sexta-feira, agosto 17, 2007

Festa de Santa Bárbara há 50 anos atrás





A grande diferença é sem duvida a ausência de casas e a terra batida no recinto da capela...alguém se lembra dos festejos há 50 anos atrás?


Fotos enviadas por Teresa Dias

9 comentários:

Anónimo disse...

Que diferença!!!! Obrigado a quem partilhou estas fotos. São realmente uma relíquia...

Serranita disse...

Muito giras!
E fotos dos tempos em que as notas iam dependuradas nos andores, e qd quem pegava no andor de Sta Bárbara (seriam mineiros?) levava os capacetes dos mineiros, será que existem?

Anónimo disse...

Bonita recordação! Só é pena que não consiga aumentar as fotos para ver se ainda conseguia conhecer alguém.
Da Festa de há 50 anos não recordo muito, mas de há 45, 46 anos atrás, tenho uma ideia que não seria muito diferente ainda:
Os foguetes ecoavam logo de manhã, como o som da Banda da Música. Nas ruas, cheirava à sopa das festas (que era de grão), a carne de cabra, cherouvias e beringelas fritas, pastéis de bacalhau, filhós, talassas e esquecidos. Vestia-se uma roupa nova, quantas vezes dada pelos padrinhos na Páscoa e vinha muita gente de fora que engrossava as fileiras da Procissão, (tal como mostram as fotos) e havia borralho com fortura! Depois das cerimónias religiosas as muitas famílias espalhavam-se pelo pinhal a comer os farnéis que traziam. Para sobremesa, vinha sempre uma camioneta vender melancias, cujas cascas se espalhavam por todo o lado e que alguns de nós iam "rapar"... tempos!! No final da tarde, impunha-se uma visita ao Ti Zé das Linhas, onde se chateava a mãe ou a avó para comprar uma boneca de papelão!

Anónimo disse...

foto 1 todos se lembram do padre pedro foto 2 doutor antonio diasao lado na frente o professor gabriel dos santos foto 3 conheco o meu pai nessa foto que era o tesoureiro da festa esse ano pena nao conseguir aumentar as fotos talvez conhecesse mais pessoas.nao sei quem foi o fotografo mas na minha coleccao tenho duas fotos identicas a estas mas tiradas por mim.muito boas fotos e bom recordar.

Anónimo disse...

consegui aumentar as fotos mas nao consegui identificar mais pessoas doque as que mensionei anteriormente a mariita posso informar que a 50 anos a rapaziada nao se divertia no dia da festa como agora se queriamos organizar um baile nao pdia ser perto da capela pois que o padre pedro mandava a gnr parar a danca ou iamos para o campo da bola para dancar ou para o povo fora da festa porque era pecado dizia ele nao havia electricidade a musica era um realejo ou uma concertina tocada pelo antonio sobreiro os sobreiros desde o antonio laurentino augusto todos tocavam realejo que chegava para os nossos bailes de vez em quando la vinham as maes das raparigas dar atras delas logo que as maes davam as costas elas voltavam outra vez bailes nas ruas eram quase todos os domingos no verao.

MUL@ disse...

Na 1ª foto era o Padre Nicolau?

Anónimo disse...

Quer-me parecer que a 1� foto deve ser de 1959/60, j� que penso ser eu o portador da Cruz na Prociss�o.A ser verdade a foto tem essa data.Mas o mais interessante � analisar as diferen�as da festa de Santa B�rbara de ent�o com a de Hoje.Certamente que os Mineiros de ent�o,protagonistas da Festa desses tempos,n�o deixariam de sentir-se envergonhados com a festa dos dias de hoje em que como amostra se pode ver o numero de pessoas na Prociss�o, e mais caricato a parte profana da Festa ter lugar no Largo de S�o Miguel. Outros tempos, outras mentalidades, outros festeiros, outros Padres e ser� que outra Religi�o?Haver� um Novo Sobral retratado neste exemplo?

Anónimo disse...

Os mentores da festa em honra de Sta Barbara,nos anos de 1937 e 1938, com a construção da CAPELA e a 1º Festa em honra da nossa Padroeira, sentiriam um grande desgosto. Nós hoje é que deveriamos ter vergonha por não conseguirmos dignificar e honrar a memória de todos os que, com grandes sacrifícios, contribuiram para nos deixar, o culto e a veneração a Sta Barbara e Sra do Bom Parto.

Anónimo disse...

parabens massama em poucas palavras disses-te tudo o que havia para dizer