quarta-feira, março 31, 2010

Passeio na Páscoa... ou em qualquer outro dia...

Peço desde já desculpa a alguns leitores do blog que acham só terem aqui cabimento imagens do Sobral ou muito directamente com ele relacionadas. Porém, a Maria Ideias tem sido uma incansável divulgadora da poesia portuguesa, e, pelo que me é dado perceber é com agrado que a maioria lê essas belas palavras. Até dava jeito – como diz a Célia no post anterior - ter sempre à mão um dos poemas que ela sabe! Não tendo um poema adequado para lhe oferecer, e querendo presenteá-la nesta Páscoa, lembrei-me de a convidar para um passeio, por sítios que ela conhece mas que talvez estejam agora um pouco diferentes. E, neste passeio, podem vir todos os que quiserem porque tenho a certeza a Maria também não se importará!


O Porto tem edifícios antigos e lindíssimos, sendo este um belo exemplar que dá sempre gosto rever. E, pelo que a Maria diz, muitas vezes deve ter atravessado esta rua e para mais um dia de trabalho entrou nesta porta… Hoje, vamos fazer de conta que a Maria ainda estava ali, o sol era convidativo e, aproveitando a hora do almoço - que desta vez terá de ser ligeiro - vamos a uma voltinha...

Começa a aventura com a entrada no funicular dos Guindais e descemos até à Ribeira...

Mesmo como o Douro barrento das chuvas intensas desta invernia a beira-rio do Porto ou Gaia,
é local sempre aprazível para um passeio bonito e descontraido.

Subimos em seguida pelo elevador da Sé, entramos nesse belo monumento que é a Sé Catedral do Porto e, se houvesse tempo até podiamos visitar a Fundação Maria Isabel Guerra Junqueiro ou a Casa-Museu, mas por agora vamos só até à ponte Luís I...

onde o metro - que é sem dúvida uma mais-valia para ambas as cidades - lentamente desliza quando as duas composições cruzam uma com a outra.

Já vimos as margens quase até à Foz, com a imponente ponte da Arrábida em fundo, agora, olhamos a serra do Pilar as pontes do Infante, S. João e D. Maria.

É tempo de voltar em direcção à Praça da Batalha, não deixando de apreciar as magnólias

que todos os anos enchem esta zona de um colorido branco e rosa fantástico!

Mais uma pequena paragem para descansar as pernas, disputando às gaivotas um lugar na relva...

O tempo passa... é hora de voltar ao trabalho, o passeio de eléctrico, fica para outra vez… terminamos com o cafezinho e um delicioso pastel de nata!

Com este passeio - mesmo sem amêndoas - desejo à Maria, aos seus familiares e a quantos nos quiseram acompanhar, FELIZ PÁSCOA!

9 comentários:

Serranita disse...

Eu acompanho:) faria um pequeno desvio para fotografar a lateral deste edificio (Duque de Loulé??)que acho mais bonita. De resto, perfeito!:) FELIZ PÁSCOA!

célia disse...

Mariita adorei...claro que neste blog cabem imagens de todos os lugares ainda para mais quando por esses lugares se encontram sobralenses.

Obrigado desde já pela visita guiada fez-me lembrar o verão passado quando fui ter com a minha irmã ao Porto...gostei de descer à ribeira do porto atravessar a ponte D´Luis a pé e passear em Gaia...depois a subida no funicular ao por-do-sol só tornou aquela paisagem ainda mais bonita.

Mais uma vez obrigado.

Anónimo disse...

Mariita:

Cheguei agora a casa. Venho do Hospital. Ao ler-te e ao ver a viagem maravilhosa que me proporcionaste sobre o meu inesquecível Porto ainda choro mais. Vou muitas vezes ao Porto, fazer formação e ver parte de mim mesma o Vitor e os meus netos ficaram no Porto.
Hoje não tenho cabeça para mais nada. Boa Páscoa para ti e para os teus.
Um beijinho grande

Maria Ideias
Muito obrigada.

Anónimo disse...

Mariita:

Volto.
Estou mais serena. Apanhámos um susto muito grande. O Liduíno ficou de repente com descordenação visual e com descordenação motora. Segundo os médicos o cérebro deixou de estar oxigenado e, por isso, já foi medicado. Está melhor.

Há uma frase de Sophia de Mello Breyner que cito muitas vezes. Sou até muito repetitiva.

"O Porto é o lugar onde para mim começam as maravilhas e todas as angústias"

Tiveste um gesto maravilhoso e estou-te grata. Recordar o Porto é sempre para mim alegria e tristeza. Dois sentimentos antagónicos mas que não consigo corrigir.

De Vírgilio Ferreira, para ti

Só nos pertence o gesto que fizemos
não o fazê-lo como iludida,
a divindade que em nós já trouxemos
supõe errada (e não) por convencida.

Porque o traçado nosso em breve cessa,
para que outro o recomece e não progrida;
que um gesto em ser gesto real se meça,
não está em nós fazê-lo, mas na Vida.

Assim o nada a sagra quando finda
porque o que é, só é o não ainda.

Já sabes que sou leitora compulsiva. Leio tudo. E devoro poesia portuguesa.

Maria Ideias

célia disse...

Maria Ideias:

Um beijo muito grandes e rápidas melhoras para o seu marido.

Anónimo disse...

Boa noite
Eu tb ja tive a oportunidade de passear pelo Porto...
E por entre as muitas e belas paisagens o k mais gostei foi descer ate a ribeira a pe com um bonito por do sol e ficar ali sentada a beira rio ate ele deseparecer por completo... Simplesmente lindo...
Bjinhos

Angela Mendes

Anónimo disse...

Que linda cidade que trazes :) orgulhoso por de ser de gema e contente pela minha costela sobralense....não julgues que são só os outros que dão valor ao teu trabalho...parabéns e um obrigado por tudo...beijos Sérgio Miranda

Anónimo disse...

Um aparte Célia até te fica mal dizeres que vieste a minha terra e não deste uma apitadela a gente :) sabes bem que és da familia e que tens porta aberta...a Mariita cozinha muito bem bora lá :) bjos Sérgio

Mariita disse...

Tou pasmada... o "meu amor mai lindo" tb a comentar e a deixar-me de queixo caído!