sexta-feira, maio 27, 2011

Divulgação

As Aldeias do Xisto viram recentemente a sua Rede ser alargada de 24 para 27 aldeias com a entrada de Vila Cova de Alva, em Arganil, Sobral de S. Miguel, na Covilhã e Aldeia das Dez, em Oliveira do Hospital. As apresentações oficiais destas novas Aldeias do Xisto serão nos dias 27 de Maio, 2 e 3 de Junho, respectivamente.

O alargamento da base social e territorial do projecto e da Rede Aldeias do Xisto, num modelo de selectividade para o acréscimo de mais três aldeias, assentou no cumprimento de diversos critérios, tendo tido como principais objectivos: a consolidação da entrada norte deste território, pelo vale do Alva; mobilizar e integrar aldeias com um vasto património que viessem acrescentar valor patrimonial ao já existente na Rede, aumentando o potencial turístico da região e da marca Aldeias do Xisto. Além disso, que permitisse uma maior e consolidada integração dos novos Municípios parceiros na Rede.

A fim de se aferir o cumprimento destes critérios foram definidos os seguintes passos:
- A elaboração de uma ferramenta de planeamento criada especificamente para as Aldeias do Xisto – Plano de Aldeia;
- A constituição de um grupo técnico de trabalho para acompanhamento e avaliação dos Planos de Aldeia, composto pela ADXTUR- Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro) e pelos Municípios envolvidos;
- Por fim, a tomada de decisão colectiva em Assembleia Geral de Parceiros relativa à aprovação dos Planos de Aldeia e à entrada das respectivas aldeias na rede.
O curso das diversas fases deste modelo resultou na pro-posta e aprovação em Assembleia-geral no passado dia 03 de Maio.

Em sequência desta aprovação, achou-se por bem realizar-se uma sessão pública de esclarecimento em cada uma dessas aldeias.
Essas decorrem nas seguintes datas:
- 27 de Maio, em Vila Cova de Alva, pelas 19h
- 2 de Junho, Sobral de S. Miguel, pelas 18h
- 3 de Junho, Aldeia das Dez, pelas 18h

Será assim apresentado o processo de selecção de cada uma das aldeias, o seu contributo potencial para o projecto Aldeias do Xisto, bem como o Plano de Aldeia e as suas opções estratégicas. Como forma de valorizar a participação e o envolvimento da população neste projecto.
~





6 comentários:

Anónimo disse...

O que mais admirei, quando passei pela bela Aldeia das Dez, foram os granitos e construção com eles que lá vi. Estranho, pois, a entrada desta nas aldeias do xisto.
Que Sobral de S. Miguel seja a ALDEA DO XISTO, ninguém estranhará, agora a Aldeia das Dez como aldeia do xisto, parece-me provocação.
Por este andar, do norte ao Sul do país, tudo será aldeia do xisto e então ser aldeia do Xisto, passa a valer quase nada.

Anónimo disse...

Devem querer dizer-nos que as Aldeias do Xisto são as que têm gente com esse apelido ? Em Casegas há alguns e julgo que até têm origens no Sobral e na Erada. É o que se chama haver xistos de todos as formas e feitios e para todos os gostos.

Anónimo disse...

Como o dinheiro está difícil, devem querer viver à conta das cotas dos pobres associados. Aliás sempre foi assim. Estas são as novas confrarias, para alguns dos confrades gerirem e ganharem evidência pública e aplicarem o dinheiro à sua porta. O que eu creio é que elefantes brancos vão ser difíceis de criar a não ser que os banqueiros endoideçam de novo e financiem estes "inteligentes" para aumentar a doença já grave que afecta o país. Ou será que estes têm conta aberta no FMI? Tanto interesse em terras sempre esquecidas dá para desconfiar. Ou será que há petróleo ou gás natural nas pedras do Sobral? Estou bem a querer que sim e, então, vêm conquistar a colónia para no futuro cobrar os rendimentos.

Anónimo disse...

Não há dúvidas que houve petróleo no Sobral e pedras para gasómetro na loja do "Ti Pereira" até à década de 70 do século passado.

Mariita disse...

Obrigada à Famel pela notícia aqui transcrita. E, em 2 de Junho (amanhã), quem estiver no Sobral compareça na sessão pública, para depois dar novidades...

Daniel disse...

Alguma novidade sobre a reunião no dia 2?