias e o Hippie não aparecia, andávamos aflitas e muito tristes a pensar por onde o nosso fofinho andava.
Na terça-feira já inquietas com a falta de noticias do gato, fomos pela milionésima vez percorrer todos os sítios onde ele costumava ir. Até que felizmente o encontramos numa arrecadação aqui da vizinhança, foi uma alegria quando o vimos, estava muito sujo a babar-se e tinha os olhos muito arregalados.

Fomos de imediato com ele ao veterinário. Diagnóstico: envenenamento.

O Hippie teve de ficar internado, para fazerem análises e tentarem salvá-lo. Ligávamos todos os dias e as noticias não eram muito animadoras e 5º feira fomos ver como ele estava e dar miminhos para vez se melhorava. Mas ao vê-lo desanima-mos ainda mais, pois não vimos melhoras.
Sexta feira o veterinário ligou-nos a informar que o Hippie estava um pouco melhor e que era aconselhável ele vir a casa o fim-de-semana, porque na clínica ele não estava a comer e temia que pudesse morrer por estar longe de nós.
Assim fizemos, fomos buscá-lo e começamos por dar-lhe comida por uma seringa porque ele tinha mesmo de comer. Ontem já começou a comer sozinho e até já queria ir para a rua.

Espero que não aconteça outro incidente com ele pois o Hippie para nós é muito mais que um simples animal de estimação.

Caso tenham alguma história do vosso animal de estimação que queiram partilhar connosco podem enviar um email para um dos colaboradores do blog.

sábado, abril 10, 2010

É Primavera

Hoje senti que a Primavera verdadeiramente chegou. Acordei com as andorinhas a cantar o canto de quem anda muito atarefado a fazer o ninho, vi os campos cheios de malmequeres brancos e para além disso, descobri a saltitar no Casal da Pires, um grilo.
Quando era mais nova corria com uma palha, todos os buraquinhos nos campos. Passava as tardes nessa correria, pois sabia que mais tarde ou mais cedo, o meu Pai iria chegar com o tractor para lavrar os campos e lá se iam as tocas dos grilos!
Hoje a sorte apareceu-me aos pés, quando ía beber água ao alvanel, algo me chamou a atenção no chão, no meio daquele manto verde andava ali um ponto preto aos saltos. Aproximei-me e... ERA UM GRILO!!!! Toca a sacar da máquina e segui-lo na sua correria saltitante para fotografá-lo :)
Ainda consegui estas duas fotos, não são fotos "à Célia" mas já dá para partilhar com vocês o momento


Acho que o meu olho anda bem treinado das prospecções :)

segunda-feira, abril 05, 2010

Mais uma vez....


...animais sobralenses













por Eduardo Ghisi