quinta-feira, setembro 11, 2008

Bichinhos do mato!

Para os amantes da Natureza e do campo apresentamos as fotos de um dos animais mais temidos nos montes sobralenses.
O Lacrau ou alacário é uma espécie de escorpião que podemos encontrar debaixo das pedras em zonas secas e este estava a dormir uma sesta,debaixo de uma pedra numa encosta sobralense e pregou-nos cá um susto...principalmente a mim que tenho um medo terrivel deste bicho pequeno, mas de picada forte!
O medo deve-se às memórias de um dia em que andava a ajudar a apanhar as batatas no Vald'água e o meu irmão foi picado por um destes!!!!
Nunca vi o meu irmão chorar tanto como naquele dia, as dores deviam ser terriveis, portanto sempre que encontro estes bichinhos nas minhas escavações nem penso duas vezes...foge!!!


Ao tirarmos uma pedra para calçar um pneu, encontramos o lacrau


Assim que deu conta de nós colocou-se a jeito para dar uma picada, ora reparem bem no rabo e nas pinças dele...bolas...irra...foge!!!!

16 comentários:

Anónimo disse...

Depois da víbora vens "picar" outra vez os ambientalistas lol

Anónimo disse...

Bem-vinda de volta, Famel!
É curioso, mas lembro-me perfeitamente desse dia... E já lá vão uns anitos.
Chiça... acho que até a mim me doeu :|

Beijo.

Rosa.

Anónimo disse...

Os mais velhos dizem que o veneno do lacrau é tão forte, tão forte, que fica no sangue e nem o cancro se desenvolve num corpo por ele picado.
Se isso for verdade podiam investigar melhor essa questão e descobrir uma cura dessa doença tão flagelosa.
Quanto ao lacrsu é um belo exemplar, quanto mais escuro mais velho ele é, e mais forte é o seu veneno.

Anónimo disse...

Qualquer um de nós querer-se ver longe e bem longe das pinças destes bichos. Para os chineses esta bicharada bem tostada é uma iguaria.

Anónimo disse...

E a ver pelas fotos, este é bem gordinho ;)

Anónimo disse...

fica aqui uma sugestão para quem quiser saber mais sobre este bichinho...

http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=13727&iLingua=1

Anónimo disse...

Então famel não há fotos dos leões do QUÉNIA a devorar as Zebras, gazelas e gnus?
Lacraus estavam há dias a comê-los em Pequim ás pratadas no meio da rua. O VENDEDOR-COZINHEIRO dizia que com o calor as pessoas ficam tensas e irritadas e que a iguaria era calmante.
Eram iguaizinhos ao da foto.

Anónimo disse...

tão querido!! mas é pukanino, não trouxeste nenhum lá dos África?lol

Anónimo disse...

Do "alacrario" - assim lhe chamava a minha avó - não sou grande fã. Ainda que se diga não ser o seu veneno muito nefasto, quase ia matando a minha avó Ana Bárbara, quando no tempo da rega pisou um sem querer.
Deve ter tido o que hoje se chama choque anafilático e chegou a estar praticamente em coma. Valeu-lhe o Ti Manel Paiva que noite e dia esteve vigilante à cabeceira dela e lhe foi administrando um antídoto qualquer que rapidamente mandou vir da Covilhã. Só ao fim de 8 dias é que começou a reconhecer a minha mãe e ainda levou outros tantos para se por em pé.
Portanto, nunca fiando... calcem botas ou sapatilhas e tenham cuidado!

Anónimo disse...

Deste lindo bicho eu tambem não gosto nada. Ja vi muitos mas sempre que os vejo agora afasto-me e tenho cuidado. Mas quando era pequena e andava pelo fojo e penedão a guardar as cabras andava contente a procura-los debaixo das pedras para os espetar num pau . So me apercebi das dores que eles provocavam quando um picou uma tia minha e a vi chorar. a partir dessa altura não quiz saber mais desses bichos.

Anónimo disse...

Pois, eu também provei do veneno de um desses bicharocos.Era miúdo (sim eu também fui miúdo),andava aos grilos no Val Madeiro ao mesmo tempo que guardava as cabras.Meti o dedo numa toca à procura do grilo,tirei o dedo com um bicharoco desses pendurado e umas dores que nem vos conto. Gritei, rebolei-me, deixei as cabras e vim ter com a minha mãe que andava a regar o milho. E sabeis qual o antídoto que a minha mãe utilizou?
- Raízes de fetos pisadas que envolveu no meu dedito.Passado um bocado fiquei como que anestesiado e aos poucos a dor foi passando.Mas que é dolorosa juro que é verdade.

Anónimo disse...

No deserto do Neguev (fronteira Israel/Egipto) onde ajudei a fazer uma base militar em 1979/81, havia vários tipos destes bichinhos.Um colega meu passava os tempos mortos á procura deles, apanhava-os p/ um frasco e fazia-lhes depois uma fogueirita á volta a ver se era verdade que eles se matavam com o próprio veneno e não morrerem assados.
No Sobral cheguei a ver alacrárias com muitos filhitos às costas, nunca meti o dedo nas tocas deles porque eram chatas e as dos grilos era redondas.
Valeu-te a sabedoria popular,oh Fernando Paulo.

Anónimo disse...

Quando a rabiça desfere o golpe... já está.Aconteceu-me. É a natureza no seu ciclo normal. Mas que dói, dói mesmo, mas não mata.

Serranita disse...

E eu que ja vi um bichinho destes a passear calmamente pelas areias duma nossa praia!Nunca mais passei por ali descansada (nem descalça).

Anónimo disse...

Segundo comentarios, este bicho numa loja de animais estimação, custa a modica quantia de 40 aerios.

Anónimo disse...

O meu avô também dizia que o veneno era muito forte,ao ponto de que a pessoa que fosse picada provavelmente nunca iria desenvolver uma doença ruim. Mas será mesmo verdade? Eu de qualquer forma não arriscaria levar uma ferroada deles.