terça-feira, setembro 30, 2008

Testemunho

No dia 30 de Agosto realizou-se o casamento da Olga e Sebástian e o baptizado do Dylan, filhote dos mesmos! A Olga nasceu no Sobral mas na adolescência foi viver para a Suíça onde conheceu o Sébastian, francês! Depois de muitos anos juntos decidiram casar e a Olga cumpriu a sua vontade de Casar no Sobral.
Antes demais os meus parabéns por terem decidido dar um passo que também eu decidi dar este ano.
Mais sobralenses casaram em 2008 mas, a experiência da Olga e Seb, parece ter sido a mais "marcante", tanto que eles decidiram partilhar connosco alguns promenores desse dia!
O Guy que esteve com eles, aproveitou então para passar-nos o testemunho que eles deram e pediram para colocarmos aqui no blogue!


(Guy Réne de Noël - GNR
Olga e Sébastian - Olga e Seb)


GNR: Antes demais parabéns aos três.














Olga e Seb: Obrigado!

GNR: Então como foi o vosso dia de casamento?
Olga: Excelente!

GNR: Passou-se tudo bem neste dia tão especial?Olga: Sim, e desde já gostariamos de agradecer ao Padre Jerónimo do fundo do coração pelo seu acolhimento caloroso. E já agora agradecer também aos "colaboradores da nossa igreja", que fizeram tudo para que o nosso dia não tivesse corrido como previsto.
Seb: Como por exemplo "esquecerem-se" de colocar a música de entrada da noiva na Igreja; Proibirem e interdição de uma familiar divorciada subir ao altar e cantar o Salmo...Portanto não se esqueçam que a CASA DE DEUS do Sobral é interdita a certas pessoas pecadoras (divorcadas, neste caso).
Olga: Mas nós estávamos muito confiantes e orgulhosos e entendemos a segunda voz do nosso PAI por esta mesma pecadora.

GNR: Vocês aproveitaram para baptizar o vosso filho Dylan no dia do vosso casamento. Foi um gesto bonito!
Olga e Seb: Sim

GNR: Suponho que se passou tudo muito bem! Casamento e baptizado no mesmo dia deve ser uma lembrança muito bonita nas vossas memórias?

Seb: Para o baptizado, tal como para o casamento a Igreja aqui do Sobral é muito complicada!!!

Olga: Mais uma vez fomos obrigados a prestar contas ao Padre António, pelos seguintes factos. O padre António suspeitou dos padrinhos e achou que eles viviam juntos, mesmo depois de eles lhe dizerem que nem sequer se conheciam bem, pois só se encontraram alguns dias antes do casamento, visto que o padrinho era um irmão do Seb que vive em França e a madrinha a minha irmã que vive na Suíça! Pura implicancia...mais uma vez!
Seb: E depois de fazer ataques de moral a quem entra e sai da Igreja, ele aparece quando era suposto (pelas palavras dele), não poder estar presente nesse dia! Que moral!!!!! Em Janeiro quando falamos com ele para marcar o casamento, ele disse que lhe era impossivel estar no dia 30 de Agosto no Sobral porque iria ter muitas ocupações...e como por magia, afinal apareceu nesse dia...e foi aí que os problemas que vocês sabem começaram!

GNR: Mas apesar de tudo isso realizarm o baptizado, certo?
Olga: Sim, claro! Mas com algumas reticencias da parte do "representante principal" da Casa de Deus do Sobral.
Seb: Eu estou muito triste e desiludido com este acolhimento de tão mau gosto, que penso não corresponder de maneira nenhuma, à mentalidade da forma de acolher dos portugueses.
Será que afinal Portugal está a regressar à época em que tudo passava pela Igreja? Onde está a liberdade?
Olga: Nós aproveitamos esta ocasião para convidar grande parte da familia francesa de Seb, que são também da mesma religião. Também eles ficaram extremamente desiludidos com este acolhimento religioso no Sobral.
E disseram que de vez em quando seria bom fazer um pouco "de limpeza" no seio desta Igreja.

GNR: Olga vejo muita mágoa nas tuas palavras...
Olga: Sim , claro! Nós que nascemos no Sobral mas crescemos longe, precisamos de muito amor e sobretudo de coragem para nos casarmos no Sobral.
GNR: Quais são os conselhos que vocês podem dar aos futuros noivos sobralenses que queiram casar na nossa aldeia?
Olga e Seb: CORAGEM! CORAGEM! CORAGEM!

GNR: Depois de todas estas emoções, continuam a ter vontade de vir ao Sobral?
Olga: Mais do que nunca!
Seb: Mas não à igreja, pelo menos com esta "equipa". E agradecemos às seguintes pessoas que nos ajudaram verdadeiramente a preparar o nosso casamento, o Padre Jerónimo e Maria Abrantes pela excelente participação.
Um grande obrigado da nossa parte e de toda a familia, pelo esforço especial do Padre Jerónimo de dizer uma parte da missa em Francês.
Obrigada ao Guy por nos ter ajudado a fazer esta reportagem para o blogue do Sobral.
Olga: Todas as pessoas que se cruzem com qualquer tipo de obstáculos, bons ou maus, deveriam exprimir-se no seio do blogue. Não devemos ficar presos com receios.
E obrigada a todos sem arrependimentos.

GNR: Nós é que agradecemos.
Para vocês desejamo-vos muita saúde e prosperidade ao longo desta vossa nova vida que começa agora para vocês os três.

143 comentários:

Anónimo disse...

OLA EU SOU A IRMA MAIS NOVA DA NOIVA E COMO JA ALGUMAS PESSOAS SABEM EU VOU-ME CASAR NO DIA 25 DE JULHO DE 2009. E DEVIDO AU ACONTECIMENTOS K OCORRERAO NO CASAMENTO DA MINHA IRMA EU E O MEU JA MARIDO DECIDIMOS K INFELIZMENTE NAO NOS CASAMOS NO SOBRAL COM MUITA PENA MINHA, PORQUE E A MINHA TERRA NATAL E MUITA GENTE SABE K EU ESTOU LONGE.COMO NAO QUEREMOS K A CENA SE REPITA E EU SEI BEM DO K ESTOU A FALAR DECIDIMOS CASAR NA SERRA LONGE DAS MAS ENERGIAS! PK DIGAO-ME SE E NORMAL NO DIA DO PROPRIO CASAMENTO ONDE TUDO DEVE CORRER AS MIL MARAVILHAS A NOIVA SAIDINHA DO CABELEIREIRO E MAQUILHADORA SE LEMBRA K TEM K TELEFONAR OU SENHOR PADRE ONDE ELE LHE COMECA A COMPLICAR A VIDA, A NOIVA ACABA POR SE INERVAR E CHORA, ISTO PROLONGASSE ATE CHEGAR A CASA! EU NAO ACHO NORMAL MAS JA AGORA TB GOSTAVA K ME DICESSEM O K PENCAO! ATE A PROSSIMA BEIJINHOS PARA OS MEU CONHECIDOS DO SOBRAL! EMILIANA MENDES DINIS!

Anónimo disse...

Desde ja muitos parabens pela coragem da publicaçao da entrevista!
mas penso k a partir de agora vai começar uma nova fase...e nao sei se essa fase será muito boa!!!
pois quem se sentir afrontado por este assunto vai deitar pelas ruas da amargura toda a gente que compactuar com esta "revoluçao"

o proximo domingo ate eide ir à missa so para ouvir o k se vai dizer!

gostaria que todos os que tem algo para denunciar o façao porque ja chega de ditos e mexericos! tem de se começar a dizer as coisas com frontalidade sem medo de sermos proibidos de casar, baptizar, e ate mesmo ser enterrados.

Anónimo disse...

Tipico da nossa Igreja! É uma vergonha que na instituição onde se deveria ser mais justo e praticar o bem, as pessoas sejam ostracisadas e descrimidadas pelas atitudes que tomam na sua vida pessoal! E o pior é misturarem-se as coisas e quem não é bem visto na Igreja passa a se-lo também no centro de saúde! E nem é preciso dizer mais nada.

Parabéns ao casal por ter sido confrontado com tudo isto no próprio dia do casamento e mesmo assim não ter desistido!

Anónimo disse...

como madrinha do Dylan e irma da noiva posso dizer que eles tiveram mesmo muita coragem. ja a respeito do padre antonio nao é o homem k deveria estar a frente da nossa igreja. é uma vergonha o k aconteceu pois até ao dia do casamento nao lhe interresava conhecer o padrinho e no proprio dia é k se lembrou k a mim me conhecia mas ao padrinho nao. entao pediu a minha irma para a gente passar primeiro pela sacrtistia para ele falar com o padrinho do menino e o k aconteceu foi k ele esteve a dizer a minha irma k uma certa pessoa da minha familia nao podia cantar o salmo pk era divorciada e a mim perguntou me se nos viviamos juntos eu disse que nao (e é a verdade) entao ja nao perguntou nada ao padrinho do Dylian.



Uma ultima coisa uma pessoa da minha familia por ser divorciada nao pode cantar o salmo mas o Padre Antonio no domingo 31.08.2008 batizar uma crianca de pai divorciado isso ja é a favor da igreja. Como podem ver caroa sobralenses é pura implicancia do Padre Antonio.
Atencao nem os pais nem a crianca teem culpa.


Ao padre antonio deviam polo a andar dai para fora pk em vez de chamar pessoas para aigreja so afasta. é muito triste.

Anónimo disse...

