O Grupo Desportivo Cultural e Recreativo Os Galitos da Serra tem
o prazer de convidar a população de Sobral de São Miguel e arredores, a
participar no Magusto e na Festa de Halloween que irá ter lugar no dia 3 de
Novembro de 2012, na sede do clube na escola primária.
Todos os convidados poderão contar com um excelente serviço de bar, muita animação e boa disposição assim como boa música proporcionada através do DJ Pipesco.
Venha divertir-se neste evento!
Todos os convidados poderão contar com um excelente serviço de bar, muita animação e boa disposição assim como boa música proporcionada através do DJ Pipesco.
Venha divertir-se neste evento!
13 comentários:
halloween e hoje e nao sabado
Para além das castanhas, que então eram nossas,a melhor memória que tenho de magustos foi de um em que,ainda muito novo, na Giesteira, então do meu avô Ramos e agora dos meus primos, filhos da minha tia Teresa, devo ter bebido o primeiro copo de vinho. O meu avô Ramos sempre teve bom vinho. Eu creio que este ritual de inciação devia ser sempre assim: um copo e não mais. Frei Heitor Pinto, que deve ter assistido a excessos no seu tempo, o tempo de D. Sebastião, clama pela moderação no beber e alguns não deviam mesmo beber nunca, designadamente todos os que têm alguma responsabilidade. Diz ele que beber vinho em excesso perturba o livre arbítrio, faz perder a razão, elimina a prudência e aumenta a sensualidade e o desregramento. Eu direi que beber um copo apenas e do bom não faz mal, antes, dizem os entendidos, que até faz bem. Sejam Felizes. Uma nota, o pai do nosso FS, que resiste e vem aqui de vez em quando, também tinha sempre bom vinho. Nota 20, ao copo que em tempos bebi na sua adega. Salve, FS.
asp
Eu fico-me pela jeropiga... não há tinto ou branco que me dê aconchego, sabores fortes para mim que prefiro os mais doces como uma moscatel ou porto :)
Estimada Famel,
Com a sua opção, entra na tradição e nada adianta aos tempos gloriosos da adega do meu pai onde os géneros se distinguiam bem: as mulheres bebiam jeropiga e os homens, vinho. Todavia, deixo-lhe um alerta. Se bem me lembro, a jeropiga era feita com duas partes de mosto não fermentado e uma de aguardente. Logo tinha um teor alcoólico bem mais elevado do que o vinho. Era doce, mas perigosa.
asp
Pois é asp, tens razão. Mas o que é doce nunca amargou e assim as senhoras ao optarem pela jeropiga estavam sujeitas a ficarem mais zonzas que os homens. E assim a festa aquecia mais depressa...
Haja castanhas e vinho tinto e jeropiga e que a festa dure até às tantas!...
Sem duvida... as piores bebedeiras que presenciei aconteceram em magustos, o problema não era a doçura da jeropiga, mas sim a mistura das várias jeropigas porque nem todas as casas usavam a mesma medida!!!!
Já agora a festa correu bem, assim que possa coloco um slide com as fotos.
Qual medida, famel? A do copo ou da garrafa!. Pois, pois, as medidas é que pagam.
Eu confesso que também já apanhei uma bebedeira de vinho com gemas de ovo e açucar. Era tão bom.........que quando dei por mim já via o céu a cair!!
A medida das 2 de mosto e 1 de aguardente (iguais), muitos alteram :)
Na minha idade, se eu fizesse o que a Mina diz acima dava cabo dos rins incapazes de cumprir a sua função metabólica perante as gemas, logo duas, e o açucar, sempre demais. Aquilo é remédio que não se deve tomar, se bem creio.
asp
Eu pecador me confeço;
O pior é que eu era ainda criança e a bebida não foi preparada para mim. Só que eu provei e gostei tanto que bebi. O resultado foi o que acima referi! O resto são apenas boas lembranças de uma família numerosa, pobre mas feliz!! Na altura todos achamos graça e hoje ainda rimos ao recordar!
" recodar é viver!"
Só agora reparei: "Eu pecador me confesso..."
Esperei que alguém me fizesse o reparo, mas... nada!.
Ficam para sempre as boas lembranças.
Obrigado na mesma.
Enviar um comentário