sexta-feira, junho 13, 2008

120 do nascimento de Fernando Pessoa


Há 120 anos atrás nascia Fernando Pessoa, poeta português.
No quarto passou noites debruçado à secretária. Confundimo-lo com os livros, papéis, também lápis minúsculos que só ele consegue manusear. O cinzeiro cheio de pontas de cigarro. Escreve, compulsivamente...escreve, vive personagens que só ele entende, às vezes triste, às vezes só...às vezes no meio do mundo que procura entender!
Não há palavras para descrevê-lo, apenas um turbilhão de ideias que surgim e criam cor, dor e alegria!
É ele Fernando Pessoa
E este é o meu poema eleito!



Não digas nada!

Não digas nada!
Nem mesmo a verdade
Há tanta suavidade em nada se dizer
E tudo se entender -
Tudo metade
De sentir e de ver…
Não digas nada
Deixa esquecer

Talvez que amanhã

Em outra paisagem

Digas que foi vã
Toda essa viagem
Até onde quis
Ser quem me agrada…
Mas ali fui feliz

Não digas nada.


Fernando Pessoa

16 comentários:

Anónimo disse...

Famel, parabéns pela lembrança! Que vivam hoje, e sempre, na memória de todos, os nossos poetas e a sua maravilhosa poesia!

Anónimo disse...

Liberdade

Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.

O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto é melhor, quando há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

O mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...


Fernando Pessoa

Anónimo disse...

Particularmente gosto do poema que, salvo erro, Fernando Pessoa deicou à mãe:

Ó Terras de Portugal
Ó Terras onde eu nasci
Por muito que goste delas
Gosto muito mais de ti

É-me sempre difícil ler Pessoa e mais difícil ainda falar da sua obra.

Anónimo disse...

O Infante

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Deus quis que a terra fosse toda uma,
Que o mar unisse, já não separasse.
Sagrou-te, e foste desvendando a espuma,

E a orla branca foi de ilha em continente,
Clareou, correndo, até ao fim do mundo,
E viu-se a terra inteira, de repente,
Surgir, redonda, do azul profundo.

Quem te sagrou criou-te português.
Do mar e nós em ti nos deu sinal.
Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez.
Senhor, falta cumprir-se Portugal!

Fernando Pessoa, in Mensagem

Anónimo disse...

Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma nao é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Fernando Pessoa, in Mensagem

Anónimo disse...

Partilho um dos poemas da minha preferência

Meu coração tardou

Meu coração tardou. Meu coração
Talvez se houvesse amor nunca tardasse;
Mas, visto que, se o houve, houve em vão,
Tanto faz que o amor houvesse ou não.
Tardou. Antes, de inútil, acabasse.

Meu coração postiço e contrafeito
Finge-se meu. Se o amor o houvesse tido,
Talvez, num rasgo natural de eleito,
Seu próprio ser do nada houvesse feito,
E a sua própria essência conseguido.

Mas não. Nunca nem eu nem coração
Fomos mais que um vestígio de passagem
Entre um anseio vão e um sonho vão.
Parceiros em prestidigitação,
Caímos ambos pelo alçapão.
Foi esta a noosa vida e a nossa viagem.

Fernando Pessoa

Anónimo disse...

Famel é curioso saber que este é o teu poema eleito, tendo em conta que tu és uma tagarela lógicamente não faria muito sentido lol

Anónimo disse...

Não sou tão tagarela assim.
Tento ser atenta e "tagarelo" quando acho que vale a pena.
Mas apreciei o teu comentário.

famel disse...

Já agora quem foi o anónimo que respondeu por mim?
Como diz o naifas eu gosto de falar, portanto ainda gosto de ser eu a responder por mim.

Anónimo disse...

Continuo anónimo, mas fui eu.
E respondi porque quem falou em poema de eleição fui eu ou não será assim...
Mas Famel não sei quem és mas se és "tagarela" continua "tagarelando" porque aprecio a tua forma de estar no blog

Anónimo disse...

Não sei se será assim anónimo. No post o poema postado é o eleito da Famel, e foi a ela que me dirigi.
Se este também é o teu poema eleito parabéns.
Mas eu referia-me mesmo à famel que conheço bem, quanto a anónimos não os conheço, concerteza terão um nome todos os anónimos que andam por aqui, mas enquanto continuarem a ser anónimos não os conhecerei.

Anónimo disse...

Este poemao "Meu coração tardou" fui eu que o postei.
Continuo anónimo porque o teu nome também não é "Naifas" ou será?
Aprecio a "Famel" mesmo sem a conhecer.
Quanto a ti não te zangues comigo por favor... Fico triste pelo teu radicalismo "enquando anónimos não os conhecerei" mas aceito, perfeitamente esta atitude.

Anónimo disse...

IMORTALIDADE

Eu disse-vos um dia
"morrer é só não ser visto"...
por isso
deixo-vos isto:

Poemas, palavras ditas
pelo fogo que esvrevi.

Hoje, mesmo que não pareça,
continuo aqui,
passeando, fumando, bebendo,
rasgando o caminho
que escolhi.

Anónimo disse...

Segundo
O Das Quinas

Os Deuses vendem quando dão.
Compra-se a glória com desgraça.
Ai dos felizes, porque são
Só o que se passa

Baste a quem baste o que lhe basta
O bastante de lhe bastar!
A vida é breve, a lama é vasta:
Ter é tardar.

Foi com desgraça e com vileza
que Deus ao Cristo definiu:
Assim o opôs à Natureza
E Filho o ungiu

Fernando Pessoa

Anónimo disse...

Naifas:

O anónimo que andou espretitando e falando "pouquinho" porque é sempre "muito pouco" ... de Pessoa foi a Maria Ideias.

Anónimo disse...

Tu, Naifas, quem és?.
Tenho uma curiosidade enorme em te conhecer.
Aliás gostaria de me cruzar com esse grupo ... que sinceramente ... acho o máximo.
Estou quase na 3ª idade( em definitivo)mas foi muito bom ter entrado neste blog. Precisei fazer um trabalho e queria documentar a terra onde nasci. O trabalho está concluído e graças a vocês foi considerado um dos melhores, se não o melhor. Pode ser que um dia to mostre.
Um beijo para ti
Maria Ideias