segunda-feira, junho 30, 2008

Sobralenses no Norte

Do Porto chegam os ecos da noite da noite de S. João através da mariita. Para aguçar o apetite a próximas visitas no ano que vem, ficam estas bonitas imagens do cenário onde se vive esta festa.


Margens da Ribeira-Gaia e Porto




Ponte D. Luís I, vendo-se ao fundo a muralha Fernandina e o elevador (funicular) dos Guindais, que vai da Praça da Batalha à Ribeira, e vice-versa

Pormenor da ponte com o Porto e o metro de superficíe em fundo



Ribeira à noite


Festival de Luz e Cor


Cenário onde é feito o espectáculo pirotécnico do S. João. A não perder, pelo menos uma vez na vida!

Perfume de S. João … que dura até ao S. Pedro.

Ainda que por este ano o S. João já tenha terminado, deixo-vos este pequeno apontamento, com uns “versitos” a propósito e fotos que não são dos festejos, para que, - neste cenário tão bem descrito em Porto sentido, de Carlos Tê e Rui Veloso – possais imaginar o que será viver a mais longa noite do Porto e Gaia!

Este "meu" Porto de abrigo

que de outros foi outrora

namora Gaia, que perigo...

vê-la tão doce noite fora!


Este amor de eternidade

entre a Ribeira e o casario n

ão tem sombra de maldade

só ternura e desafio!


O povo sabe...

e acolhe este grande desvario

festejando o S. João

haja Menezes ou o Rio!


Das Fontainhas à Foz,

da Sé ao Jardim do Morro

é o cheiro da sardinha...

a pancadinha do alho-porro!


Mas que noite tão sublime

de encanto, luz e cor

não há outra que assim prime

em tais delírios de AMOR!



Fotos e Poema enviados por mariita

19 comentários:

Anónimo disse...

Porto sem dúvida alguma mais bonito do que Lisboa! Obrigado por nos matares saudades da invicta.

Serranita disse...

Mais bonito não, diferente, igualmente bonito. Agora que vou fazendo a minha vida por cá, é uma cidade que estou a descobrir e a aprender a adorar!

Anónimo disse...

Essa rivalidade sempre existiu e há-de existir.

Eu gosto muito de Lisboa e como não conheço bem o Porto não posso fazer grandes comparações, excepto as que saltam a vista: Lisboa é mais airosa, mais luminosa e aquela zona do parque das nações é demais.

Anónimo disse...

Vá lá... a ideia aqui não é rivalizar com nada. Cada pedaço de Portugal é bonito e há para todos os gostos.
O importante é conhecer, valorizar e, se possível, viver onde mais se gosta.
Então Serranita, andas por aqui perto e não me contactas?

Anónimo disse...

mariita a música é a mesma daquela:
..."quem vem e atravessa o rio
junto á serra do Pilar"...?

As fotos são bonitas.
Há anos que não vou ao Porto, mas no mês passado estive quase quase p/ ir aos dias de Serralves...que ainda não conheço. Talvez no próximo Outono ou Primavera.

Anónimo disse...

Serranita, e o bebé daquela foto com a camisa do Dragão, já diz viva o Porto?

Anónimo disse...

Obrigado, Mana! Sempre a surpreender-nos. Poetisa... já te conhecia o jeito para «jogares» com as palavras! Fotógrafa... estás a revelar-te excelente! Apaixonada pelo Porto... só em pressentimento! Por mim, como o Anónimo, prefiro a opção que fiz pelo Parque das Nações, com o tranquilo e espraiado Tejo na frente do terraço e a Ponte Vasco da Gama, lá ao fundo, como aquela barreira que há-de sempre interrogar-nos o futuro!

Um Beijo do
Manel

famel disse...

Do Porto que infelizmente não conheço muito bem, posso dizer que as pessoas são simpáticas e muito "terra à terra".

Tenho pena de nunca conseguir ir festejar o S. João, pois parece-me uma festa muito mais divertida que o Santo António de Lisboa!

Anónimo disse...

Virgílio a música ainda não está feita, e não quero "roubar" a da famosa dupla, mas quem sabe, o meu irmão pode tomar isso a seu cuidado, porque música é uma das áreas em que é muito bom e quem sabe, possamos canta-la no Sobral, um dia destes, com os restantes músicos da família a fazer orquestra!
Está então mais que na altura de te actualizares com o Porto e trás a Famel, porque: além de Serralves e outras coisas lindas, é imperdoável não conhecer o Magestic, a Torre dos Clérigos e a Livraria Lello que é a terceira mais bonita do mundo!

A ti meu irmão, bem-hajas pelos elogios, mas são apenas ténues tentativas de “alinhar palavras”. Tu, é que não precisas sequer de as alinhar, fluem tão naturalmente, que sempre me encantam. Além disso, já tens obra de escritor - para ai 7 ou 8 livros publicados, mais crónicas e apontamentos… - és músico, professor, conferencista… e mais não digo a não ser que tenho muito orgulho em ti!

Quanto às fotos, impõe-se uma correcção.
As de dia são minhas, mas as da noite, foram tiradas pelo Daniele, o nosso filho italiano, também ele apaixonado pelo Porto e em especial pelo Douro.

famel disse...

