terça-feira, setembro 04, 2007

Blog do Sobral nomeado "blog com tomates"


O Máfia da Cova, que é o grande blog do extremo oriente português (aquela "estreita" faixa do território nacional situda a mais do que 60km da costa) entendeu nomear o Cântaro Zangado como "Blog com Tomates". Em si, a distinção já é lisonjeira. Mas o que nos deixou verdadeiramente honrados foi aparecermos misturados com as restantes nomeações da Máfia:
  • Coalition for Darfur (Um blog sobre Darfur)
  • Tupiniquim (Um blog sobre os povos indígenas e considerado o melhor blogue do ano nos Prémios Internacionais Weblog da Deutsche Welle 2005, mais conhecidos como prémios BOBs)
  • Baghdad Burning (Blog anónimo de uma iraquiana nomeado para um prémio literário britânico atribuído pela BBC. «Baghdad Burning» é um relato escrito sob o pseudónimo Riverbend e foi um dos 19 finalistas ao prémio Samuel Johnson para não-ficção em 2006)
  • Do Portugal Profundo (Um blog de António Balbino Caldeira sempre com "novidades" sobre os casos mais escaldantes no nosso cantinho que é Portugal!)

Como é que o Cântaro Zangado aparece aqui, nesta selecção de pesos pesados? Com muita honra, pois claro!

Cabe-nos agora a nós, no Cântaro Zangado, nomear mais blogs com tomates. Parece-me que são blogs com tomates todos os que falam das aldeias (ou de outras localidades maiores) da nossa região, informam sobre o que se passa, mantêm os vínculos com os naturais da "terra" que emigraram, dinamizam ou divulgam actividades, e, tantas vezes, gritam que o "rei vai nu" quando, de facto, assim é. É preciso tomates para ver uma terra perder empregos, perder juventude, perder capacidade de iniciativa e, mesmo assim, não desistir. A esses blogs e a esses autores, ânimo! A força de uma terra, a modernidade de uma terra, o progresso de uma terra, são coisas construidas pelos seus habitantes, não caem do céu enquanto se espera pelos "indispensáveis" apoios do governo ou enquanto nos lamentamos por ele se ter esquecido de nós.
Com a certeza absoluta de me estar a esquecer de muitos, cá vai

E tantos outros..

(in O Cântaro Zangado)

Obrigado LJMA. Um grande abraço asinino!

7 comentários:

Anónimo disse...

é um premio merecido! parabens sobralenses

famel disse...

Cabe-me agradecer amavelmente aos amigos das andaças "bloguistas" do cantarozangado!

Apesar da disponibilidade não poder ser a mm, continuo a acompanhar todas as lutas dos bravos da estrela.

Obrigada pela nomeação e esperemos q durante mts anos possamos continuar com este nosso meio de informar, debater, divulgar, etc e tal!

Para vcs basta q continuem assim, o estrelanoseumelhor tb dá frutos c os seus alertas...infelizmente q isto em alguns casos só vá mm pela denuncia!

Obrigada mais uma vez e obrigada ao asno por continuar tão atento e me ajudar nestes dias de aperto de disponibilidade

Anónimo disse...

Parabéns a todos os que colaboraram para este merecídissimo prémio!!!

Anónimo disse...

A sentinela esteve de férias.Juro que não estive com o silence, pelo menos que eu saiba.Ao retomar o meu posto, muito me alegro pelos tomates do nosso blog.Já agora, um pouco de esterco para adubar os mesmos não ficava mal.

Anónimo disse...

E o sentinela fazia o dito esterco e aproveitava para adubar os tamatos.Seria um supra fertilizante!...

Anónimo disse...

Rectif.=tomates.

Anónimo disse...

Adorei ler este blog, e agora que descobri hei de vir ca mais vezes.

Susana, mi-sobralense, na Suiça

http://www.flickr.com/photos/ponsfrilus/756956032/in/set-72157600719946668/