Grande verdade. Basta ir à missa alguns domingos para perceber que cada vez mais a Igreja do Sobral tem menos participantes.
E ao contrário do que o Padre António diz, não sãoas pessoas que são cada vez menos praticantes. Porque mesmo em outros locais do país os Sobralenses que têm a sua crença vão á missa, é a motivação na nossa terra que é cada vez menor!

Anónimo disse...

so quem nao conheçe este padre e que pode ficar admirado.começou por acabar co a festa de santa barbara e assim vai continuar e ninguem faz nada para o por a andar um dia destes ainda vende a igreja ........(joaneco)

Anónimo disse...

e ainda tem pessoas no sobral que o apoiao .triste....(
joaneco)

Anónimo disse...

É verdade que o padre vos ameaçou de deixar um papel escrito para vocês não terem funeral religioso quando morressem?

Anónimo disse...

Isso não é nada.
As pessoas que não fossem do agrado da padra, mesmo depois de mortas também não tinham direito a permanecer na Igreja em câmara ardente!
E a quantidade de divorciados que foram padrinhos, leram leituras e outras tantas coisas?
De justa a nossa Igreja não tem nada! Ou é para todos ou não é para nenhum.

Anónimo disse...

SOMOS CATOLICOS:DEUS E SO UM:QUE AJUDOU OS POBRES COROU LEPROSES FEZ VER ALUSE DO DIA AOS SEGUINHOS ETC::: SO NA NOSSA TERRA A MUITAS POLITICAS MAIS QUE NO PARLAMENTO UNS PODEM TUDO OUTROS NADA :E AS PESSOAS SE VAO IGREJA E PARA REZAREM NAO E POR VEREM O PADRE PORQUE AS PRATICAS SAO A FALAR DA VIDA DOS PAIS PADRE ERA O SR:NICOLAU QUE AS PRATICAS ERAM LIDAS DA BIBLIA ::::

Anónimo disse...

Bem, pelos vistos estas cenas caricatas não acontecem só nos casamentos!!!
Acontecem nos funerais,(como alguém já referiu)e até nos velórios.
"Pareice-me-que"que a santa terrinha tem uma casa mortuária que é utilizada para tudo menos para velar os mortos.
Lembro-me de um Verão,quando morreu o Armando o caixão estava na loja e as pessoas na rua porque o espaço era exíguo.
Ora já havia casa mortuária mas penso que destinada a outros fins...

Anónimo disse...

arranjem é coragem e ponhao esse gajo da para fora,ele nao vale nada como padre nem como pessoa ;;;;e se preçisarem de ajuda eu tbm la vou ajudar ;;;(joaneco)

Anónimo disse...

Escrever ao bispo nao vai valer de nada infelismente, mas era ele que precisava de ser escomunhado pelo o papa, enfim é assim que se vai deixando de assistir as cerimonias religiosas com padres assim.

Anónimo disse...

Ninguem diz nada desde que este animal do padre veio para o Sobral
acabou com a festa de St. Barbara incrimina as pessoas
que dizem que não estão de accordo com o animal

Anónimo disse...

"Abrenúncio vai de retro"..., à boa maneira do Sobral. Então esse famigerado padreco António, eu pessoalmente não o conheço,só depois destas "almas caridosas" terem denunciado e delineado através do grande poder Humano que é a ESCRITA, o seu nome e peril maquiavélico/psicossomático e jocoso(parece que já são muitas almas penitentes e pertinentes), as suas tropelias neste blog!!!... .Desde já acredito nestas mesmas almas, adiante.Segundo me aperecebo,parece que também existe um núcleo de #meios padres e padras# formados no Tribunal do Santo Oficio do Sobral de S.Miguel e que agora ou já há demasido tempo, desempenham as funções de Inquisidores/as Mores, nesta humilde, pacata e "Santa paróquia". E segundo "rezam", na Agenda deste «Tribunal Eclesiástico» existem alguns T/Dementes para com DEUS, desempeham outrs funções nesta Santa Paróquia.Ao que chega o fundamentalismo/fanatismo religioso cristão...Eu como sou agnóstico nem deveria pronunciar-me sobre isto.Mas seria imoral e desonesto perante situações caricatas como estas e outras em pleno sec21, não condená-las.Também à que denunciá-las e sobretudo sem SOMBRAS DE MENTIRA dizer os NOMES E QUEM SÃO ESSES MENTECAPOS.Solução:1ª à Marquês de Pombal; 2ªaquecer-lhes o lombo; 3ªpensem noutras e executem-nas sem demora.O que se passa, é um autêntico sacrilégio contra a verdadeira religião cristã e aquilo que apregoa.À que por cobro duma vez por todas a isto e sem demora.Alguns ou alguém...não vendam a vossa "alma" barata...

Anónimo disse...

Já me esquecia, com os que pertençam/pertencem a esta Irmandade...também nem pró céu ia com eles.Começam a sobrar poucos!!!..

Gena disse...

Infelizmente esse que diz ser padre não é exemplar único...
Também eu senti na pele a falta de respeito e de amor por parte de pessoas que se dizem ser sacerdotes, sobretudo quando mais precisava de apoio.
PARABÉNS aos corajosos que resistem e lutam contra estes "velhos do restelo" guiados pelo ódio e não pelo amor, e que continuam a frequentar a igreja donde são são escorraçados. Eu sou franca ... virei costas.
A frase "pratica o bem e não olhes a quem" é o meu lema, mas esses senhores para mim são invisiveis... não os vejo,por isso caros jovens do sobral casem em terra alheia onde sejam bem acolhidos e bem tratados, e sejam felizes

Anónimo disse...

O padre pode ter os seus defeitos, mas se pensarem bem quando ele chegou ao sobral já havia este tipo de problemas na nossa Igreja.
Ele simplesmente não confronta porque não lhe convém muito confrontar as pessoas que lhe fazem a papinha toda na igreja.
Ele chega, faz a missa e vai-se embora!
Ete fim de semana é a festa de S. Miguel, certo?
Então há que aproveitar que há por aí muita gente e façam um motim!
Ponham um cadeado nas portas! Gritem no meio da missa! Mandem ovos e tomates na procissão! Alguma coisa se deve poder fazer!?

M.S.

Anónimo disse...

Na minha opiniao devemos continuar a casar no Sobral!!!
Caso contrario os DONOS da igreja vao continuar firmes nas suas convicçoes....
à que infrentalos!!!

Anónimo disse...

Na minha opiniao devemos continuar a casar no Sobral!!!
Caso contrario os DONOS da igreja vao continuar firmes nas suas convicçoes....
à que infrentalos!!!

Anónimo disse...

há um programa na sic onde isso pode ser divulgado. Caso os envolvidos estejam interessados. http://sic.aeiou.pt/online/noticias/programas/nos+por+ca/

Anónimo disse...

donos da igreja????? nao me digao que a igreja tambem ja é do padre! o melhor para o por de la para fora era fazer o mesmo que fizerao a um outro padre aqui à uns anos atras .. (se é que se pode chamar padre a este gajo)eu pessoalmente acho que nao.mas enquanto nao se fizer nada vamos continuar a ver palhaços como este a destruir o que e nosso .(joaneco)

famel disse...

Sabes Célia o dia do casamento é um dos dias mais marcantes da vida de algumas pessoas! Achas que alguém quer correr o risco de ver esse dia estragado? Saõ muitos dias decidados à preparação do dia...
Eu por acaso casei na Covilhã, na Igreja de Santiago, porque é uma Igreja que me diz muito e por outros motivos relacionados com a logistica desse dia.
Casei com o Padre Nuno Maria que é o grande responsável pelo meu crescimento espiritual. Foi um padre que marcou a minha adolescência e me ajudou a ultrapassar as crises existenciais pelas quais passamos nessa idade!
E penso que isso é o mais importanto no dia do casamento! Até podemos casar na China ou na Patagónia, o que interessa é que estajam connosco as pessoas que mais gostamos! Isso da noiva casar na terra dela é tradição, tal como é tradição a noiva chegar atrasada! Eu como sou uma rebelde (lol) não casei na minha terra e fui super pontual para entrar na Igreja!
Para mim a comida do copo de água poderia não ser boa, podia chover a potes, podia rasgar o vestido, partir um pé ou qualquer outra coisa...mas a cerimónia teria que ser perfeita como foi (com excepção de me ter enganado na mão quando coloquei a aliança na mão do João lol)!
Provavelmente no Sobral também seria perfeita...tive pena em alguns aspectos de não casar na nossa Igreja, mas não estou nada arrependida e acho que as pessoas devem é ser felizes nesse dia, digo mais uma vez, seja numa Igreja na China ou na Patagónia!!!! Têm é que ser felizes e não infelizes por culpa seja do quem for!

Quanto às questões da festa da Santa Bárbara há coisas que me fazem muita confusão e nas quais apoio 100% o Padre António Carlos!
Toda a gente fala da festa, se há festa, se não hoa festa...etc e tal! Mas a verdade é que para a abanar as ancas em frente a Santa Bárbara sempre estiveram muitos, mas para ajudar e participar na parte religiosa estavam sempre poucos!!!!
E acho que para fazer festas não é necessário usar o nome de qualquer santo.

A parte das ofertas e do cortejo era bonita e devia manter-se! Provavelmente se as coisas fossem bem debatidas talvez fosse possivel chegar a um meio termo...