A Torre dos Clérigos conheço bem, e espero n voltar lá tão depressa.
O meu primeiro ataque de vertigens foi lá que se deu...vomitei-me toda lol

Anónimo disse...

Então rapariga, tens que vencer as vertigens se não também não podes atravessar a(s) ponte(s)a pé!

sobralfilho disse...

Que sortudos!
De Lisboa só conheço a Estação de Santa Apolónia (para o regresso)…
Ah! E conheci bem a Rua do Quelhas onde no seu nº.35 existia uma taberna [nos anos (19)60] da qual eu era o empregado. Trabalhava ali 16 horas por dia e por esse longo dia ganhava 5$00. A taberna era frequentada pelos pescadores que na Ribeira tinham o seu posto de trabalho. Uma vez por semana os pescadores confeccionavam ali, na “minha” taberna, uma sopa de peixe e uma caldeirada, que era uma delícia (mesmo sem o serpão do Sobral) de sabor e de cheiro…
Do Porto só conheço a Avenida dos Aliados, onde era obrigado a ir à Medicina do Trabalho, numa casita cê/gê/dê que por ali existe! E a Livraria Lello, onde me perdi durante 2 horas.
(Mariita, a Livraria Lello é de facto muito bonita – desconhecia que era a 3ª. Mais bonita do Mundo) .

Anónimo disse...

OH mariita no célebre magestique já entrei e bebe um cimbalino.E também fiz questão de passar á beira da torre dos Clérigos antes de descer á Ribeira e passar a Gaia onde visitei as caves e "virei" uns copitos de porto. Agora as Casas da Música e Serralves assim como as "francesinhas" que me aguardem mais uns mesitos...
Sobralfiho então além dos pescadores os pessoal da Emissora Nacional-que era nessa rua- não ia beber uns copitos á tua taberna?
Eu em 1972/73 servi umas bicas ao Eusébio e Cª e ao Yazalde -grande goleador do Sporting - que tinha a namorada nas Portas de Benfica.

Anónimo disse...

Ah, já me esquecia da Livraria!Claro que também está na m/ lista há muito,assim como uns alfarrabista famoso que por aí há, mas que já não sei a morada.

sobralfilho disse...

Olá, Virgílio
Em frente da taberna ficavam os escritórios do Instituto Luso-Farmáco (onde eu pedi emprego que me foi negado por não ter mais estudos que a 4ª. Classe). Um pouco mais abaixo ficavam o Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, a EN, o Palácio de São Bento, mas nunca dei conta que frequentassem a taberna. Talvez fossem demasiado elitistas ou não gostassem de vinho. A taberna era do velho Januário (do Casal Ventoso) mais conhecido por “Pé Descalço”, trabalhava também na Ribeira (creio que na Lota) e estava ali, na Taberna, por favor. O prédio era velho e num futuro próximo seria demolido. O dono prédio, construtor civil que “jogava” na Bolsa aguardava a licença da Câmara, para iniciar as obras. O meu futuro como taberneiro apresentava-se sombrio, pelo que por influência de dois indivíduos da classe média/alta e sportinguistas que frequentavam aquele lugar pelas caldeiradas que me disseram para regressar ao Sobral e tentar “tirar” o 5º. Ano, despedi-me e rumei ao Sobral e passei a frequentar “um Pólo do Liceu da Covilhã”, nas Escolas da Eira e Salão Paroquial, tendo como docentes o Prof. Daniel e Padre José Rei Barata e como colegas mais novos o Fernando Santos, o José Vicente, o Magrinho, o Fernando Machado, a Fátima Paiva e o Saul.

Anónimo disse...

Mariita

O Porto é a minha cidade depois de ter vindo de Angola.
Obrigada pelas fotografias. Lindas.

Dormi na margem do Douro
Bem junto às moitas e amoras.
Olhei o céu durante horas:
Oh, estrelas mil ... meu tesouro.

Maria Ideias

Anónimo disse...

Sobralfilho, se todas as vidas dão um filme, as das gentes do Sobral dão para aí uma infinidade de longas metragens! Que filão!

Virgilio aqui tens os Alfarrabistas do Porto que melhor conheço.
A Livraria Académica é a mais antiga e "poiso" habitual de letrados, interessados e curiosos.

LIVRARIA ACADÉMICA
Rua dos Mártires da Liberdade, 10
4050-358 PORTO

Livros e Coisas (abriu em 2007)
Rua Mártires Da Liberdade, 29 Porto
4050-360 PORTO

Livraria Sousa & Almeida
Rua da Fábrica, 42
4050-245 PORTO

Anónimo disse...

É verdade Maria, o Porto-Maia-Gaia, também tiveram para mim o condão de me fazer sentir bem-vinda!
Trabalho há muitos anos no coração da Invicta e aprecio particulamente a traça antiga dos seus belos edifícios.
Neste momento preocupa-me o que irá "sair" da renovação do bonito Mercado do Bolhão...
Aguardo que não seja mais uma desilusão profunda, como:
Algumas intervenções da Porto 2001;
A requalificação da Avenida dos Aliados;
A desertificação do centro da cidade que continua a verificar-se.

Anónimo disse...

Obrigado mariita pela informação.