quinta-feira, junho 19, 2008

ainda o Pessoa...

13 comentários:

famel disse...

Ai Virgilio essa cabecinha...sempre com ideias novas! Era uma honra sermos prendados com um poema inédito de Pessoa!

Gosto especialmente das feições de Pessoa esboçadas pela tua mão. Muito giro!

Anónimo disse...

Nada disso famel!!! Bem que eu gostava de ser bom na caricatura, mas essa é dum livrinho com muitas mais que o autor me ofereceu na feira do livro de Lisboa há dias.
Escolhi esta por ser mais original e porque o nosso blog bem merece coisas boas.

Anónimo disse...

Só mesmo aqui...
Pessoa, "olhando" para as pessoas do Sobral!

Anónimo disse...

Fico encantada contigo.
Tens imaginação. Tens cultura senão não falavas de Pessoa, ou pelo menos andas atento. Tens sentido de oportunidade e também disponibilidade para poderes partilhar connosco as coisas lindas.
Parabéns e continua.
Pessoa ...
"Porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura"

Anónimo disse...

Obrigado anónima pelo teu coment...
sou um autodidacta que busco todos os dias o saber como procuro o pão para a boca.
Para mim, entre um livro de 25euros e uma bela mariscada para dois, opto sempre pela compra do livro.

Também é bom saber até que ponto nos fica bem a modéstia, porque
o FERNANDO PESSOA pediu á Ofélia:-"nunca digas a ninguém que eu sou poeta,quanto muito faço uns poemas".
Dá-me lá uma dica, quem és tu anónima?

Anónimo disse...

Levava eu um jarrinho
P'ra ir buscar vinho
Levava um tostão
P'ra comprar pão:
E levava uma fita
Para ir bonita.
Correu atrás
De mim um rapaz:
Foi o jarro p'ra o chão,
Perdi o tostão,
Rasgou-se-me a fita...
Vejam que desdita!

Se eu não levasse um jarrinho,
Nem fosse buscar vinho,
Nem trouxesse uma fita
Pra ir bonita,
Nem corresse atrás
De mim um rapaz
Para ver o que eu fazia,
Nada disto acontecia.


Fernando Pessoa

Anónimo disse...

Pensava quando lia os teus comentários. Este "Virgílio" não passa por "aqui" tanto a correr.
Leio de tudo um pouco.Devoro livros.Neste momento estou a ler "A Montanha da Alma" de GAO XINGJIAN. Livro gordo, do género do Equador de Miguel Sousa Tavares.
Para mim ler Pessoa é dificil porque temos que reflectir. Li a Mensagen e o Livro do Desassosego (por Bernardo Soares).

O AMOR é que é essencial. O sexo é só um acidente. Pode ser igual Ou diferente. O homem não é um animal:É uma carne inteligente, Embora às vezes doente. Fernando Pessoa
Olha, mas também gosto de marisco. Não como é assim muitas vezes.
Gosto de ti e do teu posicionamento no blog e se és assim no blog és, sem dúvida, assim na vida.

Anónimo disse...

Vírgilio:
Peço-te desculpa. Não sei quem és e possívelmente tu nunca ouviste falar de mim.
Vagueei peoo blog como "anónima", não porque goste do anonimato mas porque achei interessante como experiência.
Famel, Naifas, Asno ... Os nomes não me diziam nada mas o que escreveiam encantava-me. Fazia-me sentir menina, adolescente e mais tarde mulher.
Sois um grupo giro: criativo, doce, inteligente, culto, atento e ... gostais do Sobral.
Quando se faz alguma coisa com amor tudo flui com naturalidade e é bonito.
Parabéns a todos e obrigada.
Continuarei a espreitar o vosso "blog".
Maria Ideias - Reboleiro - Ponte

Anónimo disse...

Maria, fizeste muito bem ver vindo vaguear pelas RUAS do n/ blog.
Descobrem-se aqui coisas muito interessantes. Nem imaginas como ainda me lembro das vezes em que ias á loja do m/ pai -Ti Galhetas- aviar as compras p/ as professoras que davam aulas no Sobral ali pelos anos de 1961,62,63...64? ainda a tua Cristina e m/ Jorge andavam de gatas.
Quem te aviava as compras era a m/ Guiomar,(Eu tinha 5/6 anos) e achava graça ás vossas conversas de namorados...ao pé de vós não havia tristezas.
É verdade que quem gosta do Sobral gosta mesmo.
Li os teus coments c/ a teresaníbal e notei que tu também não esqueces a n/ terra.
Há alguns anos atrás
Fiquei contente de te rever ao fim de muitos anos, num Domingo á tarde a caminho de Carvalho onde ias c/a Cassilda e o Carlos mostrar "as fazendas" ao teu marido.
Tinhas vindo da África.
Apresentámo-nos e vi que continuavas reinadia...
Na Páscoa, ia "beijar" á casa da Tiá Lisboa, e antes ia á tua, porque
as n/ mães ainda eram aparentadas.



soube-me bem puxar pela memória,mas fico por aqui. Tchau e volta sempre ...

Anónimo disse...

Virgílio:
Estou estupefacta! Nunca imaginei que eras tu.
Como é bom ouvir-te falar da Guiomar. Nunca a esqueci. Se, por acaso, for ao Sobral indagarei se tu, estarás por lá, para te dar um forte abraço.
Felicidades e muitos sucessos no teu já interessante caminho.
Maria Ideias

Anónimo disse...

Bom dia Maria, fico contente se nos encontrarmos lá...
Quanto á Guiomar, quem a conheceu não a esquece... felizmente que tenho sobrinhas tão alegres como ela era.

Anónimo disse...

Hoje ao espreitar o blog ... A Famel é tua sobrinha? Já lhe perguntei quem é a mãe.
É interessante sentirmos o prolongamento ... de alguém que foi e nos é muito querido.
Maria Ideias

Anónimo disse...

sim Maria ,deixei o comentário no post anterior de 26 de Junho-flores do Sobral, porque ainda não tinha lido este coma tua pergunta.