Anónimo disse...

para falar da festa de santa barbara era preçiso trabalhar la de dia e de noite durante anos e depois no fim ouvir o que esse palhaço disse de toda a comiçao de festas chamou-nos gatunos quando o unico gatuno é ele que todos os anos desapareçia com os lucros da festa e a comiçao todos os anos começava a festa sem um unico tostao tambem achao isso normal.deixem no andar assim é isso que ele quer (joaneco)

Anónimo disse...

quer os padrinhos dos noivos quer os padrinhos do Dylan nenhuns sao divorciados ha alguns que vivem juntos se estarem casados mas esse nao é o problema visto que o k importa para o padre Antonio Carlos é se os que foram padrinhos do Dylan nao viviam um com o outro visto que nao é esse o caso nao ha problema. o padre deviam correr com ele a vassourada pk o k fez a minha irmao nao se faz.

Anónimo disse...

O que é incrivel é que a mesma relegião tem regras diferentes em cada pais cada vez duvido mais das religiões
Penso que é um business que dà lucro aqueles que a dirigem

Se pensam que Deus esta na igreja estão muito enganados
a igreja é um local de reunião de fieis
Deus es tu sou eu as pedras as plantas a erva verde onde rebolo e me sinto bem quando apalpo
a àgua todo os animais e insectos mesmo o AR que respiramos somos todos Deus

Anónimo disse...

ET cá para mim foste meu colega de catequese. A famel é que nos dizia isso nas nossas catequeses ao ar livre! Grandes tempos de catequese!!!

Anónimo disse...

ha e ainda a mais é k o padre Antonio Carlos recusou se a casar a minha irma pk pelos visto ,na mesma manha que a minha irma casou tinha ,tinha 2 casamentos no paul.Mas eu até sei o k aconteceu ele mudou os casamentos para a tarde para vir estragar o da minha irma.

Anónimo disse...

Tenho a dizer obrigada a todos voz, os voços testemunhas dam nos ainda + força para continuar caro foi uma "batalha" ganha mas não a "gerra" e sei bem do que falo.
respondendo a algumas questõens é bem verdade que o S.P. Antoniodisse que a partir daquele dia todos os que lhe mentissen deixava um papel escrito para nao teren feneral relegioso, caro alguns pecadores renden contas a Deus como ele nos disse si bem outros rendem contas a ele!!!
Ja que ja nao tinha + palavras para os vivos, quando me ameaçou pela segunda vez que nao deixava selebrar o meu casamento e que eu disse que se não avia casamento não avia.

A casa mortuaria serviu a enterrer dinheiro na minha opinião, fiquei bem desgostosa quando a vi no mes de outubro as aranhas , cheia de pó.

Quanto ao bispo ainda estou a penssar se lhe vou escrever ou não pois segundo o que diz o S.P.Antonio é ele que manda na Igreja e que poen e despoen como ele quer mas mais uma vez as leis de Deus são sempre respeitadas, como essa nova para os mentirosos defuntos.

Boa noite special au S. silencio que aqui o vei rompre, que puderei enganar-me mas veio aqui como todos nós dizer o que pensa e mais uma vez fazer Juiz no lugar de Deus.
"tambem men pró céu ia com eles", para isso tens de ter a certeza que ias para o céu, porque o S.P.Antonio pode ser PADRE mas não é NEN SANTO, NEM DEUS.

Gostava ainda de dizer que não queria fazer tanta polemica, o que queria ja ninguem me pode dar.
Uma cerimonia perfeita que tanto tempo consacrei a preparar com muito gosto, pois para nós tambem com para a famel era a parte mais importante do noso casamento que ainda foi bonito graças au S.P.Gerônimo, e a Maria Abrantes, fiquei com o sentimento que algumas pessoas dai pensão que deixei de ir a missa quando sai do sobral e que so queria fazer uma fantochada como fazem os outros, que saibam que pelo mundo fora em todas as suas partes a pesoas que acreditao en Deus, o venerão e lhe fazem omagem, assim tambem eu continuei a acreditar nele, ate me deu força para ultrapassar obstacolo após obstacolo, e para quem nao sabia continuo a ir a missa, se não casei na Suiça como me mandou o S.P.Antonio não é por falta de Igreja , mas sim por gosto na minha terra e na minha Igreja que fez de min cristã, com os outrops sacramentos que la recebi, para mim receber este sacramento era tambem importante de o fazer mun lugar que conheco e me sentisse bem.

Queria mos tambem agradecer ao Guy pela o apoio em fazer esta reportagem, e a Matilde pelos bõens almoços & jantares " es mesmo boa cusinheira" recomendo a todos este restaurante, mesmo se são divorciados, nao falam na vida dos outros e qual dos 2 o pecado maior. Consulten os 7 pecados capitais e os 10 mandamentos pois essas são as leis de Deus, e acho que muitos ja as esqueceram.

Anónimo disse...

mais uma coisa munca fui boa en Portugues infelismente e agora ainda pior, espero que me persebam

Anónimo disse...

Então agora também "tosqia" a santa barbara e os paroquianos ou melhor MAMA os "3 DINHEIROS"?...ISTO NÃO É GRAVE , É GRAVÍSSIMO. Quanto à questão dos funerais, enterrem-no (ao cura António) vivo.Casamento pela igreja, com esta crise, poupam mais uns cobres e não o engordam. Isto quando Deus existe, imaginem se não existisse?!...Deus é tudo o que existe,o que te rodeia e o que não existe(inclui o dito céu).

Anónimo disse...

Sempre ouvi dizer que somos benvindos à casa de Deus. Eu não me considero bem recebida quado me incomoda a maneira como o anfitrião me trata e com aquilo que ele diz. Se não nos sentimos bem numa casa o que acontece é que deixamos de lá ir. Se as pessoas são cada vez menos a praticar e a participar é porque algo vai mal no Reino de Deus. Se o Senhor Padre seguisse a preceito a doutrina da Igreja não trataría mal os paroquianos e com gestos de cortesia mais os cativava. Infelizmente há pessoas que tem mais jeito e feitio para aquilo que fazem e parece-me que o Sr.Padre não tem perfil para tal.No entanto não nos podemos esquecer que só lá vamos de vez em quando enquanto que há pessoas a viver no Sobral todo o ano. O que mais me preocupa são esses paroquianos que andam há já demasiado tempo a ouvir as "secas" do padre e a "rezar" onde, como e quando ele quer! Valha-nos a Serra, a Ribeira, a Natureza, a Alma do Sobral, para rezar não há mais lindo altar.

Anónimo disse...

porque que algumas pessoas querem ouvir.
Eles querem ouvir, e querem permanecer abertos à comunicação, mesmo quando ela parece assustadora, torcido, ou errado.

Temos de ouvir Deus, mesmo quando o que está dito parece errado?

Especialmente quando parece errado.

Se você pensa sobre tudo que é certo, por que falar com Deus?

Vamos lá, para alinhar o que você sabe.
Mas note que você tem feito isso desde o começo do tempo.
E ver em que Estado é o mundo.
É óbvio que algo lhe escapou. Obviamente, existe alguma coisa que não entendo.
O que você realmente você deve ser verdadeira, porque "verdade" é um termo que você usa para descrever algo que você concorda.
Portanto, aquilo que você não tomar te aparesra, inicialmente, "falso".

A única maneira, a este respeito é de perguntar "E se tudo isso parece" errado "foi, de facto, verdade?" Todos sabemos que a grande científica.
Quando o seu trabalho faz parte alguma, um cientista remove todos os seus pressupostos e recomeça.
Todas as grandes descobertas vêm de uma vontade e uma capacidade de não ser certo.
E o que você precisa agora.

Você pode não saber deus quando você deixa de lhe dizer que você já conhece Deus.
Você não pode ouvir Deus quando você parar de acreditar que você já ouviu Deus.
Posso dizer-vos a minha verdade que quando você deixa de dizer-me o teu.
Mas a minha verdade sobre Deus vem de você

Quem disse isso?

Outro.

Quem mais?

Líderes. Pastores. Rabinos. Sacerdotes. livros. A Bíblia, por amor de Deus!
Eles não são fontes autorizadas.

Ah, não?

Não.

Então, quais são essas fontes?

Ouvir os seus sentimentos.
Ouvir seus pensamentos são mais elevados.
Sua experiência auditiva. Quando um ou o outro é diferente do que você aprendeu de seus professores, ou ler os seus livros, esqueça as palavras.
As palavras são o menos confiável de todas as fontes de verdade.

Tenho tanto para te dizer e tantas perguntas que você pedir.

Não sei por onde começar.

Por exemplo, por que você não se revela ?
Se Deus realmente existe e se é você, por que você não revelam de uma forma compreensível para todos nós?

Eu fiz, repetidamente. Ainda estou fazendo.

Não. Digo por um método de revelação incontestável, impossível negar.

Como?

Quanto a aparecer imediatamente diante dos meus olhos.

É disso que estou fazendo.

Onde?
Onde quer que você olhe.

Não, quer dizer, em uma disputa. De uma forma que nenhum ser humano pode negar.

De que forma que você gostaria?

Sua forma real .

Isso seria impossível, porque não tenho qualquer forma que você entenda.
Eu poderia assumir uma forma que você possa entender, mas depois todo mundo ia supor que o que ele viu que é a única forma de Deus, mais do que uma forma de Deus, entre outros.

As pessoas pensam que eu sou o que vêem em mim, mais do que aquilo que não fizemos.
Mas eu sou o Grande Invisível, não da forma que eu estava em uma hora.
Num certo sentido, eu não sou o que sou.
que eu venha e que costumo voltar.

