terça-feira, junho 03, 2008

Animais de estimação dos Sobralenses

Hoje decidi mostrar-vos os animais de estimação do meu pai e que consequentemente sempre foram também os meus animais de estimação.
A minha paixão pelos canídeos sempre foi conhecida. Se pudesse levava todos os cães abandonados para casa...mas já sabem como é dificil!
Lembro-me desde sempre do meu pai ter cães e sempre MUITOS cães, que com muito gosto ainda hoje passeia todas as manhãs e todas as tardes. É verdade que é caçador e isso também influencia bastante este facto, mas que ele gostas bastante destes animais não há duvida.

Presentemente o meu pai tem a Bonita, a Pretinha, o Lulu, a Ligeira e a Raposa e como se não bastasse dei-lhe a cadelinha que tinha na minha casa a Luna.

Mas a foto que vos vou mostrar é apenas da Raposa e da Ligeira pois têm uma história curiosa. Além de serem cadelas sobralenses de gema e já com mais de 10 anos, estas cadelitas sobreviveram ao último grande incêndio do Sobral em Agosto de 2005, ao contrário dos restantes cães que o meu pai tinha.


Uma semana depois do incêndio o meu pai foi ao Pigeiro Grande ver como tinha ficado o Olival depois da passagem das chamas e quando deu conta os cães estavam a ganir e deixaram de se ouvir.

Por baixo da terra as raízes continuavam a arder e as terra "engoliu" literalmente os cães, que rapidamente ficaram carbonizados. O meu pai ainda conseguiu apanhar a Ligeira que ficou com 70% do corpo queimado e a Raposa tinha fugido quando viu o que aconteceu aos outros cães.

São portanto umas cadelas sortudas e às quais o meu pai têm grande afeição.
Depois de dias deprimido, o meu pai foi ao Fundão e veio de lá com três cães bébes e o amigo Zé Gripe logo arranjou mais um. Ou seja, a reinação voltou com a animação dos cães pequenitos.
A Ligeira esteve muitos meses no veterinário a ser tratada e só no ano passado ficou completamente restabelecida.
A Raposa como disse não sofreu nada no incêndio e apesar de ser a mais velhota é a mais danada para tirar os javalis da cama.

Cá estão elas devidamente instaladas depois de mais umas voltas pelo Carvalhal, digam lá que não têm tratamento Vip?

8 comentários:

Anónimo disse...

As cadelinhas são umas verdadeiras "miss's" Até fazem pose para a fotografia.
O Verão vem aí. Com o tempo que vai não vamos ter fogos este ano.
Já reparaste como na parede existe um tufo de "florzinhas". A árvore é uma figueira? Todos estes pormenores tornaram a fotografia lindíssima. Parabéns.

Anónimo disse...

Tão queridas... se gostarem de festas e não morderem!

famel disse...

Reparem que estão deitadas nuns molhos de feno e ao lado têm umas pernadas de azinheira a embelezar a moldura lol sim a outra árvore é uma figueira que nasce da parede.

Anónimo disse...

Atão Famel e uma foto do Lulu, o cão com o maior harém de cadelas do Sobral eheheheh

Imperdoável Famel :)

Anónimo disse...

Famel ainda bem que adoras esses fieis companheiros. Já um dia te pedi para flagrares o teu pai( numa foto) rodeado pelos seus cães para eu lhe oferecer um dia transformada num quadro pintado por mim. lololol.
Na casa de meu pai, só tivemos um único cãozito e foi por poucos meses...
era uma cadelita filha d'outra que tinha o Ti Alberto Abrantes, batizei-a de Bonita MAS TEVE UM TRISTE FIM - Devorou no "talho" do meu pai parte dum cabrito e por isso recebi ordem de lhe dar sumiço. Nem conto aqui porque é chocante demais...já lá vão 40 anos.
Agora os 2 gatos que houve sempre lá por casa eram
bons e morriam de velhice. Também algumas vezes me tocou atirar para a ribeira "cheia" algum membros das ninhadas que ninguém queria criar...As leis da natureza,ou os pecados meus?

Anónimo disse...

Os pecados teus, sem dúvida.

Anónimo disse...

Quais pecados, era uma prática comum, não havia ratos para tanto gato. As poucas espinhas que sobravam das refeições e os poucos ossos eram chupados e «sprevitedus» até ao tutano.Eu se não quiser fazer o mesmo que tu fizeste há 40 anos,vou ter que perguntar aqui no blog «Quem quer um gatinho?»Vou contar:Encontrei um gatinho abandonado há 1 ano. Levei-o para casa, quando no fim de lhe dar banho verifiquei que era uma gata.Como não saia de casa, não lhe dava nenhum contracetivo - até porque alguns provocam tumores nas glandulas mamárias destes animais - fui 1 semana de férias ao Sobral e durante 2 dias não lhe pus a vista em cima. E agora? Anda grávida com'as mulheres prenhes.«A vida nom s'tá p'ra rir,sustintar uma ninheda de gatos pardus? nom ai m'nha tinção...

Anónimo disse...

e o rex?