Antes demais os meus parabéns por terem decidido dar um passo que também eu decidi dar este ano.
Mais sobralenses casaram em 2008 mas, a experiência da Olga e Seb, parece ter sido a mais "marcante", tanto que eles decidiram partilhar connosco alguns promenores desse dia!
O Guy que esteve com eles, aproveitou então para passar-nos o testemunho que eles deram e pediram para colocarmos aqui no blogue!
(Guy Réne de Noël - GNR
Olga e Sébastian - Olga e Seb)
GNR: Antes demais parabéns aos três.
Olga: Excelente!
GNR: Passou-se tudo bem neste dia tão especial?Olga: Sim, e desde já gostariamos de agradecer ao Padre Jerónimo do fundo do coração pelo seu acolhimento caloroso. E já agora agradecer também aos "colaboradores da nossa igreja", que fizeram tudo para que o nosso dia não tivesse corrido como previsto.
Seb: Como por exemplo "esquecerem-se" de colocar a música de entrada da noiva na Igreja; Proibirem e interdição de uma familiar divorciada subir ao altar e cantar o Salmo...Portanto não se esqueçam que a CASA DE DEUS do Sobral é interdita a certas pessoas pecadoras (divorcadas, neste caso).
Olga: Mas nós estávamos muito confiantes e orgulhosos e entendemos a segunda voz do nosso PAI por esta mesma pecadora.
GNR: Vocês aproveitaram para baptizar o vosso filho Dylan no dia do vosso casamento. Foi um gesto bonito!
Olga e Seb: Sim
GNR: Suponho que se passou tudo muito bem! Casamento e baptizado no mesmo dia deve ser uma lembrança muito bonita nas vossas memórias?
Seb: Para o baptizado, tal como para o casamento a Igreja aqui do Sobral é muito complicada!!!
Olga: Mais uma vez fomos obrigados a prestar contas ao Padre António, pelos seguintes factos. O padre António suspeitou dos padrinhos e achou que eles viviam juntos, mesmo depois de eles lhe dizerem que nem sequer se conheciam bem, pois só se encontraram alguns dias antes do casamento, visto que o padrinho era um irmão do Seb que vive em França e a madrinha a minha irmã que vive na Suíça! Pura implicancia...mais uma vez!
Seb: E depois de fazer ataques de moral a quem entra e sai da Igreja, ele aparece quando era suposto (pelas palavras dele), não poder estar presente nesse dia! Que moral!!!!! Em Janeiro quando falamos com ele para marcar o casamento, ele disse que lhe era impossivel estar no dia 30 de Agosto no Sobral porque iria ter muitas ocupações...e como por magia, afinal apareceu nesse dia...e foi aí que os problemas que vocês sabem começaram!
GNR: Mas apesar de tudo isso realizarm o baptizado, certo?
Olga: Sim, claro! Mas com algumas reticencias da parte do "representante principal" da Casa de Deus do Sobral.
Seb: Eu estou muito triste e desiludido com este acolhimento de tão mau gosto, que penso não corresponder de maneira nenhuma, à mentalidade da forma de acolher dos portugueses.
Será que afinal Portugal está a regressar à época em que tudo passava pela Igreja? Onde está a liberdade?
Olga: Nós aproveitamos esta ocasião para convidar grande parte da familia francesa de Seb, que são também da mesma religião. Também eles ficaram extremamente desiludidos com este acolhimento religioso no Sobral.
E disseram que de vez em quando seria bom fazer um pouco "de limpeza" no seio desta Igreja.
GNR: Olga vejo muita mágoa nas tuas palavras...
Olga: Sim , claro! Nós que nascemos no Sobral mas crescemos longe, precisamos de muito amor e sobretudo de coragem para nos casarmos no Sobral.
GNR: Quais são os conselhos que vocês podem dar aos futuros noivos sobralenses que queiram casar na nossa aldeia?
Olga e Seb: CORAGEM! CORAGEM! CORAGEM!
GNR: Depois de todas estas emoções, continuam a ter vontade de vir ao Sobral?
Olga: Mais do que nunca!
Seb: Mas não à igreja, pelo menos com esta "equipa". E agradecemos às seguintes pessoas que nos ajudaram verdadeiramente a preparar o nosso casamento, o Padre Jerónimo e Maria Abrantes pela excelente participação.
Um grande obrigado da nossa parte e de toda a familia, pelo esforço especial do Padre Jerónimo de dizer uma parte da missa em Francês.
Obrigada ao Guy por nos ter ajudado a fazer esta reportagem para o blogue do Sobral.
Olga: Todas as pessoas que se cruzem com qualquer tipo de obstáculos, bons ou maus, deveriam exprimir-se no seio do blogue. Não devemos ficar presos com receios.
E obrigada a todos sem arrependimentos.
GNR: Nós é que agradecemos.
Para vocês desejamo-vos muita saúde e prosperidade ao longo desta vossa nova vida que começa agora para vocês os três.