sábado, janeiro 23, 2010

Vinha Serôdia

Algures no Sobral existe uma latada muito sui generis. Na passagem de ano a latada ainda estava carregada de uvas bem maduras!!
Só no dia 10 de Janeiro me foi possivel fotografá-la e mesmo assim, apesar da neve que caiu, algumas das uvas ainda serviram para fazer vinho!!! Fazer vinho em Janeiro, quem diria!!!



Esta pequena latada pertence ao Guy e à Matilde e esperamos que eles nos digam como ficou o vinho!!


3 comentários:

Clara disse...

aqui na suiça tb se deixam algumas vinhas para masi tarde, nao em janeiro mas até outubro maximo prencipio de novembro é uma sorte de uva diferente que se apanha mais tarde para fazer o vinho doce,dito de sobremesa e mais indicado para as mulher que nao apreciem tanto o outro vinho

Anónimo disse...

Quando era miúda, em Carvalho, por cima da mina, a minha mãe tinha um barcelito. Lembro-me que, quando chegavam os primeiros cultivos subia ao barcelito e trazia uns baguitos que tinha deixado de propósito. Era um miminho para os filhos, na altura eu, o Manel e a Cremilde.
Era giro, não era !.... e tão ternurento!..
A minha mão deve estar num lugar bem bonito.
Tem de certeza para além de flores, uvas.
Possivelmente...,quando me juntar a ela, vou usufruir dum momento como aquele!...
Um beijinho, minha mãe.

Maria Ideias

virgilio neves disse...

oh Maria também no meu Carvalho -Chão de Trigo tinha um barcelo por cima de uma mina que dava uvas que só ficavam madurinhas ali pelo Natal.Enquanto havia das outras, ninguém ligava para aquelas (do melão), mas quando ja não havia fruta nenhuma excepto umas peras inverneiras gigantes mas pouco doces, eram aquelas uvas que nos sabiam a rebuçados.Também eram(e são) as únicas uvas que eu não consigo engolir as cascas.
Ainda em Carvalho, tinha uns figos muito serôdios grandes e pretos que tinham um sabor muito muito especial,mas a figueira apenas dava uma dúzia deles e também nunca cresceu muito. Agora te digo que as primeiras vezes que comi kiwis há uns 20 anos ( ainda vinham da Nova Zelândia) adorei o sabor,mas andei muito tempo para descobrir a que me sabiam eles. Cheguei à conclusão que os figos de Carvalho(sem nome) me sabiam a kiwi !!! Ou seria ao contrário?
Quanto à tua mãe,creio que seja vizinha da minha e que lá onde se encontram , conversem todos os dias enquanto os compadres (meu e teu pai) jogam uma suecada.
um beijo.