No entanto, quando eu entrar em alguma forma (a forma em que eu acho que as pessoas possam entender Me), veem-me sobre esta forma eternamente.

E quando eu entrar em qualquer outra forma, quaisquer outras pessoas, primeiro dizendo que não estou claro a este último, porque eu não tinha a mesma forma para este último para o primeiro, e que eu não disse a mesma coisa. Portanto, como poderia ser de mim?

Anónimo disse...

Não querendo ser defensor de uns ou de outros, há que saber ver as coisas de todos os ângulos. As pessoas esquecem que a Igreja tem as suas regras (boas ou más, discutível), mas que são para cumprir. E não foi o padre que as fez, limita-se a segui-las.
É normal que nestes tempos que se casa pela Igreja por ser bonito, sem a convicção que é um compromisso entre noivos e também com Deus (não tou a dizer que seja o caso destes noivos, todos que optam por casar na Igreja é porque creem num Deus, digo eu), assim como ser padrinho não é apenas um título, é um compromisso de acompanhar a criança na vida cristã. É normal que o padre, não conhecendo bem as pessoas, pergunte, tente perceber se são capazes de cumpir.
O padre poderia ser mais tolerante, como parece ser com outros casos, mas neste caso, parece que havia já antecedentes de “brigas”, que os noivos concerteza não teriam culpa, mas acabaram por apanhar por tabela. Afinal foi um familiar que arrancou e queimou as portas da casa mortuária, numa fogueira de natal e por vezes insultou o padre. Ele agora aproveitou para mostrar que afinal até precisam dele. Deviam-se separar-se as coisas, sim, mas tb por isso ele precisaria de saber se as pessoas eram “de confiança”, para seguir com rectidão o compromisso.
Agora, não concordo que uma pessoa divorciada não possa participar na eucaristia. Pode ter falhado o compromisso assumido no dia do casamento, mas pode nem ser por sua culpa, deveria poder viver a sua fé igual. Deus quer-nos felizes!
E para terminar, a igreja somos todos nós, quem vai á igreja não é pelo padre, é pelo momento de comunhão mais próxima com Deus.
Aos noivos, que vejam os obstáculos como uma forma de os fortalecer e que vivam felizes.

Anónimo disse...

Estou plenamente de acordo com o comentário anterior.
De repente decidiram crucificar o padre sem tentar perceber o contexto em que se desenrolaram os acontecimentos. Casei nessa igreja foi o Padre António que assistiu á cerimónia e não tenho nada de negativo a apontar-lhe. Pelo contrário, esteve sempre diponivel para participar e tentar resolver os problemas que surgiram no processo de casamento.
desculpem meus caros mas, que crentes sois vós? É verdade, a igreja somos todo nós. o que é que tendes feito para melhorar o que está feito?

Anónimo disse...

Já alguém ouviu a versão do Padre António?

Anónimo disse...

Segundo o anonimo o padre vingou-se de alguém lhe ter feito não sei o qué.Ora isso segundo aquilo que aprendi na Igreja é pecado,agora vindo de um padre....

Anónimo disse...

Minha Verdade é no sussurrar do vento, balbuciando o riacho,
o crack do trovão, o som da chuva.
É o sentimento da terra, a fragrância de lírios,
do calor do sol, a atracção da lua.
Minha Verdade (ton auxiliar o certo, se for necessário)
é tão assustador como o céu noturno e simplesmente inevitáveis,
confiantes de que o chilrear de um bebê.
É também uma forte pulsação frenética, uma pacata
e respirando em uníssono comigo.
Eu não te abandonarei, não posso te abandonar,
porque você é minha criação e meu produto, minha filha
e meu filho, meu propósito e a minha ... Em si.
Então, ligue para mim, onde quer que estejam e onde
quer que você vai ser separada de paz do que eu.
Eu estarei lá.
Com a Verdade.
E Luz.
E Amor.

Anónimo disse...

Pois é anónimo no teu casamento correu tudo bem, sorte a tua hein!!!
Então porque não hão-de as outras pessoas também ter direito a um casamento decente?
Eu nunca casei e espero não casar, mas se o fizesse gostaria que a pessoa que está ao meu lado (que sei que liga a essas coisas) tivesse um bonito e feliz e não tortuoso!

Anónimo disse...

Epa e que culpa tem a rapariga se o familiar fez isto ou aquilo? Foi ela? Pelos vistos ela nem mora no sobral! Que linda coisa pagar o justo pelo pecador!
Agora eu vou andar a levar por tabela dos erros que cometem os outros?
Pfffffffffffff juízo é que falta nestas cabecinhas.

Anónimo disse...

Nós não pedimos tolerencia ao S.Padre ele deu de entrada para a tirar depois, quando perguntei o que era preciso para o batizado, tinha a dizer o que era precisoen vez de dizer:" como nao estais ca não lhes vou complicar a vida trás a vela a toalha, os padrinhos quem são" dissemos que é o irmão do sebastien e a minha irmã perguntou: " são catolicos? trazen a certidão do crisma, não podem viver com alguem de divorciado ou serem divorciados, podem trazer um termos de agua quente se quiserem e claro o menino".E porque nao me disse que tinha de ver os padrinhos antes do batizado quando estive com ele na quarta feira antes do casamento??? podiamos ter organisado esse encontro na seixta feira.

Os antecedentes de "brigas" não era comigo que eu não sabia nada dessas "brigas" mas fezenos pagar a nós as "brigas" que ten com os sobralences, foi pena eu só ter percebido isso ao telefone no mes de janeiro, pois mais uma vez repito que para nós o mais importante era a cerimonia relegiosa, se foce a festa tinha feito quando casei no civil ja cause a un ano.

Eu não acho que Deus quer que page o justo pelo pecadore esse meu familiar suposto ter feito isso, ainda esta vivo de certeza então que lhe fação pagar a ele, escolhemos os amigos mas não a familia.E acho que ate hoje nao fiz mal a minguem do sobral.

Anonimo das 12.15, se para ti arranjou tudo fico feliz en saber que o teu dia foi perfeito, e que talvez os dias perssedentes tudestes descançar, aproveitar o tempo para outras coisas, outras preparaçõens que a cerimonia relegiosa pour exemplo,e desculpa mas não sabes do que falas quando disses "Que cerentes sois voz?" se não focemos querentes não sei se iamos ate ao fin, mas acho que tinhamos desistido, talvez ate tu se ele não tetivesse facilitado tamto a vida saberias mais doque falo, terias talvez mais conhecimento doque é perciso num prosseso de casamento, ou então foi só o nosso que foi compicado. Denunciate, vem falar comigo que eu digote o que passei e veras a deferensa entre os nosso casamentos. Sem arrogancia da minha parte.

O que fizemos para melhorar foi nao termos desistido de casar na minha terra, e se muitos nos abandonarão Deus estava conosco e deunos forças, que bem precizamos.

Boa noite a todos e se alguen for perguntar a versão do S.P.Antonio, eu tambem gostava de saber qual a rasão de ter feito isto a mim.

Anónimo disse...

OLGA DESEJO-TE MUITAS FELICIDADES QUE SEJAS MUITO FELIZ TIVESTENS MUITA CORAGEM MAS E ASSIM MESMO IRE EM FRENTE E NAO METER A CABECA DE BAIXO DOS BRACOS:EU TIVE SORTE QUE QUANDO CASEI FOI O PADRE NUNO ERA BOA PESSOA ;TALVES ESTE ATE SEJA MAIS O MENOS O PROBLEMA TAMBEM PODE SER DA OU DAS VIBRAS QUE ANDAM A VOLTA DELE:SOBRE A FESTA DE SANTA BARBARA SEMPRE OUVI DISER AOS MAIS VELHOS QUE OS PREJUISOS OU RENDIMENTOS NAO TINHAM NADA A VER COM A IGREJA AGORA JA ESTA TUDO SOBRE CONTROLE DA IGREJA:2A IGREJA E DO POVA POQUE FOROM OS NOSSOS ANTEPASADOS QUE A FIZERAM COM BASTANTE SACRIFISIO: 3 NIMGEM PODE PAGAR PELOS PRATOS ROTOS DOS OUTROS ALEM DISSO SO PADRE NAO SABE QUE FIQUE A SABER DEUS DEUS DEUS PERDOU A QUEM O MATOU :EU POQUE NAO VIVO EM PORTUGAL PORQUE SE LA VIVE-SE TALVEZ JA ME TIVE-SE PASSADO DOS CARRETOS

Anónimo disse...

Oi, conversa com deus

Essa conversa é com Deus?

Ou é conversa fiada?

Anónimo disse...

ainda a pessoas qu defendem aquele pessoa que se diz ser padre .apesar de tudo o que ele fez e continua a fazer ao povo do sobral.deviao era unir-se e polo a andar e com ele mais alguem que ja la anda a mais na igreja . (joaneco)

Anónimo disse...

vem no jornal do Fundão( de ontem )que esse padre ACABA DE SER NOMEADO PELO BISPO, PÁROCO DA ERADA e já era do Paúl e do Sobral!!! deve ser muito especial ou afilhado do Bispo que deve ser cego surdo e mudo.

Anónimo disse...

O conversa com deus, é conversa abraliseirada.Muito paleio e não se tira nada.

Anónimo disse...

o bispo parece que não é melhor?... Cada ovelha protege a sua parelha.

Anónimo disse...

