quarta-feira, maio 18, 2011

Tradições Religiosas

Para os que não puderam participar, aqui ficam as imagens de alguns passos vividos na Quaresma e Páscoa, deste ano.
A "novidade" que ainda é no Sobral a dinâmica do Tempo Quaresmal, marcou e incentivou a uma maior reflexão.
A Via-Sacra, realizada com grande participação de jovens e adultos, culminou com a intensidade da Celebração da Paixão e Adoração da Cruz. Remete-nos depois ao silêncio...
Dia de Páscoa, Celebramos a Vida Nova! Repicaram os sinos e saíu à rua o feliz anúncio da Ressurreição de Cristo. Aleluia! Aleluia!

Se me permitem, fica neste trabalho uma singela homenagem ao meu tio, que celebrou Missa Nova no Sobral, no Domingo do Bom Pastor, e faz hoje sete anos que partiu para a casa do Pai.

Agradecimentos também ao Pe. Rui, pela permissão de recolha e divulgação de imagens.

5 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns a todos os que participaram nas cerimónias pela diginidade que nelas puseram, demonstrando a fé que põem na Ressurreição: o grande mistério do Cristianismo.

Anónimo disse...

Onde está diginidade deve ler-se dignidade.

Anónimo disse...

O SOBRAL STA A DEICHARE MORREREO BLOGUE .,O SERA QUE MORREU O NOSSO VEHO ANONIMO QUE DAVA VIDA ATODOS OS COMENTOS?

Anónimo disse...

O velho anónimo o anónimo dos anónimos, o perseguido, deve ter fugido ou perdido a inspiração e ficado sucinto, com comentários do tamanho de uma jaculatória. De facto, esta reportagem da atenta Mariita merecia um poema em que constasse o Padre Rui, creio o primeiro deste nome no Sobral, que eu não conheço. Que Deus o encaminhe muitos e bons anos e ele acompanhe os sobralenses por mais duas gerações administrando-lhe os Santos Sacramentos e indicando-lhes os caminhos da fé e os do progresso. O património do cristianismo é de uma riqueza infinita e ajuda o homem na compreensão de si, dos outros homens, do mundo e de Deus. Ao ver a reportagem da Mariita, fiquei particularmente bem impressionado com a participação feminina nas cerimónias eclesiásticas. Todavia, no passado, o Sobral era conhecido em toda a parte porque os homens participavam intensamente nas cerimónias. Ou seja quando havia um cântico religioso, todos cantavam. Um "Santos Anjos e Arcanjos" a todos os pulmões, no Sobral era uma coisa memorável.

ilda rodrigues disse...

Lindo lindo felici-to a quem fez este trabalho e que se repita sempre que há um evento seja de que ordem for para quem esta afastado da nossa aldeia é maravilhoso ver este belo trabalho embora apenas viesse a reconhecer uma jovem prof. e esteve aqui a dar aulas, senti saudades quando era garota e vivia este tempo pascal com toda a nossa geração.
Parabens.