sexta-feira, setembro 26, 2008

Outra visão da Laje

Agora que o Verão já lá vai e as nossas tardes na Laje ficam para repetir no próximo ano, aproveito para mostrar-vos uma visão da Lage há uns aninhos atrás! As fotos do Fernando trazem ao nosso ecrã dois belos pormenores...o carro de bois e o lagar antigo.
Não sei se neste altura já era lagar ou se tinha uma outra função

A calçada da Laje onde agora nos regalamos no Verão! Pelo que vemos na foto sempre foi um lugar procurado pelos jovens para refrescar os pézinhos!


Quantos anos têm as fotos? E quem são os modelitos? Já sabem...espero que os mais velhos nos digam!


Fotos de Fernando Paulo Antunes

13 comentários:

francisco t paiva disse...

Vendo estas belíssimas fotografias, não posso deixar de lamentar o abastardamento que provocaram no leito da ribeira desse sítio da laje, hoje cimentado, quando havia alternativas à construção daquela represa.

Em resultado do aumento do grau de instrução, a população devia exigir outro cuidado na preservação da qualidade dos sítios da aldeia e reflectir no sentido de melhorar as estratégias de intervenção, porque o saudosismo não basta.

Anónimo disse...

...os modelitos:da esquerda para dta: Humberto,Hermínio,Lucrécia, (não sei),Zé da Eira-só a cabeça- ,Fernando Paulo, Tó Vicente, Cecília e Virgílio Vicente (hoje casados),Ângelo-sentado,Diamantina, e a mais novita - que deve ser do meu ano,não sei quem será.O que está sentado na roda do carro de bois, pelo cabelo liso, talvêz o Saúl ou Tarciso? o ano devia ser 1965,66 no máximo.

Anónimo disse...

Creio que o Virgilio Neves está muito perto da verdade quer na data quer na identidade dos modelitos.Creio que a menina mais pequena será a Cacilda do Ideias, mas não juro.Gostaria no entanto que atentassem no pequeno pormenor que se encontra na 3ªfoto e que é nada mais nada menos do que um barril de resina com a respectiva lata de recolha que era carregada aos ombros dos resineiros pelos pinhais de então.Quanto9 ao dono seria certamente o "Coto" o Ti Alberto Abrantes ou o Alberto Migalhas.Enfim recordações...

Anónimo disse...

O Fernando Paulo tem razão. A mais pequena é a minha irmã Cacilda.
Mandou-me uma fotografia igual para Angola.
Gostei de ver a Cecília, o Fernando, o Ângelo, a Diamantina, os outros não consegui ver quem são.
A Laje tinha um enccanto especial, nesse tempo.
Sinto-me feliz por este lugar fazer parte da minha meninice.
Parabéns a quem tirou a fotografia e a conservou durante este tempo todo.
Maria Ideias

Anónimo disse...

Outros tempos, outra instrução, outros meios, mas a impotência por vezes é sempre a mesma!

famel disse...

Sem cimento ficaria de certo mais bonito, mas... e vedar aqueles buracos como seria? Se já acimentado o poço não se aguenta cheio! Os Verões secos não perdoam!
Também não acho bonito, muito mais agora que se retiram as tábuas e fica ali aquele mono acimentado. Mas financeiramente teria a nossa junta hipótese de fazer de outra forma? Eu não percebo grande coisa das construções de este género, e confesso que limpinha e bem cheia a nossa represa é bem bonita.
No Piódão nadei na piscina fluvial coberta de lajes no chão e nas paredes, era muito bonita!
Não poderiamos ter o mesmo no nosso Sobral?
O Sr. Presidente podia oferecer umas lajes lá da pedreira :)

Se dermos algumas ideias e dicas pode ser que num futuro próximo a junta possa colocá-las em prática!
Xico melhor do que ninguém possuis excelentes conhecimentos de arquitectura, poderás dizer-nos qual seria, na tua opinião, uma outra alternativa.

sobralfilho disse...

É isso Famel,
Venham de lá essas alternativas…dos homens do saber.

E “porque o saudosismo não basta”, lembrei-me de René Dumont – o célebre ecologista francês, famosíssimo mos anos 70/80 (Séc.XX) – que disse “ser ecologista não basta é preciso apresentar alternativas”.

A solução encontrada poderá não ter sido a melhor. Mas, enquanto não houver outra, continua a ser a melhor…E lá diziam os Romanos: “O útil é que é belo”em contraposição aos Gregos que muito antes tinham dito que “o belo era útil”.

Anónimo disse...

criticos há muitos. mas tambem precisamos de criticas construtivas, ideias novas. Na altura a piscina começou a ser feita por carolice de alguns jovens que por sua vez são da geração do xico, foi pena ele na altura não ter tido ideias para não terem sido feitos estes atentados ambientais.Onde estaria hoje a parede da levada do moinho ou mesmo a calçada se não fosse o cimento mal aplicado?

Anónimo disse...

f.paulo parece que naquela altura só o m/ ti Pereira e o Sr. Xico -que também vendia urnas- eram os únicos que "exploravam" a resina dos n/ pinheiros do Sobral.Pagavam a 5 escudos (hoje 2,5 cêntimos)cada sangria,o que também dava para pagar 5 meios quartilhos, mas do tinto.

Anónimo disse...

Passam na supra dita represa, milhares de Turistas?!(claro em vários anos).Nunca nenhum viu/comentou (segundo consta) o abastardamento com o cimento no dito leito e porquê? Questionei-me... Hà, hà:no periodo Invernal é coberto com água corrente e "lismos", no Estival com "lismos" e águas paradas.Genial brilhante e válida conclusão. Solução arquitétónica uma represa/piscina suspensa ou flutuante...

Anónimo disse...

como dizia o gato fedorento!
- Falam, Falam,Falam e não fazem nada.

famel disse...

Pior é que a Xico tem toda a razão...há mais instrução, mas pelos vistos as pessoas preferem lavar roupa suja no post do padre, do que dar umas ideias e contributos para podermos "construir" uma laje melhor!

Anónimo disse...

Tens toda a razão Famel! Ou é realmente muito desagrada em relação à nossa Igreja ou a facilidade de falar de coisas que não interessam a ninguém!