sexta-feira, fevereiro 19, 2010

"Eu ainda sou do tempo..."

Já há algum tempo, 2006, foi explorado este tema e como ainda existem algumas fotos no baú decidimos voltar a recordar pequenas coisas do nosso Sobral.



Eu ainda sou do tempo em que se começou a fazer a piscina na Laje. Esta primeira construção era algo atabalhoada e frágil. Sempre que os mais "crescidos" faziam as chamadas "bombas" nos os mais pequenos tínhamos medo que a frágil construção rebenta-se e fossemos todos ribeira a baixo.

Contamos com a participação de todos, e caso queiram partilhar alguma recordação podem enviar para o email cssilva87@gmail.com ou para outro contribuídos do blog.

17 comentários:

Anónimo disse...

Eu ainda sou do tempo em que a Câmara da Covilhã não podia endividar-se a torto e a direito para financiar as juntas de freguesia através de protocolos e afins como aconteceu entre 1998 e 2005.
Era então o tempo das vacas magras que parece ter voltado desde 2006 e depois do Governo ter imposto limites ao endividamento das Autarquias. Nos últimos 4 anos além da borradela na estrada Casegas-Sobral que obras mais foram feitas?
Eu ainda sou do tempo em que o Sobral fervilhava com vida e hoje atravesso a Povoação sem ver uma vivalma. Os melhoramentos fixaram ou trouxeram População ? Claro que não.Pessoalmente preferia o Sobral onde havia vida em cada recanto.
O Sobral definha como as outras terras e não é o candeeiro com lâmpada de vapor de sódio ou a calçada que foi melhorada que nos vai valer. Sei que não há milagres nem volta a dar-lhe e sinto-me mais deprimido com o isolamento e o silêncio sepulcral que tomou conta da minha terra, que feliz com as obras e obrinhas do regime.

Anónimo disse...

e o que é que tu já fizes-te para mudar uma pequenina coisa se fosse?

farto de queixinhas disse...

Decerto tds se sentem deprimidos c isso. M o q importa saber é o q se pode fzr p evitar isso. Esperamos smp q os outros façam alguma coisa, m temos tb q ter ideias e ajudar.

Anónimo disse...

a verdade é que todos nós fala-mos mas daí nao passa enquanto não se tomar uma posiçao continuare-mos a ter o que nós merecemos.
agora relativamente a fotografia eu gostava de dizer que fui um dos que toma-mos a iniciativa de fazer a pescina na lage e muita gente nos criticou, mas nessa altura pedi-mos ajuda a junta de freguesia e a empreiteiros e nos foi negada mas tambem temos que agradecer a quem nos ofereceu a madeira e o plastico para construir-mos a pescina.
e daí conclui-mos que valeu o esforce pois houve melhoramentos

Anónimo disse...

Anónimo, tens toda a razão.
Pelos vistos tu também vieste do poço das navalhas e também, como eu colaboraste e foste dos autores do que hoje é um ex-libris do Sobral no Verão.
Valeu as criticas que ouvimos.

CMSS

Anónimo disse...

belos tempos nas navalhas é a agua mais limpida que poderia haver esse foi uma das muitas razões que nos levaram a fazer a pescina pois a Fóz da Portela já toda a gente sabe o que era não é?
agora uma iniciativa para a junta de freguesia que espalha o denheiro por onde quer
Já pensaram em fazer o poço da Foz da Portela para haver agua no verao para os helicopters??????
talves ajude no verão visto gastare-se o dinheiro como se quer talvez esta iniciativa ajude no VERÃO (JAFR)
lutem ao menos por algo de bom na nossa aldeia

Anónimo disse...

mas continuando esta fotografia já tem mais de 10 anos pois na altura nao tinha carta de conduçao e agora ja la vao uns bons anos
(JAFR)

Anónimo disse...

poço p os heli na foz? ahahah e c é q eles desciam lá?

famel disse...

Se houvesse dinheiro acho q era bem mais urgente arranjar a ETAR

uma das vizinhas disse...

Sem dúvida alguma. A ETAR foi uma obra de arte autêntica para o Sobral, ainda bem que o cheiro hoje em dia já não incomoda só os vizinhos mais próximos.

Anónimo disse...

Pois é incomoda toda a gente.

farto de queixinhas disse...

Mts constatações e pcs contributos.

famel disse...

Mas isso é mesmo assim, sempre foi, sempre será!
E aqui no blogue a tendencia também tem sido essa.
Mas se mais ideias tivermos, mais possibilidades há para que passem de ideias a coisas concretas.

Vejam a situação do tronco da laje, começou por se relembrar aqui no blog no a ruina que ali estava e agora já se recuperou a estrutura.

Aposto que existem muitos sobralenses que preferiam viver no Sobral do que emigrar e imigrar. Se alguém souber como inverter essa situação assim de um momento para o outro que avise!!!

famel disse...

Ah em relação à foto, desses tempos ficará para sempre na minha memórica as picadelas nas urtigas, as barrigas que as tábuas faziam cada vez que se faziam umas grandes bombas e as estopadelas nos dedos dos pés... mas mesmo assim sempre adorei a nossa piscina!! E no Verão nunca aguentei muitos dias sem a laje :)

Anónimo disse...

e do poço das raparigas, alguém se lembra??
deve haver poucos!!

Mariita disse...

É interessante a frase: - "Eu ainda sou do tempo em que o Sobral fervilhava com vida e hoje atravesso a Povoação sem ver uma vivalma ...Pessoalmente preferia o Sobral onde havia vida em cada recanto"-...
Reflexão profunda! Mas pergunto:
Se o caro anónimo mandasse teria proibido a saída das pessoas?
Que faria para criar condições de vida mais condignas para cada sobralense?
É que não se deve ter esquecido que, outrora, cada família sofria e lutava desalmadamente pela mísera sobrevivência de cada dia!

A desertificação é um problema grave, que não afecta só o Sobral. Sendo mais sentido em meios rurais, ainda assim, disponha-se a ir a Lisboa, ao Porto, ou a outra cidade que lhe esteja mais próxima. Tome o "pulso" ao centro histórico de cada uma dessas cidades... calcorreie bairros antigos, ruas e vielas e diga-me o que encontrou!
Atreva-se a andar sozinho, pelo centro dessas cidades depois do pouco comércio e escritórios fecharem e conte pelos dedos as pessoas que encontrar... é que talvez lhe sobrem dedos!!!

Resta-me dizer-lhe que, se não fossem algumas das obras que se têm feito - ainda que se possam contestar e achar que deveriam ser diferentes - o Sobral ainda estaria mais deserto...

Aguardam-se propostas de emprego, empresas sediadas no Sobral para fixar gente!
Quem será o primeiro empresário com arte, engenho e dinheiro a investir?

Anónimo disse...

criei uma empresa com sede nessa freguesia onde posso criar varios postos de trabalho,mas enfim,as entidades e pessoas responsaveis para dar os avalos nem sempre estao dispostos a tal.
É triste!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! e os inscritos no desemprego,trabalho nao é com eles.
Por isso a nossa querida aldeia esta a ficar cada vez mais desertificada.
Triste arrumei as botas e fui-me, mas penso voltar em breve e quem sabe voltar a tentar
(jafr)