Esse padre nos ultimos dias deve andar com as orelhas a escaldar-quentes que até deve parecer coisa má.

Anónimo disse...

o pastor provavelmente acha que isso não é possível..............!

É claro que podemos falar com Deus.

Aqui tem um primeiro livro

Anónimo disse...

QUÉ no Sobral já não há ribeira , agora o Blob do Sobral virou lavadouro público

Anónimo disse...

tens razão anonimo - isto é lugar de lavar roupa suja? não têm mais o que fazer?

Anónimo disse...

QUEM QUER PARTICIPAR NO LEILÃO: VENDE-SE PADRE
PELO PREÇO DE UMA MISSA.

QUEM DÁ MAIS?

Anónimo disse...

anonimo das 21.15
Estou perfeitamente de acordo que o problema não e so o padre, ate pourque se Não focem as "viboras" como tu chamas, o padre não tinha aparesido no dia do meu casamento, se não tivesem telefonado a contar as revelaçõens de ultima hora que eu fiz pessoalmente (ingenua) na seixta feira quando fomos arranjar a igreja.

Espero para elas que com isso e o resto tenhão ganho o lugar delas no céu.

Anónimo disse...

o conversa com Deus es magrudador ou vinhas de beber uns copos

Anónimo disse...

OLGA EU SOU ANONIMA DAS 21,15 ISSO SEMPRE FOI DITO PELOS ANTIGOS AFASTAIVOS DAQUELAS OU DAQUELOS QUE BATEM COM AS MAOS MUITA VEZ NO PEITO EQUE ANDAM MUITAS VEZES NA IGREJA SAO OS PIORES:ACHO QUE ENQUANTONAO SE CONVERTEREM NEM O REI DO CEU NEM O DO INFERNO ALCANCAO:: QUE SEJAS FELIZ E OQUE TE DESEJO EQUANTO AO RESTO DEUS LA ESTARA PARA JULGARE-AS OU-O

Anónimo disse...

SE nao ha respeito pelo homem pelo menos respeite-se o lugar que ele ocupa

Anónimo disse...

É pena que quase todas estas pessoas que aqui escreveram estejam tão desinformadas sobre as regras que existem na INSTITUIÇÃO IGREJA. Informem-se antes de julgar uma pessoa que só está a fazer o seu trabalho!

Anónimo disse...

envez de criticarmos aki no blog prk k nao vamos criticar para a diocese da GUARDA?(para vermos a reaçao do bispo)

Anónimo disse...

ou sera k ja sao mesmo AFILHADO e PADRINHO.....

Anónimo disse...

"72. São blasfemos aqueles que dizem: Deus é o Messias, filho de Maria, ainda quando o mesmo Messias disse: Ó israelitas, adorai a Deus, Que é meu Senhor e vosso. A quem atribuir parceiros a Deus, ser-lhe-á vedada a entrada no Paraíso e sua morada será o fogo infernal! Os iníquos jamais terão socorredores. 73. São blasfemos aqueles que dizem: Deus é um da Trindade!, portanto não existe divindade alguma além do Deus Único. Se não desistirem de tudo quanto afirmam, um doloroso castigo açoitará os incrédulos entre eles."

Anónimo disse...

Em cima :

Anónimo disse...

O conversa com deus , vá desencangar cães...quando não tem sono.

Anónimo disse...

nos tempos em que eu por aí andava era costume as mulheres irem uma vez por semana lavar a roupa suja na ribeira nesse local lavavam a roupa suja e davam à lingua. Hoje os tempos mudaram quase toda a gente tem máquina de lavar roupa como já não vão lavar na ribeira vêm para o blog lavar a roupa suja

Anónimo disse...

vai dar banho o padre...
em vez de ires lavar roupa suja

Anónimo disse...

Já tinha lido no blog que o Sobral
é terra de pessoas inteligentes. Em certo ponto estou de acordo,pois em qualquer parte do mundo há pessoas inteligentes e não inteligentes.
O que ainda não me tinha dado conta
é que existam tantos juizes.
Felismente para o sr.Padre, a força e valentia desses juizes é nula. Tenham juizinho,se não arriscam-se a ser julgados tambem.
Para os noivos e familiares as maiores felicidades.
M.E.

Anónimo disse...

Sengor,
perdoai os pobres de espírito...

Anónimo disse...

Muitos falam sem saberem do k estao afalar e se teem assin tanta coragem porque nao escreve os proprios nomes e aparecem como anonimos sao dos k ladram por traz e a frente fazen se de santinhos.

Anónimo disse...

Se fazem favor, apanhem o pseudo-padre e as beatas que tanto mal fazem ao nosso povo e lhes dêm uma valente carga de porrada, que é o que eles todos mereciam. Eu estou disponivel pra ajudar. Eu já tenho um lugar reservado no inferno mas de certeza que vou lá encontrar o padreco e as beatas em muita pior posição do que eu. Uma palavra para a "padra" e pro "padre": vemo-nos no inferno. Quanto aos noivos, desejo as melhores felicidades.

Anónimo disse...

toquem os sinos a rebate...
Há Fogo!!!!
Há Fogo!!!

Anónimo disse...

Rui Gaspar és um grande HOMEM, não só em tamanho, mas também em pessoa! Sim senhor, sábias palavras as tuas! És o que podemos chamar um rapaz com "eles" no sitio.

Anónimo disse...

(José Afonso)
"Cantai bichos da treva e da aparência
Na absolvição por incontinência
Cantai cantai no pino do inferno
Em Janeiro ou em Maio é sempre cedo
Cantai cardumes da guerra e da agonia
Neste areal onde não nasce o dia

Cantai cantai melancolias serenas
Como trigo da moda nas verbenas
Canta cantai guisos doidos dos sinos
Os vossos salmos de embalar meninos
Cantai bichos da treva e da opulência
A vossa vil e vã magnificência

Estavam todas juntas
Quatrocentas bruxas
À espera À espera
À espera da lua cheia

Estavam todas juntas
Veio um chibo velho
Dançar no adro
Alguém morreu."

Anónimo disse...

Coitado do padre que simplesmente não se impõe nesta igreja que sempre foi selectiva e descriminatória. Antes de ele chegar não era já este fadário? A culpa é de quem está lá de ar emproado que quando não lhe agrada a pessoa faz gato e sapato de quem é seu familiar.

Anónimo disse...

Pelos visto fez mossa, ontem na provissão proibiram um divorciado de levar o andôr! Isto é para depois não os acusarem de deixar uns divorciados participar e outros não.

famel disse...

Apesar dos defeitos de cada um, há pessoas que dedicam muito tempo da sua vida pessoal à Igreja.
Não sei se haveria no Sobral alguém com a capacidade de organizar e preparar as coisas diariamente para que possamos ir à missa, sentarmo-nos e básicamente ficarmos a assistir.
Podem falar mal e dizer o que quiserem, mas duvido que haja alguém no Sobral com o empenho e dedicação que a D. Evangelina emprega na nossa Igreja. É muito fácil falarmos de fora. E é ainda mais fácil falar mal do que reconhecer o trabalho das pessoas.

Anónimo disse...

Famel, ainda bem que há quem sabe dar valor a quem trabalha na igreja sem pedir nada em troco! Claro que tem os seus defeitos, como todos nós temos. Como já disse, todas estas pessoas que falam mal do Sr. Padre António Carlos e de quem ajuda são pessoas ignorantes!

Anónimo disse...

este anonimo nao deve viver no mesmo sobral k nos, e depois vem para aqui chamar ignorantes os outro...
tu e que parece que es, que nao estas dentro dos assuntos...
ha uma coisa simples de fazer o padre e carregar-lhe o carro com as bolas que ele diz que as pessoas do sobral lhe roubaram...

Anónimo disse...

Pro céu ninguem vai aqueles que nunca pecaram que atirem a pedra............
o padre pode bem limpar a igreja que não lhe cai a pilinha
ele não esta todo o dia a dizer amissa eu penso que ele não vai o sobral de borla

Anónimo disse...

nao e dessas bolas...
e as ditas bolas que estavam na capela de stª barbara...
mas essas tambem lhe podiam bem cair...

Anónimo disse...

O big Brother chegou ao Sobral, nao conheço os intervenientes mas se a exposição do caso tem como finalidade resolver alguma quizília existente entre o padre e a familia é uma pura falta de respeito próprio.


Bony

Anónimo disse...

inde la pra vossa fazenda mai alta

Anónimo disse...

Oh anónimo mete a viola no saco! Ainda não percebeste que o objectivo não é resolver quisilia nenhuma, mas sim demonstrar o desagarado perante uma situação triste e infeliz? Da qual os noivos não tiveram culpa e tiveram o dia deles estragado?!

Anónimo disse...

E sabes que mais, ainda bem que as pessoas se podem expressar! Seja no blogue ou seja onde for, afinal isto é uma democracia, ou não?

Anónimo disse...

E o padre expressar o seu ponto de vista aqui no blogue? Era altamente ahahahahahahahah

Anónimo disse...

