segunda-feira, junho 27, 2011

VERÃO NA PRAIA

No próximo sábado, a Associação de Solidariedade Social de Sobral de S. Miguel, organiza um dia na praia para os utentes e todos os que desejarem participar. Para isso é só inscrever-se e... boa praia!

domingo, junho 26, 2011

Imaginem... !

terça-feira, junho 21, 2011

A tentativa de tê-lo sempre ao alcance, nem que seja de um simples olhar...


quinta-feira, junho 16, 2011

Era uma vez uma casa



quinta-feira, junho 09, 2011

Sardinhada

A Associação de Solidariedade Social de Sobral de S. Miguel, em tempo de Santos Populares, organiza a tradicional sardinhada. Convide os seus amigos, inscreva-se e participe na festa!

domingo, junho 05, 2011

Sobral de São Miguel já tem plano de Aldeia- c/som

É a mais populosa Aldeia do Xisto de Portugal. Sobral de São Miguel tem mais de 450 residentes e junta-se a Vila Cova de Alva e Aldeia das Dez numa rota que passa a reunir 27 localidades.

Sobral de São Miguel é uma freguesia marcada por uma “energia humana” que será “um forte contributo” para a dinâmica da rede das Aldeias do Xisto, referiu à Rádio JF Rui Simão coordenador da ADXTUR- Agência de desenvolvimento das Terras do Xisto.
Havia várias outras Aldeia interessadas em integrar a rede mas a assembleia geral de parceiros concluiu que Sobral de são Miguel dispõe de particularidades que poderão enriquecer a “afirmação de um produto turístico”. Atravessada pela ribeira do Porsim, Sobral dispõe de um casario típico, moinhos e lagares que hão-de ser preservados no âmbito da intervenção programada para aquele território. O Plano de Aldeia agora apresentado deverá preservar também o património ligado à caprinicultura. O documento centra-se fundamentalmente na requalificação da ribeira do Porsin e na recriação das rotas. Criar um centro interpretativo das rotas que “a partir da rota do sal ajude a perceber outra história e culturas como sejam os carros de bois que precisavam de rodas e ferro”. Será um centro que dê ênfase às ligações comerciais entre o litoral e o interior e a “relação do carvão com a indústria de lanifícios.” Além da coluna vertebral do projecto, a intervenção em Sobral de São Miguel só ficará completa com a requalificação das fachadas e coberturas do casario e edifícios públicos. As várias intervenções já foram candidatadas ao Programa de Valorização dos Recursos Endógenos (PROVERE), e ao MAIS CENTRO. “Temos estado a dar apoio técnico à elaboração de candidaturas de iniciativa privada. Foram apresentadas candidaturas para o centro interpretativo (300 mil euros) e para a ribeira do Porsim (400 mil euros) e no caso do PROVERE”, referiu Rui Simão. A ADXTUR é entidade gestora do PROVERE, programa onde “há uma reserva financeira para um conjunto de intervenções que estavam sinalizadas como projectos âncora.” Na apresentação do plano de aldeia o presidente da Câmara da Covilhã anunciou que a autarquia vai “isentar de taxas e licenças” os munícipes que pretendam realizar obras nas suas habitações. Na área de intervenção “há pelo menos 24 pessoas interessadas em fazer obras”, referiu à Rádio JF Jorge Silva, presidente da junta de freguesia de Sobral de São Miguel. A estas intenções de investimento junta-se a vontade de um investidor privado em apostar num espaço para dormidas e no interesse de alguns residentes em investirem em pontos de venda de artesanato e restauração.

quinta-feira, junho 02, 2011

Nem só de pedras...

Nem só de xisto se faz o Sobral, faz-se de pessoas que sempre que podemos mencionamos aqui, honrando e apreciando o seu trabalho.



Apesar de atrasada gostaria de publicar aqui uma reportagem do Jornal do Fundão sobre o lançamento do livro "Padre Motard".



Não é apenas um exemplo de vida esta história real da vida de José Fernando Lambelho, é também um livro assinado pela minha prima Rosa Ramos que também ela possui "costelas sobralenses"´




Podem ouvir e ler a reportagem do lançamento do livro seguindo o seguinte link:



http://www.jornaldofundao.pt/noticia.asp?idEdicao=105&id=7334&idSeccao=981&Action=noticia



Entretanto podem sempre ler as reportagens da Rosa no "Jornal i" no qual a mesma é Jornalista.