terça-feira, outubro 04, 2011

Efemérides

Fez no passado sábado 43 anos que o primeiro conjunto musical actuou no Sobral. Em 1968 os "COP3-7" actuaram no cabecinho em cima do tractor do Ti Zé Brás com a luz cedida pelo café do Ti Zé Pires e do Prof. Daniel. De salientar que a luz tinha chegado ao Sobral no ano anterior...
No presente é algo habitual nas festividades dançar ao som de um qualquer conjunto, foi o que aconteceu no sábado para comemorar o S. Miguel com os "Jovisom" de Oliveira do Hospital.
Ficam algumas fotos para relembrar a noite, quando puder faço um slide com várias fotos das festas.

7 comentários:

Anónimo disse...

SOBRAL DE S. MIGUEL
TERRA DE ENCANTO,ES O MEU BERCO
QUE AMO TANTO
ES O CANTINHO ENCANTADOR
O S. MIGUEL TEU PROTECTOR!!!!!

Obrigado ; Famel

Mariita disse...

Bem-haja, Famel, por lembrares o que deve ter sido um acontecimento de "estrondo" na época e pelas imagens da última festa sobralense.

Anónimo disse...

Cada coisa no seu tempo.
Recordo-me,no entanto,desse magnífico acontecimento para nós jovens...era um desabrochar,mais para uns do que outros,porque alguns dos mais velhos já andavam pela Universidade ou pela tropa.
Muitos parabéns e não deixem cair a festa do ORAGO SÃO MIGUEL.

António Lopes disse...

Bem,se é para efemérides é só para dizer que a minha mãe fez 99 no dia 18.Está como o aço.
Daqui a um ano, se ainda estiver assim, tudo o indica,vai ser festa de arromba.A crise vai ter que tirar um dia de férias..!Também me parece que o registo dela foi o primeiro que se fez no Sobral, freguesia...Alguém que me confirme se é verdade.Também me disseram que era a mais velha do Sobral.É verdade..?

António Lopes

Anónimo disse...

O amigo António Lopes é, graças a Deus,de boa cepa.Desejo a continuação de boa saúde à sua mãe e para que o vosso desejo seja cumprido.
Sobre a elevação a freguesia civil ,o Sobral celebrou o 1º centenário no ano de 1988 com alguma dignidade(festa popular muito animada naquele verão,festa em Outubro com as autoridades civis e também houve no dia de ANO NOVO uma missa pelos sobralenses falecidos e pelas intenções dos vivos àquela época).
Penso que será a pessoa viva com mais idade na actualidade.
Sobre os registos não sei quando deixaram de ser na paróquia Em 1910 com a instalação da República deu-se o início aos registos civis.Sei que o senhor Prof.José Pereira e depois o senhor Xico na qualidade de Presidentes da Junta de freguesia acumularam graciosamente essa actividade cívica.
Pode verificar também na cédula pessoal de sua mãe a assinatura ou na certidão de nascimento no registo civil da Covilhã.
E um abraço.

de freguesia tiverram essa cívica tarefa.

António Lopes disse...

Porquê anónimo?De qualquer maneira agradeço as suas informações.Eu sei que, com a implantação da Republica, os registos passaram para os registos civis.Até então, era a igreja que tinha essa preocupação.Não é por acaso que, sendo eu comunista, nutro o respeito e admiração que nutro pela igreja.Sem ela a humanidade não era o que é.Tenho para mim que, o Sobral é freguesia desde 1912, com base no que a minha mãe me diz.Se se comemorou o centenário em 1988, há 24 anos de diferença...Que a minha mãe diz que foi o 1º registo, diz..!Não será difícil esclarecer a dúvida e vou tentar fazê-lo.Que não nasça aqui, uma polémica.
Com a maior consideração,
António Lopes

Anónimo disse...

Não se esqueçam de fazer a fogueira de Natal?
... e que não seja apenas para cumprir o calendário da época e muito convívio e animação.