Famel,depois do casamento começaste a beber ou a meter na veia.É que parece que o teu casamento, segundo o "correio da manhã" foi na Covilhã não pelos motivos que aqui invocas mas porque o teu querido amigo Padre António, se recusou a fazê-lo no dia e hora que tu querias!...Percebo a tua ideia mas ou é ou não é...Já agora ainda ninguém tinha nomeado nomes.Pela tua exposição, somos levados a concluir que a pessoa por ti nomeada é uma das responsáveis pelo que de Bom e Mau acontece na Igreja.Estou a sonhar ou era isto que querias dizer.Quanto ao assunto em discussão já desceu tanto de nível que qualquer ponto de vista que possa emitir não poderá ser levado a sério.Pela parte que me toca casei só pelo Civil já lá vão 34 anos e pelos vistos o casamento, mesmo sem padre foi abençoado.Agora que o dito cujo não é boa Rês isso toda a genten sabe.Há é quem lhe dê jeito fingir que não vê de vez em quando.Quando vi um poste com tantos comentários pensei que se tratava de algum assunto importante para o Sobral.Afinal o assunto é conversa de soalheiro, tida por pessoas que não dão a cara mas que satisfazem os seus pequenos egos.É claro que os Noivos não têm culpa e ingenuamente deixaram-se levar nesta enxurrada.Já agora o que é que o jogo do Benfica tem a ver com o Sobral? Não há assuntos de interesse para postar? Que tal uma maior selectividade nos assuntos?

Anónimo disse...

É assim mesmo, FP, tem de haver um moderador que na altura certa põe ordem. Chegou a hora de mudar de assunto.

Anónimo disse...

POR MOR DE ALGUMSA DUVIDAS, AQUI VAI TEXTUALMENTE

famel disse-TRANSCRIÇÃO:
«Sabes Célia o dia do casamento é um dos dias mais marcantes da vida...Eu por acaso casei na Covilhã...Isso da noiva casar na terra dela é tradição... Provavelmente no Sobral também seria perfeita...tive pena em alguns aspectos de não casar na nossa Igreja, mas não estou nada arrependida...»

«há pessoas que dedicam muito tempo da sua vida...com a capacidade de... falar mal e dizer o que quiserem...com o empenho e dedicação que a D. Evangelina emprega na nossa Igreja.»

f.paulo disse-CONFIRMAÇÃO:

«Pela tua exposição, somos levados a concluir que a pessoa por ti nomeada é uma das responsáveis pelo que de Bom e Mau acontece na Igreja.

f.paulo disse-RECONFIRMAÇÃO:
«Famel,depois do casamento começaste a beber ou a meter na veia.É que parece que o teu casamento, segundo o "correio da manhã" foi na Covilhã não pelos motivos que aqui invocas mas porque o teu querido amigo Padre António, se recusou a fazê-lo...»

Anónimo disse...

Depois "odemirem-se", este post fez mesmo subir as audiências/visitantes...e sinceramento acho que valeu a pena.
Ficaram-se a saber algumas verdades que andavam aí por escamotear.

Anónimo disse...

O caso é politico ....!

Normalmente o padre deve servir toda gente sem caprixos.
Ora se agora tem gente que tem de casar fora porque o Sr padreco não se quer incomodar
Não vale a pena dar a congra ao padre

Acho que é melhor chamar um padre Brasileiro

famel disse...

Fernando em relação ao meu casamento o teu "Correio da Manhã" está mal de informação...aliás como o real que se vende nos quiosques!!!
Qualquer duvida já sabes que me podes perguntar pessoalmente em mais um dos nossos encontros no Sobral!
De qualquer forma como diz o silence a novela é boa e traz animo ao blogue! Como alguém da nossa praça dizia "Falem bem ou mal, mas falem do Sobral".
Agora lamento informar que lá por colocar este post aqui não quer dizer que seja de acordo com muitas acusações que nestes comentários se fizeram! E por mais que doa ao povo, volto a dizer que na minha opinião, não acho justo que usem o motivo da santa bárbara para fazer outro tipo de festejos, porque para ajudar na festa religiosa ninguem ajuda! Tal como não se pode tirar o valor (independentemente dos defeitos das pessoas) do trabalho que as pessoas dedicam à nossa Igreja!
Porque a verdade é mesmo essa, por mais boa vontade que todos tenham em ajudar, se tivessem a oportunidade disso decerto não o irião fazer como quem o faz! É que infelizmente levantar cedo p ir à missa ainda custa muito, pois custa e eu que o diga...e se for na manhã do ano novo depois de uma noitada ainda custa mais! Então se já custa ir à missa, imaginem o que custa trazer tudo organizado no devido tempo. E tu Fernando, que foste tantos anos seminarista sabes bem o que custa organizar essas coisas!
Enfim, pelo que parece a minha opinião é muito importante, pois só quando me manifestei ficaste desgostoso! Mas eu não me importo de nomear nomes e também não me escondo, afinal toda a gente sabe quem é a Famel!
Posso não concordar com muita coisa na nossa Igreja e na Igreja no seu geral, mas admito que o que faço lá dentro é bem pouco comparado com o que outros fazem! E decerto muita gente que lê este post pensa isso, mas tem medo de ser chamada beata!
Eu felizmente não tenho!
Aliás, a malta da minha idade deve lembrar-se de quem comprou a primeira "guerra" com o Padre António muito antes dessas "guerras" da festa. Fui eu e que bati o pé quando ele veio para o Sobral e nesse ano disse que tinhamos que fazer o crisma no Paul. Acreditem que naqueles dias se pudesse dava cabo dele lol
Mas a beleza da vida é sabermos ser humildes entender as coisas mesmo quando elas não nos agradam!Da minha parte não me arrenpendo de um segundo sequer do tempo que dediquei à Igreja, enquanto catequista e não só. Só tenho pena de não poder continuar a ajudar mais!

Quanto ao Benfica lamento muito que não gostem, mas olhem só tenho que os dizer que infelizmente os Galitos como equipa desportiva não nos dão grande matéria! Porque de resto não falhei os carnavais, sardinhadas e demais festas. O Sporting da Covilhã nunca mexeu comigo como mexe o SLB! Lamento mas é um amor incondicional!
Podem fazer o mm com o sporting e porto, enviem que nos postamos. Alias se acham que n vou postar mandem para outros moderadores que são de outros clubes!
Nunca fiquei sem postar alguma coisa que me enviassem, não ia ser agora!

Anónimo disse...

o fernando paulo não foi seminarista famel foi sacristão

Anónimo disse...

Ena sacristão???? O homem deve ter tido algum desgoto muito grande lá dentro para agora estar a rosnar tanto. Contem mais.

Anónimo disse...

Não me digam que foi trocado pela sacristoa que lá está agoa?

Anónimo disse...

Fernando estás a sair-te uma alcoviteira de primeira. Daquelas de fazer rebolar os paralélipipedos da calçada do Adro. Andas a perder muito tempo na melhor casa de chá sobralense.
Entao mas tu agora viraste critico profissional? É a junta, a igreja, o blogue e tudo o mais.
Agora o teu lado. Na semana passada mandaste umas fotos da lage para o blogue e esqueceste-te da aberração que fizeste? Tu que és tão apologista da preservação patrimonial, fizeste um mono pintado de branco no lugar onde poderias ter preservado aquela construção de xisto? Tanta coisa, tanta coisa contra as obras da junta e demais, mas pelos vistos não preservaste sequer um grão de pó daquele edificio. Mas bom, compraste-o, é teu de direito, fazes dele o que quiseres.
Um conselho amigo, candidata-te a presidente da junta, para passares menos tempo a alcoviteirar e mais a trabalhar.

M. Silva

Anónimo disse...

"Os cães ladram e a caravana passa" e esperemos que durante muitos mais anos o blogue continua a ter assim uns postes. É sinal os colaboradores ainda não se terão fartado de aturar esta gentinha quer tudo à maneira deles.

Anónimo disse...

"Os cães ladram e a caravana passa" e esperemos que durante muitos mais anos o blogue continua a ter assim uns postes. É sinal os colaboradores ainda não se terão fartado de aturar esta gentinha quer tudo à maneira deles.

Anónimo disse...

Bom, e para que isto chegue aos 100... Nada melhor que lembrar-vos que estamos no Ano Paulino, e, que com S. Paulo, e as suas lindíssimas cartas - cristãos, agnósticos ou ateus temos muito que aprender.
Ef. 4, 2-3.31-32
Sede humildes, amáveis, pacientes e suportai-vos uns aos outros no amor. Mantende entre vós laços de paz, para conservar a unidade do Espírito. Afastai de vós qualquer aspereza, desdém, raiva, gritaria, insulto, e toda a espécie de maldade. Sede bons e compreensivos uns com os outros, perdoando-vos mutuamente, assim como Deus vos perdoou em Cristo.
...
Ao casal Olga e Sébastian, que façam do que lhes aconteceu a força para demonstrarem que o AMOR tudo pode e tudo VENCE e, que daqui a 25 anos, festejem com grande alegria as suas bodas de prata! FELICIDADES!

Anónimo disse...

...Acho que estamos a fugir ao assunto. O que interessa resolver aqui é a atitude que o padre teve com noivos que não foi nada correcta...e o padre devia fazer um pedido público de desculpas em frente ao altar, porque ele é o culpado número 1 desta situação...

...Mas para os mais exaltados e que querem resolver estas "guerrinhas" eu aconselho vivamente a fazer uma espera ao padre no alto raso ou fazer outra coisa do género...assim resolve-se logo o problema...

Anónimo disse...

Comessaram no padre jà vão umas 15 o 20 perssonalidades Espero que a ribeira ainda leva muita àgua porque se não ainda é melhor fazer outra Estação de tratamento de águas residuais

Anónimo disse...

O verdadeiro Deus não é Aquele que tem mais servos, mas Aquele que serve mais

Anónimo disse...

