sábado, agosto 11, 2007

Há 21 anos era assim...

Há 21 anos era assim, as bebidas da festa da Santa Bárbara eram refrescadas com o gelo vindo directamente da Serra da Estrela, que os mais jovens se encarregavam de ir buscar.

A tarefa não seria certamente muito dificil, visto que naquele tempo o gelo perdurava durante todo o ano em certos locais mais escondidos do sol.

De certo modo as novas tecnologias fizeram desaparecer estas "idas forçadas à serra", que pelas fotos apresentadas pareciam muito dovertidas. E hoje, mesmo que fosse necessário buscar o gelo, seria impossivel visto que a degradação do meio ambiente cada vez mais castiga o clima...

É bom guardar esta recordação porque provavelmente gelo em Agosto na Serra da Estrela...mais veremos (com muita pena nossa).

3 comentários:

Anónimo disse...

Se não visse as fotos não acreditava!

Anónimo disse...

Ainda bem que há registos!
Eu cheguei a ver este gelo numa festa em que me parece meu pai também era mormodo. Outros tempos!

Anónimo disse...

em cima da carrinha 1Jos� G., Eugenio ,Fernando Mendes em baixo Carlos Brito,Jos� Branco,Jo�o do (barroco) quem tirou a foto foi Carlos M. ano 1986.
fomos sete mais 1 motosserra picaretas e ferros (brocas da mina) alguns sacos de serradura.nenhum de n�s sabia onde havia gelo.Quando chegamos � torre vimos algumas barraquinhas onde se vendia muita coisa,at� bojecas fresquinhas.dentro de uma bacia l� estava o gelo a refrescar as bebidas, onde bebemos algumas .n�o foi facil convencer o senhor para nos dizer onde podiamos encontrar o gelo. pois ele tambem precisava dele. afastamo-nos da torre com a carrinha cerca de 2 km depois era a p� cerca de 15 minutos decendo aquelas rochas.com a motosserra cortava-se o gelo fazendo cubos,e metiamos 3 ou 4 cubos de gelo num ferro. assim se levava ao ombro. n�o foi facil trazer o gelo para cima