domingo, junho 05, 2011

Sobral de São Miguel já tem plano de Aldeia- c/som

É a mais populosa Aldeia do Xisto de Portugal. Sobral de São Miguel tem mais de 450 residentes e junta-se a Vila Cova de Alva e Aldeia das Dez numa rota que passa a reunir 27 localidades.

Sobral de São Miguel é uma freguesia marcada por uma “energia humana” que será “um forte contributo” para a dinâmica da rede das Aldeias do Xisto, referiu à Rádio JF Rui Simão coordenador da ADXTUR- Agência de desenvolvimento das Terras do Xisto.
Havia várias outras Aldeia interessadas em integrar a rede mas a assembleia geral de parceiros concluiu que Sobral de são Miguel dispõe de particularidades que poderão enriquecer a “afirmação de um produto turístico”. Atravessada pela ribeira do Porsim, Sobral dispõe de um casario típico, moinhos e lagares que hão-de ser preservados no âmbito da intervenção programada para aquele território. O Plano de Aldeia agora apresentado deverá preservar também o património ligado à caprinicultura. O documento centra-se fundamentalmente na requalificação da ribeira do Porsin e na recriação das rotas. Criar um centro interpretativo das rotas que “a partir da rota do sal ajude a perceber outra história e culturas como sejam os carros de bois que precisavam de rodas e ferro”. Será um centro que dê ênfase às ligações comerciais entre o litoral e o interior e a “relação do carvão com a indústria de lanifícios.” Além da coluna vertebral do projecto, a intervenção em Sobral de São Miguel só ficará completa com a requalificação das fachadas e coberturas do casario e edifícios públicos. As várias intervenções já foram candidatadas ao Programa de Valorização dos Recursos Endógenos (PROVERE), e ao MAIS CENTRO. “Temos estado a dar apoio técnico à elaboração de candidaturas de iniciativa privada. Foram apresentadas candidaturas para o centro interpretativo (300 mil euros) e para a ribeira do Porsim (400 mil euros) e no caso do PROVERE”, referiu Rui Simão. A ADXTUR é entidade gestora do PROVERE, programa onde “há uma reserva financeira para um conjunto de intervenções que estavam sinalizadas como projectos âncora.” Na apresentação do plano de aldeia o presidente da Câmara da Covilhã anunciou que a autarquia vai “isentar de taxas e licenças” os munícipes que pretendam realizar obras nas suas habitações. Na área de intervenção “há pelo menos 24 pessoas interessadas em fazer obras”, referiu à Rádio JF Jorge Silva, presidente da junta de freguesia de Sobral de São Miguel. A estas intenções de investimento junta-se a vontade de um investidor privado em apostar num espaço para dormidas e no interesse de alguns residentes em investirem em pontos de venda de artesanato e restauração.

9 comentários:

famel disse...

Foste muito rápido :P

Anónimo disse...

Quando se olha o Sobral de alguns dos seus miradouros, percebemos que estamos perante uma natureza particularmente bela: a presença quase sempre da mais belas árvores portuguesas: o sobreiro verde e frondoso, a resistência de um ou outro castanheiro e os salgueiros e álamos que pontuam a ribeira.
Senhores do Xisto, já que vieram, façam dois ou três miradouros. Pontuem as agressões à paisagem, ao equilíbrio do casario e às agressões à paisagem e convençam os autores de tais agressões à conversão. Outra coisa: não façam dos sobralenses mendigos, mas gente orgulhosa do que é seu. Acreditem que ideias nós temos muitas e melhores do que as vossas porque nascemos aqui, amamos os nossos torrões, sabemos a história de cada canto, de cada vereda, de muitas das árvores mais antigas e temos histórias sem fim da nossa ribeira.

Anónimo disse...

Há agressões à paisagem a mais, no texto anterior. Era bom que fosse só no texto.

Anónimo disse...

A propósito da nossa Rineira por que lhe chamam do Porsim e não do Sobral? Uma recomendação fundamental: não estraguem o dinheiro a que tiverem acesso,invistam-no com saber, transparência e sem corrupção, pois de clientelas parasitas e elefantes brancos está Portugal cheio. Este país tem dado a teta a cambadas de corruptos de todos os partidos e feições e definhado não aguenta mais.

Mariita disse...

Boas notícias!

Anónimo disse...

Que venha o centro interpretativo, que requalifiquem, por exemplo, as pontes na ribeira e entre as obras algumas na aldeia as que se fizerem melhorem a paisagem e não a piorem.

Anónimo disse...

Texto integralmente retirado do Jornal do Fundão http://www.jornaldofundao.pt/index.asp?idEdicao=105&id=7459&idSeccao=986&Action=noticia
Dulce Gabriel

Anónimo disse...

Parabéns por esta notícia,há muito esperada.Era bom envolver todos os sobralenses para que o bom gosto,o que é genuino e nos distingue de outras aldeias seja promovido e acarinhado.
Todos temos muito para fazer,mas fazer bem feito e simples não é coisa fácil de "aprendizes".

Anónimo disse...

Falta de criatividade é coisa que não falta à ALMA SOBRALENSE,mas não deixo de acrescentar mais uma dica:
-Promovam um concurso de ideias no Plano de Aldeia com os miradoiros e um concurso anual de balcões floridos.Um ponto forte da nossa terra é a ribeira e sua envolvente.Na zona da Ponte podia ser enriquecida com um espelho de água, recuperação dos moinhos e da nora, e,porque não, um espaço verde com jardim.