Eu sinto-me envergonhado e Constrangido.
De que adianta isso
Por que simplesmente não reconhece a verdade quando a ouve, e a
aceita?
Apenas observe o que tem escolhido e escolha novamente.

Anónimo disse...

Boa! Chegamos aos cem!
Antigamente as pessoas discutiam nos poços ou regos da água, ou no pinhal devido a partilhas ou marcos. Hoje, isso já não tem qualquer importãncia mas, temos um novo sítio para maltratar o "outro" como só os sobralenses sabem fazer!
Estão todos de PARABÉNS...
Isto é o máximo!!!

Anónimo disse...

Esta mariita parece um poço de santidade!?... Metam-lhe um dedo na boca a ver se morde? Muita casca e semente pouca.

Anónimo disse...

Óóó débeis mentes cospurcadas, que se alimentam de vazios...
Lembram-se do jogo "a peçonha inglesa?..."
Acho que é realmente urgente e necessário uma nova e verdadeira evangelização no S.S.Miguel.
Com caras e adereços novos, pauteando pelo exímio rigor cristão, se é que o hà.

Anónimo disse...

eh com raio onde isto já vai. será que o padre Antonio não vai fazer um comentáriozinho ou ainda vai fazer com que nos fechem o blog?

Anónimo disse...

aproveitem que ainda esta quente...
desabafem digam tudo o que centem fassa uma terapia de grupo antes do fim do ano para que oproximo ano seremos todos amigos

Anónimo disse...

Neste post vé-se que alguns sobralenses mesmo estando fora não se esqueceram da cultura que aprenderam no Sobral, porque onde vivem continuam a ser os mesmos sem cultura alguma.

Anónimo disse...

??? Escorbuto... primeiro que tudo vai-te tratar da doença, depois falamos ok?

Anónimo disse...

Olá pessoal.
Pensei não fazer comentário algum, mas refleti e decidi fazê-lo.
Na minha opinião pessoal,penso que estão a banalizar o assunto com certos comentários aqui registados.
Uma coisa é darem a vossa opinião sobre o que se passou no casamento da Olga, outra é dizerem o que sentem em relação ao sr. padre António Carlos de assuntos que nada têm a ver com este.
Eu pessoalmente não entendo porque fui impedida de cantar o salmo por ser divorciada,quando à uns anos atrás assisti a um batizado, celebrado pelo sr.padre António Carlos, onde o padrinho era divorciado e vivia com a madrinha.
Enfim, peço desculpa pela minha ignorância, mas desconhecia que pelo facto de ser divorciada não me era permitido participar na santa missa.
Mas lei é lei e a lei é para ser cumprida.
A minha revolta não foi por não ir cantar,até porque o salmo foi cantado e muito bem mesmo não sendo por mim,mas sim pela maneira como a proibição foi feita, em cima da hora e ainda com a ameaça de não permitir o casamento.
Sejamos realistas, o dia do casamento é para a noiva sorrir e não para chorar.
Olga mesmo assim estavas linda.
Dada a minha opinião, gostava de entender o significado do comentário feito pelo "padre" e de ter certeza de que foi mesmo o padre a fazê-lo.
Uma pequena palavra aos anónimos,digam o que sentem mas assumam quem são.

Anónimo disse...

Com cultura ou sem cultura
com nota ou sem nota
o final serà igual para todos nos

Quanto ao Anónimo das 8/10/08 10:03tem bom proveito da tua cultua mas não sejas iguista ensina a tua volta para não acabares parvo de tanta puluição mental
o principio da vida é viver em armonia e respeito de tudo que nos rodeia
és insensível o qué?

aquilo que se passa actualmente um sistema gangrenado raso de cultura e gente com grandes diplomas que ate são capaz de vender a propria mãe para chegar ao poder supremo e julgar por interesse esmagar por o caminho melhões de pessoas sem piedade


se não tomas por exemplo merda para a cultura
viva a relegião a televisão e uotros medias pela lavagem de cerbos

Anónimo disse...

este post lembra-me a cantiga
aldeia da roupa branca


Ó rio não te queixes,

Ai o sabão não mata,

Ai até lava os peixes,
Ai põe-nos cor de prata.

Três corpetes, um avental,

Sete fronhas, um lençol,
Três camisas do enxoval,
Que a freguesa deu ao rol.

Água fria, da ribeira,
Água fria que o sol aqueceu,
Velha aldeia, traga a ideia,
Roupa branca que a gente estendeu.
Um lençol de pano cru,
Vê lá bem tão lavadinho,
Dormindo nele, eu e tu,
Vê lá bem, está cor de linho.

Anónimo disse...

Da parte do referido abade, parece que...nem tchuz, nem buz nem catrapúz.

Anónimo disse...

"Vé-se"o anónimo DAS 10:03 pois nÃO tem nada que denegrir "melhões" de camones orientais, pois torna-se também um "iguista" nesta celeuma.

Há seres que "centem" que a cultura da "relegião", assemelha-se há "puluição" que os "medias" desejam fazer passar para os "cerbos" dos incautos.Há ainda quem "fassa" outras atropelias ao raio da cultura, mas afinal em que é que ficamos nós...?

"Com cultura ou sem cultura
com nota ou sem nota..."
ou com "terapia de grupo"..."?

Anónimo disse...

JA CHEGA

Anónimo disse...

continuem a criticar esse palhaço, pode ser que ele leia isto tudo e que tenha um pouco de vergonha e aproveite par se por a andar.....

Anónimo disse...

Aos anónimos, não vale a pena dar resposta.A sua ocultação demonstra o tipo de críticas que são capazes de fazer desde que fiquem escondidos.Nunca neguei o direito à diferença de opinião, desde que assumida.Quanto ao pseudo-anónimo M.Silva é à reconstrução do Ex-lagar do meio de que sou proprietário, era bom que tivesse vistas mais largas para se lembrar do aspecto que tinha o referido local antes de ser recuperado.E se o autor pensa que ficou escondido no pseudo-anonimato engana-se pois está mais do que identificado, mas isto não é um assunto pessoal e muito menos politico.E ser Presidente da Junta nunca esteve nos meus horizontes, nem próximos, nem longinquos.Pode por isso estar descansado que eu não faço concorrência a quem almeje tal cargo.Quanto à perservação do património arquitectónico do Sobral não é o Pseudo-anónimo que me dá lições.E mais importante tenho Obra Feita às minhas custas.
Alem disso para que conste, as fotos ultimamente publicadas que por mim foram cedidas, fazem parte de um extenso baú que enviei à Famel para utilizar quando e muito bem entender, pelo que não sou eu a definir os "timings" das postagens, nem as mesmas visam ou visaram qualquer tipo de oportunismo, assim como não me podem ser assacadas responsabilidades por comentários mais ou menos oportunistas sobre as mesmas.Elas reflectem sim uma época importante de transformações sociais que tive o previlégio de comungar com um grupo que mais ou menos está referenciado nas mesmas.Quem quiser ver mais do que isso é da sua inteira responsabilidade.Quanto ao picanço político,eu sou anarca e cada vez tenho mais aversão aos políticos e pseudo-anonimos-politicos que não têm coragem de dizer as coisas sem ser acobardados na denuncia anónima.
Em relação à Famel, o meu "correio da manhã" foi lido dos teus lábios, porque se não fosse eu seria incapaz de o mencionar.Mas cada um sabe de si.Eu não gosto nem nunca gostei de insinuações e como tal assumo as coisas e os factos tal qual eles são. Como por exemplo, eu nunca andei no Seminário. Os estudos que tenho paguei-os. Não foram chulados. Fui Sacristão durante seis anos, com dois Padres diferentes, que à sua maneira tiveram muita importância na formação do meu caracter, e nunca o neguei. Isso porém não me vincula a servilismos bacocos nem me impede de considerar a actuação do actual Padre como maléfica e desprestigiante para a classe dele-Padre e da paróquia onde devia exercer o sacerdócio de acordo com os ensinamentos que suponho bebeu no Seminário.

Anónimo disse...

Aos anónimos, não vale a pena dar resposta.A sua ocultação demonstra o tipo de críticas que são capazes de fazer desde que fiquem escondidos.Nunca neguei o direito à diferença de opinião, desde que assumida.Quanto ao pseudo-anónimo M.Silva é à reconstrução do Ex-lagar do meio de que sou proprietário, era bom que tivesse vistas mais largas para se lembrar do aspecto que tinha o referido local antes de ser recuperado.E se o autor pensa que ficou escondido no pseudo-anonimato engana-se pois está mais do que identificado, mas isto não é um assunto pessoal e muito menos politico.E ser Presidente da Junta nunca esteve nos meus horizontes, nem próximos, nem longinquos.Pode por isso estar descansado que eu não faço concorrência a quem almeje tal cargo.Quanto à perservação do património arquitectónico do Sobral não é o Pseudo-anónimo que me dá lições.E mais importante tenho Obra Feita às minhas custas.
Alem disso para que conste, as fotos ultimamente publicadas que por mim foram cedidas, fazem parte de um extenso baú que enviei à Famel para utilizar quando e muito bem entender, pelo que não sou eu a definir os "timings" das postagens, nem as mesmas visam ou visaram qualquer tipo de oportunismo, assim como não me podem ser assacadas responsabilidades por comentários mais ou menos oportunistas sobre as mesmas.Elas reflectem sim uma época importante de transformações sociais que tive o previlégio de comungar com um grupo que mais ou menos está referenciado nas mesmas.Quem quiser ver mais do que isso é da sua inteira responsabilidade.Quanto ao picanço político,eu sou anarca e cada vez tenho mais aversão aos políticos e pseudo-anonimos-politicos que não têm coragem de dizer as coisas sem ser acobardados na denuncia anónima.
Em relação à Famel, o meu "correio da manhã" foi lido dos teus lábios, porque se não fosse eu seria incapaz de o mencionar.Mas cada um sabe de si.Eu não gosto nem nunca gostei de insinuações e como tal assumo as coisas e os factos tal qual eles são. Como por exemplo, eu nunca andei no Seminário. Os estudos que tenho paguei-os. Não foram chulados. Fui Sacristão durante seis anos, com dois Padres diferentes, que à sua maneira tiveram muita importância na formação do meu caracter, e nunca o neguei. Isso porém não me vincula a servilismos bacocos nem me impede de considerar a actuação do actual Padre como maléfica e desprestigiante para a classe dele-Padre e da paróquia onde devia exercer o sacerdócio de acordo com os ensinamentos que suponho bebeu no Seminário.

