sexta-feira, novembro 02, 2012

Cara nova I

Antes de mais gostaria de agradecer a todos os que vão mantendo o nosso "cantinho" activo... Agora que os dias de trabalho já se tornaram mais curtos, volto para continuar a partilhar com vocês novas do nosso Sobral.
Aqui ficam as imagens do resultado final nas obras de remodelação da piscina fluvial da Laje... o arrumamento também mereceu uns arranjos e ganhou um passadiço pedonal.


Que bonita e arrumadinha ficou a rua

 
 Agora os carros passam à vontade e os peões ficam em segurança
 
 
A piscina perdeu os buracos que faziam a água perder-se pelas paredes
 

 
Esperemos pelo resultado no próximo verão para ver o novo espelho de água
 
 
Na minha opinião, apesar de achar que um pouco mais de revestimento de xisto nas paredes e chão (como por exemplo na piscina fluvial do Piódão e Foz d'Égua) ficaria melhor, o resultado não está mau e esperemos que assim o nosso "poço" esteja sempre cheio com água a correr e que todos possam usufruir deste nosso espaço tão agradável!!!

16 comentários:

Mariita disse...

Bem-vinda e obrigada pelas novidades!

Anónimo disse...

Belas imagens da nossa terra que mostram o progresso de uma linda aldeia escondida entre serras. Agradecimentos a qum as postou.

Mina disse...

Eu repito:
Belas imagens da nossa terra que mostram o progresso de uma linda aldeia escondida entre serras.

Mas quem responde à minha pergunta.
Quando é que arranjam a rua do Barreiro, que está em péssimo estado e que a todo o momento ali espreita o perigo para quem por ela passa.
Ou será que não faz parte da linda aldeia? Ou as pessoas que moram naquele bairro nada merecem?

Anónimo disse...

As obras desde que bem executadas ,depois de uma criteriosa planificação/projeto,elevam os artistas e melhoram a qualidade de vida dos utilizadores/habitantes.
Ainda não pude apreciar ,localmente,as referidas obras pelo que não expresso opinião.No entanto,lembro que se devia caminhar para o aperfeiçoamento da limpeza e dos balcões floridos (promoção de um concurso anual pela autarquia).
fs

naifas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
naifas disse...

A rua do barreiro merece ser arranjada e o centro de saúde deve passar para a escola o quanto antes.

famel disse...

Concordo!!!!

Anónimo disse...


A rua do barreiro merece ser arranjada.
Concordo!!!!

E já não é sem tempo..Penso ser a única rua em más condições, embora lá não passe à uns anitos!

Anónimo disse...

Sim, merece e tem que ser arranjada. É uma obrigação material e sobretudo moral que as necessárias obras de remodelação e renovação se façam. Atrevo-me a dizer que, sem menosprezar as outras, esta foi uma das principais ruas do Sobral. Lembrem-se, que por ali passavam, até hà relativamente pouco tempo, todos os sobralenses, fazendo a sua "última viagem". Como parece não haver consideração pelos actuais passantes, ao menos que o façam em memória dos nossos que partiram!...

famel disse...

Infelizmente os nossos governantes não se preocupam muito com os que partiram e o legado que os mesmos nos deixaram...

Anónimo disse...

Nada existem sem economia. Pois saibam que:
"A cidade do Porto recebe o melhor das Aldeias. De 15 de novembro a 15 de janeiro de 2013, em plena baixa do Porto, uma Loja Aldeias do Xisto nas Cardosas, com um vasto programa, desde mostras gastronómicas, mostra de ofícios, promoções e o projeto 'Água Musa' em exposição.".
Tive a notícia ontem por um dos responsáveis em reunião em Belmonte já confirmei. O nosso mel, a nossa medronheira, a nossa cortiça transformada, os nossos frutos secos, as rendas das mulheres do sobral, os nossos poemas, o nosso teatro,vídeo e cinema com a marca do xisto podem valer mais.
asp

Anónimo disse...

Sobral deve ser lido com maiúscula que a tanto não chegou o acordo ortográfico.
asp

Anónimo disse...

Escrever à pressa faz isto.
Corrijo de novo: "Nada existe sem economia".
asp

Mariita disse...

Gostei da "remodelação" na ribeira, mas faço minhas as palvras da Mina. Há necessidade urgente de arranjar a rua do Barreiro e não só...
Há ainda alguns caminhos mais pequenos que brada aos céus estarem esquecidos... ou parados a dois metros da rua... Refiro concretamente o que vai da travessa do Barreiro à rua do cemitério (Val da Cavada).
Quem vive travessa tem de subir 30 e muitas escadas, quando podia ter um acesso com apenas meia dúzia!




Anónimo disse...

Sendo a Câmara da Covilhã e a nossa Junta contados entre os parceiros e associados do projeto Aldeias do Xisto fica bem a questão, porque não arranjam a Rua do Barreiro. Porém as aldeias do Xisto são um projeto e creio que para além deste cabe a questão fundamentalmente à Câmara que eu noto também deve cuidar bem melhor as estradas que nos ligam à sede do concelho.
asp

Anónimo disse...

Ainda sobre as obras da piscina fluvial/espelho de água na zona da Lage,quero alertar para o seguinte:
A recente impermeabilização/selagem do fundo e muros vai aumentar a velocidade/força da água em situação de cheia,o que poderá originar o descalçamento das margens/muros de suporte a jusante,construídos em pedra e sem betão.Aliás,o ano passado,já se verificava uma rutura na base da roda(margem direita).
Face ao exposto,aconselho a realização de medidas de remediação
até ao atravessamento/ponte da ribeira,dado que,também ,existem duas habitações na zona de influência e que precisam de ser protegidas.
Como diz o ditado popular" mais vale prevenir do que remediar".
fs