segunda-feira, julho 07, 2008

Sobralenses na tropa...






8 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, já lá vão 31 anos que estas fotos foram tiradas e que agora envio ao blog para atender ao pedido da famel aos militares Sobralenses. Começo por enviar um pequeno recorte de jornal de 5/7 que se refere aos actuais comandos.
As fotos a preto e branco são do meu curso de comandos que decorreu quase todo no campo militar de Stª.Margarida-Abrantes,de 22 de Março a 22 de Julho de 1977 depois de passar o 1º mês(recruta)na Amadora-Regimento de Comandos(Hoje na Carregueira-Sintra.)
O curso iniciou-se com 540 instruendos mas apenas 120 receberam o crachá de comando que formou nova companhia. A boina vermelha todo o Regimento usava.
Vários militares sobralenses passaram pelas tropas especias como páras e fuzileiros mas dos comandos eu posso falar pois me parece que fui dos pouquíssimos que por lá passaram.Se estiver errado pode ser que fique agora a saber...as fotos foram tiradas á medida que íamos passando pelo fotógrafo escondido, e embora só me reconheça numa delas passei por todos os "obstáculos" e pontos de control.não vou comentá-las todas ,mas na última série de 4 pode ver-se o caixão onde estava um "morto" que tínhamos que beijar enquando ele aprovreitava e nos dava um par de sopapos nos queixos...e a fechar, uma autêntica caçada a tiro real e granada.Nas fotos coloridas -já com o crachat de comando ao peito- algumas são do desfile do meu juramento de bandeira e outras do dia da inauguração em 1878 do monumento aos comandos.
Senti algum orgulho em ter sido comando-não fui voluntário-e embora muitos digam que a tropa é atrazo de vida,também se pode dizer que ajudou muitos a superar os vários obstáculos que surgem na vida dum homem .

Anónimo disse...

É de facto sensacional teres em teu poder este conjunto de fotografias.
O meu filho - Victor - foi fuzileiro. Revejo muitas vezes as fotografias onde ele se sente orgulhoso com a sua farda e, eu, como mãe toda babada.
Também a tropa o ajudou a superar algumas "minhocas" que tinha na cabeça. Foi bom.
Obrigada por me fazeres vir ao de cima uma fase importante do meu rapaz - agora homem - casado e pai de dois filhos.
Maria Ideias

Anónimo disse...

A todos os
"OS BRAVOS DO POLETÃO"
Parabéns e viva a tropa!
Eu, que até queria ter feito uma recrutazita… mas isso só era possível às enfermeiras que iam para o corpo de Pára-Quedistas.
Mas, ainda assim, tive instrução militar.
Primeiro foi aprender a prestar os primeiros socorros. Depois, umas corriditas, uns saltos de obstáculos, e depois uns tiritos… com a espingarda Mauser,
certeirinha mas que dava cada “coice”! A Metralhadora FBP, que encravava a cada passo! A Metralhadora G3, bem mais afinadinha e também bastante certeira. Mas a minha preferida era a Pistola Walter 9mm.
Com as granadas nunca quis nada…
E esta, hei!

Anónimo disse...

Mariita:

Formidável... És uma mulher muito completa.
Parabéns.

Maria Ideias

Anónimo disse...

Fogo antigamente andavam para aí uns dois anos na tropa, só isso já é de louvar.

Anónimo disse...

Fogo antigamente andavam para aí uns dois anos na tropa, só isso já é de louvar.

Anónimo disse...

Antigamente isto é nos anos 60 eram 36 meses e iam para a guerra, nos anos 80 ja so eram 18 meses e ficavam no pais, e agora quantos?

Anónimo disse...

Com tantas sardinhadas realizadas na nossa terra, sera que os nossos excombatentes algum dia pensaram numa confraternização para relembrar os bons e maus momentos passados nas nossas excolonias?