Anónimo disse...

Quando se move, a trampa é dominado pela exuberância da natureza. Quando se detém, são os rostos que falam, com palavras ou com silêncios nos quais se pode ler muitos significados.

Anónimo disse...

Infelizmente ainda a muita gente com a mentalidade de antigamente.eu queria ver se fosse o vosso dia de casamento e que acontecese o k aconteceu com a minha irma como é k muitos ficariam ouvirem do padre que se continuacem nem casamento havia,eles k dedicaram tanto tempo (como todos os casais en geral dedicam)pelo facto de estarem longe e decidirem casar em portugal.eu nao sou casada e nao sei quando darei esse passo na minha vida mas de uma coisa tenho a certsa que o dia que o fizer nao vai ser no sobral,pois como a famel diz menina rebelde por isso quebrou a tradicao.nao é facil estar a uma hora da cerimoni a comecar e estar a falar com o padre e este dizer que quer os padrinhos e a noiva na sacristia antes do casamento. de uma coisa o padre pode ter a certza que se ele se negasse a deichar fazer o casamento da minha irma tinha as duas familias a pegua ai isso tinha. espero que os proximos k decidam casar no sobral tenham mais sorte que teve a minha mana.e muita coragem para todos os k ai vivem para aturarem as birras do padre

Anónimo disse...

Silence tu es Vedeta ou Marreta ?

O portugues que eu aprendi foi num ano sozinho em casa

Bem, eu só acho que não faz sentido nenhum.
Quem lê realmente o que tu escreves percebe um pouco da tua experiência.
Parabéns pelo teu esforço e trabalho.

Há sempre pessoas que nos julgam .

Anónimo disse...

Olá bom dia a todos!
Já várias vezes tenho acedido a este post
Nestas pequenas coisas que o povo
se vai desiludindo... a Igreja diz-se a
mesma! E existem certas "regras" na Igreja
com as quais não concordo e diz-se que ela
tem de ser mais liberal, crescer com os tempos....
Mas pelos viostos quem está afrente dela...
cresce nos seus interesses e não do
povo que apascenta!.... Infelizmente é com pequenas
coisas que as pessoas se cansam... e depois reclamam
que as igrejas estão vazias... além do que mencionei,
que é minusculo comparado com outros assuntos!
A boa arvore ve-se pelos frutos...
quando uma igreja está vazia sem povo...
é porque o fruto desse "pastor" é mau!
Infelizmente há tanto mau pastor por ai!

Anónimo disse...

Epa já chega não?
Que tristeza, acham que isto da em alguma coisa?

famel disse...

FP entao leste mal os labios, pois c te disse e quem tens por perto tb sabe bem disso, eu queria casar na quinta onde foi a festa às 7h da tarde e infelizmente foi-m dito pelo padre antonio q isso n é permitido. M pronto, peanuts... Dps logo falamos disso, até pq vais ter q me mostrar o video q fizeste (ando em pulgas p o ver!!).

Em relação à acusação q um(a) tal M. Silva fez, lamento informar q sou eu que coloco as fotos que me enviam no blogue e aliás, estas e tantas outras que o FP me enviou, já as tenho em minha posse há um ano e sou eu que as vou postando ao longo do tempo. As que se relacionam com periodos festivos são postadas nesses mm periodos, as restantes vou postando de vez em quando para ir intercalando os temas.
Neste caso penso que está a fzr um aproveitamento mt baixo para fzr qlqr tipo de acusações sem se identificar. Mas bom isso já parte de cada um.
Já agora eu não me tenho identificado com o meu nome próprio, m acho k n é preciso pk por aqui tds sabem quem é a Famel.

Anónimo disse...

Opa esta conversa já enjoa. Porque é que não vão dizer essas coisas todas ao padre?
E porque é que puxam os assuntos todos para aqui?
E porque é que os que se conhecem não discutem esses assuntos pessoais pessoalmente e deixam esses disse que disse, que disse que não disse!
Acham que precisam de andar a fazer estas figuras parvas aqui?
Porra não se tira nada de proveito destes comentários.
Quanto aos noivos fizeram muito bem em expôr esta situação, desejo-lhes as maiores felicidades!

Anónimo disse...

Concordo plenamente!

Anónimo disse...

enjoa pois mas é so aos ANONIMOS que como toda a gente teem direito de se esprimer é pena nao darem a cara

Anónimo disse...

Matilde, uma palavra para te dizer que não é verdade estar proibida aos divorciados a participação na Missa ou na vida da Igreja. Só não é permitido que tomem a comunhão.
Basta ler a EXORTAÇÃO APOSTÓLICA FAMILIARIS CONSORTIO DE SUA SANTIDADE JOÃO PAULO II, ou, andar informado sobre toda a pastoral desenvolvida em Portugal com vista ao acolhimento e integração dos divorciados, para ter sobre o assunto um espírito aberto e de verdadeiro acolhimento.
Bj Maria

Anónimo disse...

Ambas as coisas e mais uma...

Afinal parece que quando queres, escreves bem e correcto , mesmo com um só ano de estudo de português.
Vale a pena o esforço para a língua de Camões, não a deixemos ir ao fundo assim como a Educação vai (indo) em Portugal.

Anónimo disse...

Em cima é o silence.

Anónimo disse...

Então e alguns padres, bispos,arcebispose outros, que pertencem a esta classe foram acusados com provas concretas.

Há indícios de: abusos sexuais, práticas de pedófilia,homoxexualidade,...etc,em diversos países tais práticas sempre condenadas pela religião cristã, evangelhos e a própia igreja...em que é que ficamos?!!

Uns continuam a exercer funções,comungam, dão bons conselhos, são exemplos a seguir, tem moral exemplar,...etc, pois algumas vítimas foram indeminizadas pela própria igreja-JÁ ESTÁ-, então o que é isto?
Será um perdão de DEUS, da IGREJA do Homem ou do DEMÓNIO?...Aguardemos.

Bom o homem é pecador e só__________pode e sabe perdoar, será?

-QUEM DEVE COMUNGAR-

Anónimo disse...

Com um demónio destes no Sobral, quem se atreverá a entrar na Casa de Deus?

Anónimo disse...

se os divorciados so nao teem direito de comungar qual a razao pela qual o padre Antonio Carlos nao ter deixado a minha prima Matilde cantar o Salmo,quis vingarse de alguma coisa é essa a igreja de Deus.Sinceramente nao me ademira nada a Igreja estar as moscas

Anónimo disse...

Neste blog de Sobral de São MIguel, os maiores comentários teve o tema "Testemunho"... Já pode ir para o Guinness!!! hehehe

Anónimo disse...

tendes é dor de corno por nao estarens ao pe do padreco "padre jinho"

Anónimo disse...

atão, andam a cubrir pur outros lados e depois querim cazar no sobral....omessa. é bem feito.

Anónimo disse...

aind a amuitos iguenurantes por ai

Anónimo disse...

iguenurantes, mas de cara limpa, acho que a maior parte dus iguenurantes stá pó strangeiro. estão todos fora.

Anónimo disse...

sao tao de cara limpa quem nem a cara dao.eu ao menos posso estar no estrageiro mas quando escrevo alguma coisa assino com o meu nome.nao seu perfeita nem se trata de mim aqui mas sim da minha irma e na infeliz missa que teva para o seu casamento

Anónimo disse...

Penso k ja chega deste assunto pk as represálias estao a aparecer....

Anónimo disse...

« ...e dai-lhes senhor, o eterno descanso...

...descansem em paz. »

Anónimo disse...

Represalias ja desde o padre Pedro

Anónimo disse...

kem nao vai a missa
kem critica a igreja
kem nao contribui para o bem-estar da igreja
kem nao liga a isso do J.C. e do pai Dele

PERGUNTO EU:
Entao porque é que se casam na igreja? Vaidade? Tradiçao? Porque mando e posso? Porque é bonito!!!!

Anónimo disse...

Eu nao estava presente o dia do casamente e do baptizado infelizemente mas criar dizer muitos parabens a minha prima a Olga e Sébastien e tiveram muita coragem com este padre.

Anónimo disse...

O RALO diz:
A entrevista encomendada no famoso clube "Les CornutiCanzanas", do vamos chamar aos outros sem razão antes que chamem a nós com ela deu esta bronca toda? Digam-me por favor o que é preciso para entrar neste clube. Será preciso ter "dôr de corno"? Pôe-mos que gosto e vê se ficam bem? Eu quero entrar, quero ser CãoZão!!!